|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
calil
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 10:23 am Assunto: Dicas jabuticabeira |
|
|
Salve galera do bonsai, é o seguinte estou com essa jabuticabeira a 3 anos, depois de uma desfolha geral ela esta assim como na foto. Gostaria de saber dos amigos mais experientes como devo proceder com ela , ja que quero coloca-la no escorredor. Ja posso colocar assim ou tenho que esperar mais um tempo, enfim, gostaria das dicas de como proceder com ela. Grato pela atenção e ate a proxima.
 |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 11:42 am Assunto: |
|
|
Olá Calil, veja bem, a planta está muito bem, porém bastante alta, eu, particularmente podaria todos os galhos bem baixos, tirando inclusive TODO aquele galho que atravessa para a direita, num caso mais agressivo, faria uma poda radical deixando somente o tronco e começar novamente esperando o novo crescimento dos galhos, a escolha é sua. Quanto ao escorredor, vais ter que podar uma boa parte das raízes para acomodá-la, depois, quando ela estiver adaptada e começar a botar as raízes pelo furos de baixo do escorredor é hora de colocar na mamadeira, com bastante material orgânico. Tudo isso tu pode fazer agora no inverno mesmo, acho que aí não é tão frio como aqui no Sul, se for, pode realizar os procedimentos e depois proteger tua planta fazendo uma estufa com saco plástico transparente envolvendo toda a planta, cuidando somente para não molhar demais. Na estufa a umidade se mantêm por mais tempo, não necessitando de tantas regas. um abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
calil
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 1:36 pm Assunto: |
|
|
Alexmikol, tambem pensei em uma poda, mas como sou iniciante não fiz com medo de errar, voce poderia sinalizar na foto onde devo cortar os galhos ( ja vi aqui no site onde o pessoal faz um risco na foto onde deve ser cortado) pois assim farei a poda e colocarei ela no escorredor. Quanto ao frio, aqui num é frio não , e ja voltou a fazer calor, grato. |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 2:53 pm Assunto: |
|
|
Bom Calil, se a foto não estiver me enganando, então deve fazer mais ou menos como marquei na foto, veja bem:
Espero que consiga visualizar, entender bem e realizar. Abraço _________________ Alexander |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 3:34 pm Assunto: |
|
|
Calil, se quiser radicalizar e começar tudo do zero, daí seria assim:
A planta é sua, são apenas sugestões, cabe a você escolher. Abraço e boa sorte! _________________ Alexander |
|
|
 |
calil
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 4:30 pm Assunto: |
|
|
Alexmikol, vou seguir o primeiro exemplo de poda, uma poda radical como o segundo da ate dó de cortar, rs. Gostaria de saber qual substrato devo colocar no escorredor pra coloca-la, sugestões são sempre bem vindas, pois como sou iniciante todas sugestões são de grande valia pra mim , grato. |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 10:37 pm Assunto: |
|
|
Calil, depende muito do que encontrar na tua região, eu por exemplo uso no meu substrato, pedrisco com casca de pínus moido pois tenho facilidade em encontrar, diga-se de passagem que até hoje não tive problemas nenhum com esta mistura, as vezes, completo também com perlita expandida, esta um pouco mais difícil de encontrar, não é todo lugar que tem para vender. Pode usar pedrisco e terra de jardim, vermiculita, terra de cupinzeiro torrada e moída, areia de rio grossa e lavada, caco de telha ou tijolo moído. O importante é que fique drenante e possibilitando um bom desenvolvimento do sistema radicular. Na mamadeira, quando for a hora, 50% de pedrisco e 50% de material orgânico. Não esqueça de proteger as áreas dos cortes depois da poda. Adubação só depois de 2 ou 3 semanas de transplante. Como tu mesmo disse, aí não faz tão frio, então cuidado para não deixar o substrato secar demais. Abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
calil
|
Enviada: Dom Set 25, 2011 2:24 pm Assunto: |
|
|
Salve galera , 25 dias depois da poda drastica , parece que vai bem ne ?
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 9:49 am Assunto: bonsai |
|
|
Parece que vai bem. Daqui a um ano, faça o replantio inclinando o tronco um pouco para a esquerda, para que adquira um leve movimento, não ficando tão reto como está agora. Mas tenha paciência e espere um ano, pois é preciso dar tempo para que a planta se recupere bem, antes de interferir nela novamente. Paciência é a grande e útil ferramenta que todo bonsaista, iniciante ou não, deve aprender a manejar com pericia, se quer ter ótimos e lindos bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 9:59 am Assunto: |
|
|
aproveito para perguntar sobre esta etapa, pois estou nela com algumas mudas...
1- com plantas assim, ja podemos ir pelo menos quando sai dois ramos do mesmo ponto? para focar ramos específicos?
2- podemos ir praticando a pinçagem, remoção do ramo da ponta depois de 2 ou 3 pares de folhas?
abraço! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
calil
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 10:00 am Assunto: |
|
|
Valeu nickyfury, vou ficar no aguardo mais 1 ano e seguir as dicas. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|