Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 9:05 am Assunto: Acertando a azaléia :) |
|
|
Comprei esta azaléia ontem. O que fazer com ela? transplante, poda?
Ela estava largada no viveiro, está com pouca terra e a parte de cima das raízes toda descoberta com algumas secas.
Seguem as fotos:
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 10:39 am Assunto: |
|
|
Múltiplos troncos, Nikkei? Quem sabe...
Eu podaria eles bem curtos e tentaria um projeto com vários troncos.
O nebari está incrível!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 12:44 pm Assunto: |
|
|
Nikkei.....
Não vou dizer o que fazer e sim o que não fazer por experiência própria...
Não pode ela quando fizer o transplante. Ja perdi uma com um bom movimento por ter feito isso. Aprendi que com as azaléias, quando se meche na copa, não se meche nas raízes e vice e versa.
Se fosse minha eu faria um falso transplante com um substrato vegetal. Tem vários que são vendidos nos gardens...
SE estiver errado, alguém me corrija ai...
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 12:54 pm Assunto: |
|
|
Renato, podar curto é a melhor opção realmente.
Mc, Isso eu tenho medo também, pois ano passado fiz transplante de uma mudinha de azaléia que estava num vaso seco e só com raíz, nem fiz poda de raiz, mas podei um pouco os galhos e ela morreu. Então com essa e, seguindo sua orientação, queria tomar mais cuidado.
Como o vaso está quase sem terra, agora que disse isso, pensei se não dava uma completada com substrato agora e já fazia a poda radical. Será? _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 2:24 pm Assunto: |
|
|
Nikkei, acho que podes fazer isso sim e esperar para transplantar no próximo ano.
Só tens de te certificar que o conjunto de raízes não está todo "maçarocado" dentro do vaso, e que os furos estejam liberados para a passagem de água.
Normalmente quando uma planta está há muito tempo no mesmo vaso ela cobre os buracos com raízes e resto de subtrato e a água fica parada dentro sem poder escoar.
Eu usaria um solo com bastante matéria orgânica e drenante, que é o ideal para azaléias.
Professor Mauri |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 2:45 pm Assunto: |
|
|
Então será que é melhora transplantar agora e podar ano que vem?! _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 2:51 pm Assunto: |
|
|
É outra...
Com isso terás mais tempo de desenvolvimento do nebari e estrutura em geral.
Professor Mauri |
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

Registrado: 01/12/10 Idade: 43 Mensagens: 135 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 3:01 pm Assunto: |
|
|
Saudaçoes a todos,
Curioso o comportamento das azaleas a respeito das podas,
a 3 semanas, comprei uma azaleia de porte parecido com o da sua,
as raizes dela eram abundantes e etavam sem vaso, apenas enrroladas num fraldao de linho, a parte aerea tambem era bem alta e estava com
floraçao. Procedi com uma poda severa na parte aerea, deixando apenas o tronco e os galhos primários de meu interesse, as raizes tambem podei bem, de 50% a 60%, replantei em bom substrato, terra, caqueira e materia organica e sombra, ela já começou a responder muito bem, com brotaçoes por todos os lados. porem é verdade que nunca havia visto um a azalea com tal abundancia de raizes, em especial as finas.
até a proxima. _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 3:03 pm Assunto: |
|
|
A proposito Nikkei, quanto vale uma muda dessa ai pelas bandas de SP.
até. _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 4:50 pm Assunto: |
|
|
Julio, paguei 25 nela. Dei sorte porque a dona não estava e quem estava era a filha que não sabia os preços direito. Porém ela sabia que custava 35 as azaléias do mesmo tamanho, porém ela logo viu que a planta estava de escanteio e feia, me fez 30. Falei: vou levar e ela chamou um senhor para carregar para mim e ele veio indagando por que eu gostava de planta feia, que se fosse por ele já tinha jogado esta planat fora. Daí a moça baixou para 25. Peguei e levei. Mas pra mim vale muuuuuito mais. Esta foi uma que dei sorte. QUando for comprar vou ver se compro sem a dona por perto... _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 5:11 pm Assunto: |
|
|
Nikkei, consegui postar fotos da azaléia que falei acima, tambem paguei uma pechincha, 20 reais, essa de comprar sem a dona por perto é uma boa hahaha, se voce levasse ela lá depois de uma poda e um transplante, o que nao valeria, nao é mesmo?
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18980
até a proxima. _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 5:15 pm Assunto: |
|
|
Ola Nikkei.
Bem como diz o ditado, prudência e caldo de galinha nunca fez mal pra ninguém. Quando eu podo as minhas azaléias e isso varia de planta pra planta, eu corto os galhos grossos e deixo os mais finos para que não fique sem nenhum galho com folhas ou ponteiras. Mas no seu caso eu completaria com uma terra boa até que cobrisse quase todas a raizes sem mexer nas mesmas, pois a planta não ta das melhores ela esta um pouco fraca. E na parte aérea diminuiria o tamanho dos galhos mais ou menos uns 10 cm mais baixo que é o pretendido na planta depois de pronta e escolheria dois ou três troncos para compor a planta e o resto pode eliminar. Eu gosto de fazer estas podas após a floração nunca antes depois que as mesmas perderem todas as flores e quer começar a brotar. No seu caso ela não esta florida mas observa nas outras ou quando ela quiser começar a brotar. No meu caso (sul) é a última das minhas plantas que eu trabalho.
Vou postar algumas fotos para melhor entender quando falo em reduzir os troncos e deixar os mais finos. Eu tenho uma que estou trabalhando desde 2005 adquirida em 2004.
quando foi adquirida em 2004.
com flores antes das podas, mas um ano antes plantada em um bacia maior
depois da floração antes de ser trabalhada. Pode ver que ela esta querendo brotar
para visualizar o que ficaria
o que sobrou. Mas pode ver que alguns galhos finos ficaram
outro ano após mais uma poda
outro lado
mais um ano depois e outra poda de refinamento abril de 2010 com a ajuda do amigo João Pedro Arzivenko
se quiserem posso providenciar as fotos posteriores de como esta hoje. Mas assim ja da pra ver os procedimentos e a paciência que o amigo vai ter que ter.
Um abraço
Afonso _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 5:18 pm Assunto: |
|
|
Tirei ela do vaso para ver como estava. Tinha pouca terra e a pouca terra que tinha não estava com raízes, não entendi. Então eu coloquei ela sem mexer no torrão, numa bacia e simplesmente completei o subsrato e reguei.
Imagino que assim a planta não deva sentir nenhum stress e possa fazer a poda radical?!
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 6:05 pm Assunto: |
|
|
Heehehehehe... ta ficando bom....
mas como te disse.. eu não me arriscaria.... quando podei a minha, começou a brotar e tudo.... depois de uns meses não aguentou....
Eu esperaria o ano que vem e garantiria uma planta linda,... Já que a sua já tem um nebari promissor....
Lembre-se que paciência é a maior virtude dos bonsaistas...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 8:42 am Assunto: |
|
|
Pensei num bonsai bem parrudinho, não tenho nenhum, algo parecido como este