FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ligustro (vários troncos?)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gustavão

MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2011 5:25 pm    Assunto: ligustro (vários troncos?) Responder com citação

de um muro que me trouxe boas plantas:

as brocas/cupins fizeram um excelente trabalho:

imersão em água, jimo, limpeza..., depois algumas cutucadas com formão e nem sinal de invasores:

retirados troncos cruzados (falta um toquinho atrás do principal):

agora esperar a recuperação. futuramente: vários troncos ou o principal montado em uma grande base?

abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2011 7:42 am    Assunto: Re: ligustro (vários troncos?) Responder com citação

caramba!!! e que base hein?? acompanhando!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2011 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom material. E sendo ligustro não tem erro, a recuperação é fácil e a resposta rápida. Eu optaria por um bonsai multitronco. Assim que ele se recuperar faria uma poda drástica em todos os troncos, fazendo neles já a triangulação que seria a mesma da futura copa. Assim os galhos das laterais mais baixos chegando aos centrais mais altos. Um deles mais alto que todos. Este seria o futuro ápice da planta. É interessante que este seja o mais grosso. Não é necessário e de certa maneira nem é bom, que ele fique centralizado aos demais, ele pode ficar um pouco fora do centro da futura copa. Não tenha pena em ser drástico, não deixando-os muito baixos, se não com mais a copa que será formada, poderá ficar um bonsai muito alto, perdendo a beleza e força desta báse fantástica.
abraço

Editado pela última vez por SEKI - Elio Luis Secchi em Ter Ago 30, 2011 9:37 pm; num total de 1 vez
Gustavão

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2011 11:52 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas Elio.
Se puder fazer uns "risquinhos" ou desenho na foto para eu visualizar.

a verdade é que a planta merecia o trabalho de bonsaísta à altura, pois eu estou no começo do ínício do princípio...(nunca fiz nenhum trabalho, aramação, poda, desfolha, etc),

mas, como diria o grande mestre Miaghi: "Daniel San sorte de principiante".

então vai ter que ser eu mesmo (acho que a planta é que vai me treinar).

abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 30, 2011 8:19 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Gustavo, assino embaixo do que escreveu o nobre amigo Elio Luis. A proposta multiplo tronco bonsai é uma ótima forma de se obter um bonsai sem desperdicio de material, e pode ser conseguida facilmente, em pouco tempo, com um bom cultivo (rega, sol e adubação), culminando com a formação estrutural necessária.

Devo ressaltar porém, que ao contrário do que ele postulou, não é errado manter um tronco mais alto que os demais, pois um bonsai com uma altura maior, nessa espécie, é até permitido, pois viabilizado pelo tamanho reduzido de suas folhas, apresenta uma boa densidade depois de formada a estrutura aerea, facilima de ser conduzida nessa espécie. Veja, nesse sentido, alguns exemplos desse tipo de condução e trabalho:

[img]http://bonsainurseryman.typepad.com/.a/6a00d8341f624553ef010536f3617d970c-800wi[/img]

Além disso, o fator "triangulação" atualmente está um pouco em desuso, pois os cultivadores, particularmente os japoneses, têm buscado o formato "arredondado", não só na parte apical mas em todo o conjunto do trabalho. Essa vertente, chamada de "avançada" pelos tradicionais, está cada vez mais presente nos grandes eventos japoneses como o KOKUFO TEN, a maior e mais prestigiada mostra de bonsai no Japão. Eis então um exemplar premiado, que apresenta essa caracteristica:

Os japoneses a chamam de UMEMODOKI, e a espécie trata-se de uma variedade do Ilex crenata. Na imagem, apresenta apenas seus frutos, com a arvore totalmente desnuda de folhas.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gustavão

MensagemEnviada: Ter Ago 30, 2011 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado pelas dicas nickyfury. belas plantas que servirão de inspiração, inclusive seu ligustro no outro tópico.

quero muito aprender e praticar esta arte e, quem sabe em alguns anos, fazer algum trabalho especial.

abraço.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: