| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Gustavão
Registrado: 06/08/11 Idade: 51 Mensagens: 24 Localização: Francisco Beltrão-PR
|
Enviada: Dom Ago 28, 2011 5:25 pm Assunto: ligustro (vários troncos?) |
|
|
de um muro que me trouxe boas plantas:
as brocas/cupins fizeram um excelente trabalho:
imersão em água, jimo, limpeza..., depois algumas cutucadas com formão e nem sinal de invasores:
retirados troncos cruzados (falta um toquinho atrás do principal):
agora esperar a recuperação. futuramente: vários troncos ou o principal montado em uma grande base?
abraços. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 7:42 am Assunto: Re: ligustro (vários troncos?) |
|
|
| caramba!!! e que base hein?? acompanhando!!! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 9:58 pm Assunto: |
|
|
Muito bom material. E sendo ligustro não tem erro, a recuperação é fácil e a resposta rápida. Eu optaria por um bonsai multitronco. Assim que ele se recuperar faria uma poda drástica em todos os troncos, fazendo neles já a triangulação que seria a mesma da futura copa. Assim os galhos das laterais mais baixos chegando aos centrais mais altos. Um deles mais alto que todos. Este seria o futuro ápice da planta. É interessante que este seja o mais grosso. Não é necessário e de certa maneira nem é bom, que ele fique centralizado aos demais, ele pode ficar um pouco fora do centro da futura copa. Não tenha pena em ser drástico, não deixando-os muito baixos, se não com mais a copa que será formada, poderá ficar um bonsai muito alto, perdendo a beleza e força desta báse fantástica.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Editado pela última vez por SEKI - Elio Luis Secchi em Ter Ago 30, 2011 9:37 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Gustavão
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 11:52 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas Elio.
Se puder fazer uns "risquinhos" ou desenho na foto para eu visualizar.
a verdade é que a planta merecia o trabalho de bonsaísta à altura, pois eu estou no começo do ínício do princípio...(nunca fiz nenhum trabalho, aramação, poda, desfolha, etc),
mas, como diria o grande mestre Miaghi: "Daniel San sorte de principiante".
então vai ter que ser eu mesmo (acho que a planta é que vai me treinar).
abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 8:19 am Assunto: bonsai |
|
|
Gustavo, assino embaixo do que escreveu o nobre amigo Elio Luis. A proposta multiplo tronco bonsai é uma ótima forma de se obter um bonsai sem desperdicio de material, e pode ser conseguida facilmente, em pouco tempo, com um bom cultivo (rega, sol e adubação), culminando com a formação estrutural necessária.
Devo ressaltar porém, que ao contrário do que ele postulou, não é errado manter um tronco mais alto que os demais, pois um bonsai com uma altura maior, nessa espécie, é até permitido, pois viabilizado pelo tamanho reduzido de suas folhas, apresenta uma boa densidade depois de formada a estrutura aerea, facilima de ser conduzida nessa espécie. Veja, nesse sentido, alguns exemplos desse tipo de condução e trabalho:
[img]http://bonsainurseryman.typepad.com/.a/6a00d8341f624553ef010536f3617d970c-800wi[/img]
Além disso, o fator "triangulação" atualmente está um pouco em desuso, pois os cultivadores, particularmente os japoneses, têm buscado o formato "arredondado", não só na parte apical mas em todo o conjunto do trabalho. Essa vertente, chamada de "avançada" pelos tradicionais, está cada vez mais presente nos grandes eventos japoneses como o KOKUFO TEN, a maior e mais prestigiada mostra de bonsai no Japão. Eis então um exemplar premiado, que apresenta essa caracteristica:
Os japoneses a chamam de UMEMODOKI, e a espécie trata-se de uma variedade do Ilex crenata. Na imagem, apresenta apenas seus frutos, com a arvore totalmente desnuda de folhas. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Gustavão
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 10:04 pm Assunto: |
|
|
obrigado pelas dicas nickyfury. belas plantas que servirão de inspiração, inclusive seu ligustro no outro tópico.
quero muito aprender e praticar esta arte e, quem sabe em alguns anos, fazer algum trabalho especial.
abraço. |
|
|
 |
|