FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Romã (mausai)
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

Mutíssimo obrigado amigo Nick... estava realmente com dificuldade de achar imagens desta espécie.... vou dar uma pesquisada pra ver o que faço futuramente....
abração
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2011 11:24 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal..

EStou querendo fazer uma poda drástica nesta romanzeira. Acho que vai ser bom cortar logo depois do primeiro galho da esquerda da primeira foto, para assim ter uma boa conicidade, visto que, pretendo ter um mame com esta planta.

Alguém ai tem alguma sugestão quanto a época de poda ou do corte?

Desde já muito agradecido.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2011 7:54 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Mac, a melhor época para isso será a partir do meio da estação da primavera, que terá inicio agora no próximo dia 23/09. Minha sugestão é que vc primeiro proceda ao corte, aguarde a recuperação (visualizada nas novas e vigorosas brotações), para só depois realizar um reenvase, cuidando de proporcionar um substrato drenante e levemente ácido (com material de fácil decomposição: casca de pinheiro, folhas secas e carvão).

O cuidado na area de corte é imprescindível para evitar a retração (recolha da seiva em direção ao ponto de origem). Geralmente ao retrair o galho ou tronco irão secar no ponto de corte, quando o realizamos em qualquer época fora do período correto. Para evitar, é que recomendo o corte apenas no meio da estação primaveril, ou seja, lá pelo final do mes de outubro. Até lá, vá irrigando normalmente e realizando um aporte leve de nutrientes, para fortalecer a planta e deixá-la apta a sofrer intervenções sem risco de perda. Na area de corte aplique uma pasta selante do tipo "massinha", como as que usamos em coníferas e azaleas. Esse tipo de pasta cicatrizante impermeabiliza a area de corte retendo melhor a sangria de seiva, impedindo um pouco a retração. Veja o produto:

Ao proceder ao reenvase, evite cortar o sistema radicular, preservando a maior quantidade possível de raizes capilares. Não as lave, tambem, deixando-as com um pouco do substrato atual aderido, o que irá incorporar um pouco de micorriza do solo antigo ao novo substrato, garantindo uma sobrevida melhor para a planta, durante o processo recuperatório.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2011 11:53 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Nick.... Vou fazer o que me disse.. só no meio da primavera então. Só uma coisinha... Esqueci de mencionar que ela já tinha sido transplantada há uns 8 ou 9 meses aproximadamente. Não pretendo fazer o transplante dela, pq já foi feito há um bom tempo e a planta continua com muita saúde.

Me desculpe por omitir esta informação..
Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 1:36 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Mcdonald! Quanto tempo em cara!
Vejo sua planta na seguinte projeção:
[url]
Não sei se estou certo. E nem sei se vc já mexeu nela.
Aquele abraço![/url]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 3:30 pm    Assunto: Responder com citação

Noooooooooooooossa Sillas... quanto tempo mesmo.. vc sumiu!
Cara, adorei sua projeção.. Ficou da hora mesmo.. Uma ótima idéia...
SEi não se vou fazer a poda drástica agora.. hehehehehehe....

Abraço e muito obrigado..
Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 4:45 pm    Assunto: Responder com citação

Que isso mcdonald, disponha cara.
É né! Com a arte do bonsai estou tomando uma surra pra aprender, agora, no designer gráfico eu ainda consigo dominar um pouco.
Qualquer coisa tamo aí.
Aquele abraço meu brother!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 7:24 pm    Assunto: Responder com citação

Sillas.... eu também tava apanhando.. mas como a gente vai vendo os outros fazerem. Arruma coragem e aprende um poquinho mais tb... Te aconselho a procurar pessoas mais experientes. Aqui em sp, teve uma exposição da EEBB que me inspirou muito...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: