|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 1:22 pm Assunto: |
|
|
Mutíssimo obrigado amigo Nick... estava realmente com dificuldade de achar imagens desta espécie.... vou dar uma pesquisada pra ver o que faço futuramente....
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Set 18, 2011 11:24 pm Assunto: |
|
|
Pessoal..
EStou querendo fazer uma poda drástica nesta romanzeira. Acho que vai ser bom cortar logo depois do primeiro galho da esquerda da primeira foto, para assim ter uma boa conicidade, visto que, pretendo ter um mame com esta planta.
Alguém ai tem alguma sugestão quanto a época de poda ou do corte?
Desde já muito agradecido. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 19, 2011 7:54 am Assunto: bonsai |
|
|
Mac, a melhor época para isso será a partir do meio da estação da primavera, que terá inicio agora no próximo dia 23/09. Minha sugestão é que vc primeiro proceda ao corte, aguarde a recuperação (visualizada nas novas e vigorosas brotações), para só depois realizar um reenvase, cuidando de proporcionar um substrato drenante e levemente ácido (com material de fácil decomposição: casca de pinheiro, folhas secas e carvão).
O cuidado na area de corte é imprescindível para evitar a retração (recolha da seiva em direção ao ponto de origem). Geralmente ao retrair o galho ou tronco irão secar no ponto de corte, quando o realizamos em qualquer época fora do período correto. Para evitar, é que recomendo o corte apenas no meio da estação primaveril, ou seja, lá pelo final do mes de outubro. Até lá, vá irrigando normalmente e realizando um aporte leve de nutrientes, para fortalecer a planta e deixá-la apta a sofrer intervenções sem risco de perda. Na area de corte aplique uma pasta selante do tipo "massinha", como as que usamos em coníferas e azaleas. Esse tipo de pasta cicatrizante impermeabiliza a area de corte retendo melhor a sangria de seiva, impedindo um pouco a retração. Veja o produto:
Ao proceder ao reenvase, evite cortar o sistema radicular, preservando a maior quantidade possível de raizes capilares. Não as lave, tambem, deixando-as com um pouco do substrato atual aderido, o que irá incorporar um pouco de micorriza do solo antigo ao novo substrato, garantindo uma sobrevida melhor para a planta, durante o processo recuperatório. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 19, 2011 11:53 am Assunto: |
|
|
Valeu Nick.... Vou fazer o que me disse.. só no meio da primavera então. Só uma coisinha... Esqueci de mencionar que ela já tinha sido transplantada há uns 8 ou 9 meses aproximadamente. Não pretendo fazer o transplante dela, pq já foi feito há um bom tempo e a planta continua com muita saúde.
Me desculpe por omitir esta informação.. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Qui Set 22, 2011 1:36 pm Assunto: |
|
|
Fala Mcdonald! Quanto tempo em cara!
Vejo sua planta na seguinte projeção:
[url]
Não sei se estou certo. E nem sei se vc já mexeu nela.
Aquele abraço![/url] |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 22, 2011 3:30 pm Assunto: |
|
|
Noooooooooooooossa Sillas... quanto tempo mesmo.. vc sumiu!
Cara, adorei sua projeção.. Ficou da hora mesmo.. Uma ótima idéia...
SEi não se vou fazer a poda drástica agora.. hehehehehehe....
Abraço e muito obrigado.. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Qui Set 22, 2011 4:45 pm Assunto: |
|
|
Que isso mcdonald, disponha cara.
É né! Com a arte do bonsai estou tomando uma surra pra aprender, agora, no designer gráfico eu ainda consigo dominar um pouco.
Qualquer coisa tamo aí.
Aquele abraço meu brother! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 22, 2011 7:24 pm Assunto: |
|
|
Sillas.... eu também tava apanhando.. mas como a gente vai vendo os outros fazerem. Arruma coragem e aprende um poquinho mais tb... Te aconselho a procurar pessoas mais experientes. Aqui em sp, teve uma exposição da EEBB que me inspirou muito... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|