Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qui Out 20, 2011 7:31 pm Assunto: Yamadori de Paineira. Será que vinga? |
|
|
Galera eu sei que não devemos coletar planta na natureza mas estou pensando como faço para trazer esse para minha casa e como fazer para colocar no hormônio enrraizador. Alguem tem uma idéia?? onde eu devo fazer o corte para melhorar o nebari??
Uploaded with ImageShack.us[/img]
Brincadeiras a parte , estou postando essas fotos só para compartilhar com os amigos essa Maravilha da natureza.
Uploaded with ImageShack.us[/img] _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Mandy_Guanasc

Registrado: 27/09/11 Idade: 35 Mensagens: 25 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Qui Out 20, 2011 10:46 pm Assunto: |
|
|
Nossa, eu olhei a parte de cima da foto, tava achando normal, até que vi o tamanho do carro em relação a ela rsrsrsrs.
De tirar o fôlego  _________________ Seize the day! |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Sex Out 21, 2011 10:06 am Assunto: |
|
|
Otoniel
Sem querer lhe desestimular, mas a paineira é complicada de fazer bonsai, ela tem uma brotação intensa e extremamente apical, e cujos galhos inferiores costumam secar, logo fica difícil manter a forma.
Já vi gente experiente desistir, pois todo ano tinha que fazer uma poda radical para tentar manter a altura e mesmo assim não conseguia muito sucesso. A conicidade ficava ótima, os tronco com todos aqueles "espinhos"... mas a copa nunca ficava com "jeito" de árvore velha, que é a intensão do Bonsai.
Mas de qualquer forma, vale a pena o aprendizado...
Abraços |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 21, 2011 11:48 am Assunto: |
|
|
prumodeq escreveu: | Otoniel
Sem querer lhe desestimular, mas a paineira é complicada de fazer bonsai, ela tem uma brotação intensa e extremamente apical, e cujos galhos inferiores costumam secar, logo fica difícil manter a forma.
Já vi gente experiente desistir, pois todo ano tinha que fazer uma poda radical para tentar manter a altura e mesmo assim não conseguia muito sucesso. A conicidade ficava ótima, os tronco com todos aqueles "espinhos"... mas a copa nunca ficava com "jeito" de árvore velha, que é a intensão do Bonsai.
Mas de qualquer forma, vale a pena o aprendizado...
Abraços |
esquenta não parceiro eu postei as fotos só para compartilhar a esuberancia dessa maravilha. Não vou fazer nada até por que acho que não iria conseguir tranplantá-la è um pouco grande ddemais  _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 21, 2011 11:49 am Assunto: |
|
|
Felipe escreveu: | Eu desisti das minhas... | eu também acho que vou deixar quieto  _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 21, 2011 11:50 am Assunto: |
|
|
Mandy_Guanasc escreveu: | Nossa, eu olhei a parte de cima da foto, tava achando normal, até que vi o tamanho do carro em relação a ela rsrsrsrs.
De tirar o fôlego  | pois é Mandy aqui tem uma região de pedra que tem várias delas cada uma mais imponente q outra.  _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Out 23, 2011 3:43 pm Assunto: |
|
|
Acho que vai ter que cortar um pouco desses galhos pra caber no porta-malas hein...?!
Coisa linda de se ver! Parece até um baobá!
ABraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Dom Out 23, 2011 8:06 pm Assunto: |
|
|
CARO OTONIEL....
ME DIZ AONDI Q VC ENCONTROU ESSA ARVORE, Q IMEDIATAMENTE VOU LAH FAZER UNS YAMADORIS.....RSRSRSRSRSRSR
ABRAÇOS... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 23, 2011 9:48 pm Assunto: |
|
|
Pedro, realmente um colílio para quem admira a natureza.
Casa Grande essa beldade fica na estrada entre Correntina e São Desidério. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 10:08 am Assunto: |
|
|
Não se usa yamadori em paineiras pois ficam muito monstruosas, mesmo a colocação de uma muda pra engordar no chaão ou em bacias elas já saem do controle em poucos meses.
A paineira que vc mostrou é dieferente da espécie que ocorre aqui em são paulo.
Mas nem precisa de yamadori elas engrossam muito no vaso em poucos anos, basta adubar bastante.
http://chaddadbonsai.wordpress.com/paineiras/
Esta aqui é nativa da BA, parece que a chamam barriguda das pedras, Ceiba erianthos. É a melhor de todas para engrossar em vaso. |
|
|
 |
gilbertovm

Registrado: 28/08/11 Idade: 46 Mensagens: 92 Localização: Goiania-GO
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 12:36 pm Assunto: |
|
|
Gostei bastante dessas paineiras. Parabens! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 9:40 am Assunto: bonsai |
|
|
Prumo, é verdade que a espécie é bem dificultosa quanto a formatação dentro de determinados estilos clássicos japoneses, mas nada tão complicado de transpor, como bem apresenta o nobre amigo Chaddad. Na Argentina, o grande mestre Wu, conhecidissimo bonsaista que cultiva algumas variedades em seu viveiro e que são tão magnificas que suscitaram comentários elogiosos do nosso conhecido bonsaista Eduardo Tramujas, há muito vem cultivando com sucesso a espécie.
Apesar das dificuldades apontadas, como bem demonstrou o nobre amigo Chaddad, devemos ficar atentos a alguns cuidados básicos, para obter um lindo bonsai com a espécie. Descarta-se o yamadori para plantas imensas como essa postada pelo Otoniel, mas podemos retirar outras, com tamanhos reduzidos, partindo de um ponto mais fácil quanto à retirada, ou mesmo usando o artificio do alporque de base, por exemplo, ao invés de escavar e preservar suas raízes.
Outro grande exemplar, tambem do Chaddad:
[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2011/10/dsc02397.jpg?w=450&h=360[/img]
E para acabar com a discórdia, eis um excelente artigo apresentando um magnifico trabalho do mestre Wu, com uma paineira, demonstrando o uso de uma técnica excelente de enxertia:
http://paranabonsai.forumeiro.com/spa/Admin/636395611/15 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Seg Nov 07, 2011 5:42 pm Assunto: |
|
|
Nicky/Chaddad
A espécie que tentamos é provavelmente a que o Otoniel fotografou, pois possuía diversos espinhos ao longo do tronco. Era um monstro no crescimento, pois mesmo em um vaso pequeno aumentava de altura em um ritmo incrível... e os galhos mais baixos iam secando e caindo... depois de umas 5 podas radicais acabou sendo abandonada em um canto e hoje está quase da minha altura e no mesmo vaso.
Coloquei como uma árvore que apresentam dificuldades de cultivo, da mesma forma que comentaria a respeito do ipê, do flamboyant, do pau brasil, do pau ferro, da sibipiruna, jacarandá... São árvores que na natureza são lindas, mas que enquanto no vaso dão um senhor trabalho...
Para mim também tem a questão do bonsai como arte, e tal qual a arte, nem sempre agrada a todos. Eu particularmente não aprecio os bonsais a partir destas árvores, por mais que fiquem com troncos impressionantes, casca rugosa, folhas relativamente reduzidas, dificilmente consegue-se reproduzir no vaso a mesma exuberância que elas apresentam na natureza.
Mas por favor, vejam que não estou criticando, estou apenas expondo um gosto pessoal. Também estou expondo um ponto de vista de um iniciante, é bem possível que o tempo me faça ver com outros olhos...
Aliás este fim de semana vi um bonsai de Ipê que começou a mudar a minha opinião...
Abraços |
|
|
 |
|