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Diferença entre azaleias.
30.12.2011
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Rafael Salviano
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MensagemEnviada: Dom Ago 14, 2011 6:22 pm    Assunto: Diferença entre azaleias. Responder com citação

Olá amigos!!!
Estou postando fotos de 2 azaleias e gostaria de saber o nome de ambas. uma tem flores grandes e encontramos facilmente em jardins a outra tem as flores menores...

Essa é a primeira, a mais comum, como havia dito.





E a segunda:


As duas juntas...
Notem que a flor da esquerda é quase metade do tamanho da flor da direita. Além disso o tom da cor difere sutilmente.




Nebari das duas:




Notem que a segunda tratava-se, provavelmente, de duas árvores que se fundiram....



Só ainda não sei como melhorá-las, tenho que baixar bem a estrutura aérea...
O que acham?

Abraços a todos
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Rafael Salviano
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MensagemEnviada: Seg Ago 15, 2011 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Alguém?
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EZEQUIEL JUNIOR
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MensagemEnviada: Seg Ago 15, 2011 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael Salviano escreveu:
Alguém?



Quem poderá ajudar com elas, que eu saiba, é o Elio e o Nick, são os que entendem bem de azaléias, em questão de espécie... qualquer coisa manda uma MP pra eles... ou espere um pouco mais, pois é normal haver foristas que não acessam todos os dias...
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afonso Fengler
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MensagemEnviada: Seg Ago 15, 2011 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rafael, estão bem saudáveis as tuas azaléias, com boa floração. No meu ponto de vista deveria sim baixar mais as plantas pois a primeira tem um tronco muito alto e não tem conicidade. E na segunda os galhos secundários estão muito grossos e compridos para serem trabalhados, alguns ainda dá pra trabalhar e o nebari esta bom, mas se fosse minha colocava um pouco mais de substrato para que as raizes crescessem na vertical, assim você esta sujeito a perder algumas raizes mais finas.

Um abraço
Afonso
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O que não tem solução, esta solucionado.
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Rafael Salviano
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MensagemEnviada: Qua Ago 17, 2011 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

EZEQUIEL JUNIOR escreveu:
Rafael Salviano escreveu:
Alguém?



Quem poderá ajudar com elas, que eu saiba, é o Elio e o Nick, são os que entendem bem de azaléias, em questão de espécie... qualquer coisa manda uma MP pra eles... ou espere um pouco mais, pois é normal haver foristas que não acessam todos os dias...


Obrigado e vamos aguardar!
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Rafael Salviano
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MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2011 10:35 am    Assunto: Responder com citação

Amigos na semana que vem farei uma poda drástica em ambas.... para iniciar as estilizações..... o q acham? devo esperar mais?
Abraço
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Bernardo Amaral



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MensagemEnviada: Ter Ago 30, 2011 9:00 am    Assunto: Responder com citação

dizem que o segredos das azaléas em bonsai é zerar para recomeçar, mas sempre deixe algumas folhas quando efetuar a poda drástica nelas.

de uma olhada neste tópico http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18980
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Munem Mushin
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Rafael Salviano
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MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 11:25 am    Assunto: Estilização Responder com citação

Amigos peço sugestões do que fazer com essa azaleia.
Acho que o correto será a poda drástica. O que acham?










Detalhes do nebari:





Obrigado e abraços a todos!
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Pethrus Barros
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MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 11:46 am    Assunto: Responder com citação

Caramba!!! e aminha está quase morrendo, babei essas suas.
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Pethrus Barros
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Rafael Salviano
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MensagemEnviada: Seg Out 31, 2011 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

Pethrus Barros escreveu:
Caramba!!! e aminha está quase morrendo, babei essas suas.


A mais fina fiz uma poda drástica, sendo que já está brotando... Começando do zero. Final de semana posto fotos dessa.
Abraço
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Anderson Neuhaus
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MensagemEnviada: Seg Out 31, 2011 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

Legal!!!!
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Rafael Salviano
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MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 7:03 pm    Assunto: Ajudem por favor! Responder com citação

Amigos espero sugestões pra intervenções nessa azaleia...
Será que a saída é a poda drástica mesmo?
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nickyfury
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MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2011 7:31 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Rafael, em relação a variedade de suas azaleas, podemos dizer que a que apresenta folhas e flores maiores é uma variedade chamada de Obtusa. A segunda, parece ser Satsuki. O nome Satsuki engloba duas sub espécies, que são o rododendro e a azalea, sendo que satsuki é um nome japones para designar o período do ano em que as azaleas e rododendros florescem naquele país, que começa em principios de maio. Então, podemos dizer que SATSUKI significa "mês de maio".

As azaleas e os rododendros diferem quanto a grossura do caule, formato das folhas, diferença na floração e por aí vai. Por vezes, parece algo extremamente dificil identifcar quem é quem na briga. rss
Os japoneses que cultivam azalea como bonsai não costumam cultivar nenhuma outra espécie, apenas elas. Há competições anuais, semestrais, em que são apresentadas plantas com floração plena, isto é, quase nem se veem as folhas, de tão carregada fica com flores.

O genero Obtsusa, apesar de ser de origem hindu e chinesa, ou seja, oriental, foi mais difundido na europa, sendo trazido para o Brasil no inicio da colonização portuguesa. As folhas e flores são maiores, com o tronco mais grosso tambem. Quase não há variação na tonalidade das flores, como ocorre com a satsuki. Geralmente apresenta flores na cor dessa sua ou flores rosas ou brancas, sem mistura. As satsuki, por outro lado, apresentam uma profusão imensa de cores, formatos e tamanhos, criando um segmento que identifica inumeras variedades possiveis para a espécie.

Para ter uma idéia da dimensão que os japoneses dão a azalea, há uma revista de bonsai especializada nessa espécie (bem como em rododendro), editada mensalmente naquele país, chamada SATSUKI. Os festivais de floração da satsuki são tão famosos no Japão quanto o da cerejeira, como podemos ver pelo cartaz abaixo, onde é anunciado o SATSUKI MATSURI:





Veja algumas imagens da expo realizada em 12/06/2010:

http://endoh-kazuo.blog.ocn.ne.jp/kuma/2010/06/post_b00e.html

Mesmo quando acontecem festivais de flores, a azalea é figura obrigatória, sendo apresentados os mais lindos bonsai floridos:

http://4travel.jp/domestic/area/kanto/saitama/oomiya/oomiya/travelogue/10153342/

Veja algumas azaleas com diferentes cores de flores:

http://blogs.yahoo.co.jp/yokanisedon12/35147585.html

No link abaixo, a exposição apresenta rododendros e satsuki, sendo que estas ultimas são identificadas por seus troncos finos, trabalhados geralmente no estilo Neagari (raiz exposta) ou entrelaçados, de maneira a apresentarem uma "grossura" maior, harmonizando o conjunto, vez que a copa é bem densa, para aumentar a floração:

http://tomo2008.tea-nifty.com/blog/2011/05/post-cb3d.html

Embora muitos indiquem que devemos podar radicalmente para reiniciar a planta, não é recomendável adotar essa técnica com a azalea. É importante sempre tentar manter no minimo um par de folhas em cada galho, forçando com isso duas coisas: bifurcação na emissão das novas brotações que irão ocorrer na extremidade do galho, e novas brotações ao longo do galho, antes do par deixado. Com essas será possível então reduzir o comprimento do galho, aproximando as brotações do tronco, densificando a planta.

Com as novas brotações, tanto na extremidade do galho podado, quanto nas que brotarem na parte anterior, poderemos então estar formatando adequadamente a estrutura aerea da planta, sem risco de perda material, muito comum de ocorrer quando optamos pela poda radical e total, o que, como escrevi acima, não deve ser feito, mesmo quando um ou outro tem sucesso em sua aplicação. Veja as imagens abaixo que mostram como podar, corretamente, os galhos, preservando o par de folhas:





A planta é sensível e ao aramar, devemos primeiro forçar levemente o galho, com os dedos, até uma posição próxima da que realmente queremos atingir. Em seguida, enrolamos o arame, não muito apertado, e forçamos novamente, até atingir o ponto aproximado, sem forçar até o ponto final, que será atingindo na próxima aramação. Fazendo assim, evitamos rupturas no galho, ou mesmo a quebra, que irá favorecer a perda do galho.

Para saber a grossura do arame, use uma ponta para "empurrar" o galho a ser aramado. Se o arame conseguir "empurrar" o galho, então estará ótimo para ser usado nele. Se não, o galho é que irá "dobrar" o arame, que estará fino demais para esse galho em questão.

O volume de raízes capilares deve sempre ser aproximado e compatível com o volume de galhos e folhas. Se podamos a planta na parte aerea, poderemos podar as raizes, reduzindo seu volume, para igualar. O melhor substrato deve conter matéria organica e algum caco ce telha, sem excesso, apenas para permitir uma drenagem adequada. O solo deve permanecer levemente umido, sem encharcar, pois o excesso de umidade pode causar a asfixia das raízes, levando à morte da planta. O cultivo deve ser a meia sombra, durante o verão e outono, com exposição maior durante a primavera e inverno.

Ficar atento a retirar o arame antes de marcar, para evitar cicatrizes dificeis de serem cobertas. Plantas novas podem ficar aramadas por mais tempo que plantas mais antigas, o mesmo valendo para os galhos mais novos e mesmo o tronco. Novas mudas podem ser obtidas na primavera, inverno e outono a partir de estacas das ponteiras. Estacas a partir de ponteiras que tenham florido irão florir mais rapidamente. É possível fundir os troncos e caules da azalea, então é possível tambem enxertar, de maneira a ter uma planta produzindo flores de tonalidades diferentes, graças a esse recurso técnico.

Brotações nas raízes e na base do tronco, bem como fora do padrão estabelecido de estilo da planta, devem ser sempre podados rente, para evitar desgaste da planta, por subtração da energia necessária nos pontos importantes. Bem, essas são as informações básicas sobre o cultivo que espero poder nortear o nobre colega no trato com suas plantas. Boa sorte com elas.
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que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


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Rafael Salviano
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MensagemEnviada: Sáb Nov 12, 2011 4:23 pm    Assunto: Responder com citação

Fiz as intervenções que o caro amigo Nick indicou...
O que me dizem da evolução?








Abraços
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nickyfury
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MensagemEnviada: Sáb Nov 12, 2011 5:10 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Rafael, eu sempre gosto de ressaltar no forum que um bonsai é construído a partir de um minimo de galhos necessários para a formação de sua estrutura aerea. Ao optar pelo corte do excedente, nós promovemos o desenvolvimento/crescimento daqueles galhos mais bem posicionados, com os quais iremos então "fazer" o bonsai. Os galhos excedentes, que não servem, cortamos sumariamente, sem nem pensar duas vezes.

Como estamos na primavera, os galhos excedentes que forem cortados poderão ser aproveitados, vez que ao serem estaqueados, irão dar ensejo a novas mudas com que poderemos estar formando outros bonsai no futuro.

Faço essas colocações apenas para mostrar a voce que sua planta está "cheia" de galhos excedentes, que não servem para nada a não ser subtrair a energia necessária aos galhos corretamente posicionados. O ideal, vez que voce realizou uma poda singular e completa, dentro dos parametros que expliquei anteriormente, seria eliminar a maioria dos galhos e manter apenas um ou no máximo dois em cada posição dentro da distribuição que voce analisou apropriada.

Ao fazer isso, desnecessário dizer que o excesso de aramação deverá ser retirado, pois além de ficar "horrivel", esteticamente falando, não contribui em nada para a formação estrutural correta.

Se tomarmos a primeira imagem como a frente, minha sugestão é que no primeiro galho voce preserve apenas dois galhos, sendo um em continuidade à linha de crescimento do galho, e outro na lateral, por detrás do galho, como "fundo" base. No segundo galho acima deste (que por sinal é mais grosso e deveria ser cortado fora (galho de fundo dispensável, que poderá ser substituído por outra brotação a vir próximo deste ponto que ele ocupa), mas se optar por sua manutenção, então preserve apenas um galhinho nele, por sinal o menor e mais novo, cortando fora todo o restante. Na sequencia, indo até o tronco apical, selecione apenas um galhinho no ápice, para dar continuidade e com o qual possa estar construindo o apice formador, eliminando todos os demais que estão próximos a ele.

No caso desse tronco, mantenha um galhinho em cada lado e um ao fundo e só. Os demais, corte fora sem dó nem piedade, que isso não é posicionamento de bonsaista que se preze. rss

Galhos que nascem nas "axilas" de outros galhos ou em um ponto muito junto, devem ser cortados fora. Procure manter sempre que possível as novas brotações, isto é, os galhos mais finos, cortando fora os galhos mais antigos e mais grossos. Isso porque com os galhinhos novos e finos é possível formatar a estrutura aerea mais facilmente, vez que eles aceitam melhor a aramação educadora, sem precisar usar o recurso da tração, que vez ou outra causa mais estrago que acerto.
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