|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 42 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 10:27 am Assunto: Muda de Acer |
|
|
Pessoal,
Essa muda me foi enviada pelo amigo Valdemir de Vacaria-RS, mas nao tenho esperiência com Acer, como se tivesse com as outras especies , mas gostaria que os amigos me ajudassem a conduzir essa planta, tipo substrato, rega, tempo de sol, podas e aramação.
Aguardo sugestões.
Abraços.
Jefferson |
|
|
 |
Gui Lopes Soares

Registrado: 13/11/06 Idade: 40 Mensagens: 65 Localização: Bebedouro/SP
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 12:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Jefferson!
Sua muda parece bem saudável.
Eu sempre quis ter Acer, mas ainda não corri atrás o suficiente. Acho todas as variedades muito bonitas!
Infelizmente não conheço a espécie o suficiente para poder te ajudar. Mas vou acompanhar o tópico.
A única coisa que acho que deveria fazer (caso ainda não o tenha feito) era colocar em um vaso maior ou no escorredor para ajudar no tempo de crescimento/desencolvimento. Do resto, vamos esperar os amigos do ramo!
Abraços e pela planta!  |
|
|
 |
Israelbonsai
|
Enviada: Sáb Nov 26, 2011 2:54 pm Assunto: |
|
|
O acer geralmente gosta de solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, sendo a melhor opção de solo o akadama nacional ou japonês, o nacional é o mais barato.O acer palmatum gosta de no mínimo 4 horas de Sol por dia e se adapta bem a vasos rasos. Comece a aramar no final do inverno e só retire os arames e os retire 6 meses depois, pode em todas as estações, menos o outono. No inverno, pode fazer as podas drásticas. Se a planta estiver sadia, você poderia desfolhar ela no verão. O acer palmatum não gosta de vento. Calor excessivo no outono faz ele perder as folhas muito rápido. Transplante a cada dois anos na primavera, podando até 50% das raízes. Se não tiver akadama como substrato, use 50% areia granulada, 20% argila refratária picada de boa qualidade e 30% de condicionador de solo industrial de boa qualidade(a famosa terra preta). No verão, com o Sol muito forte, se não desfolhar tome cuidado com as folhas dele, ele não gosta do Sol forte do verão e pode queimar as pontas das folhas. Cuide bem do seu acer!!! |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Nov 27, 2011 8:13 pm Assunto: |
|
|
Boa cara, bela mudinha, cuide bem dela, replante ela na primavera em um vaso grande e trabalhe ela pra engrossar o caule, agora é ter paciencia, em alguns anos pode estar no ponto de fazer um bonsai, estou com um mini palmatum aqui que replantei para engrossar o caule também, nao adianta, nao tem outro jeito a nao ser esperar...  _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Nov 27, 2011 8:17 pm Assunto: |
|
|
Quanto ao sol, cuidado, no Brasil o sol é forte, suas folhas queimam facilmente, nao coloque de uma vez no sol, deixe em sol indireto, e depois deixe no sol da manha, mesmo assim, um ano comigo eu ainda deixo meu tridente na sombra, recebendo o sol que é refletido por uma parede branca, suas folhas estao super saudáveis!! O meu palmatum deve estar pegando umas 3 horas de sol direto, das 10 as 13 hrs _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|