| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 42 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 10:27 am Assunto: Muda de Acer |
|
|
Pessoal,
Essa muda me foi enviada pelo amigo Valdemir de Vacaria-RS, mas nao tenho esperiência com Acer, como se tivesse com as outras especies , mas gostaria que os amigos me ajudassem a conduzir essa planta, tipo substrato, rega, tempo de sol, podas e aramação.
Aguardo sugestões.
Abraços.
Jefferson |
|
|
 |
Gui Lopes Soares

Registrado: 13/11/06 Idade: 40 Mensagens: 65 Localização: Bebedouro/SP
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 12:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Jefferson!
Sua muda parece bem saudável.
Eu sempre quis ter Acer, mas ainda não corri atrás o suficiente. Acho todas as variedades muito bonitas!
Infelizmente não conheço a espécie o suficiente para poder te ajudar. Mas vou acompanhar o tópico.
A única coisa que acho que deveria fazer (caso ainda não o tenha feito) era colocar em um vaso maior ou no escorredor para ajudar no tempo de crescimento/desencolvimento. Do resto, vamos esperar os amigos do ramo!
Abraços e pela planta!  |
|
|
 |
Israelbonsai
|
Enviada: Sáb Nov 26, 2011 2:54 pm Assunto: |
|
|
| O acer geralmente gosta de solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, sendo a melhor opção de solo o akadama nacional ou japonês, o nacional é o mais barato.O acer palmatum gosta de no mínimo 4 horas de Sol por dia e se adapta bem a vasos rasos. Comece a aramar no final do inverno e só retire os arames e os retire 6 meses depois, pode em todas as estações, menos o outono. No inverno, pode fazer as podas drásticas. Se a planta estiver sadia, você poderia desfolhar ela no verão. O acer palmatum não gosta de vento. Calor excessivo no outono faz ele perder as folhas muito rápido. Transplante a cada dois anos na primavera, podando até 50% das raízes. Se não tiver akadama como substrato, use 50% areia granulada, 20% argila refratária picada de boa qualidade e 30% de condicionador de solo industrial de boa qualidade(a famosa terra preta). No verão, com o Sol muito forte, se não desfolhar tome cuidado com as folhas dele, ele não gosta do Sol forte do verão e pode queimar as pontas das folhas. Cuide bem do seu acer!!! |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Nov 27, 2011 8:13 pm Assunto: |
|
|
Boa cara, bela mudinha, cuide bem dela, replante ela na primavera em um vaso grande e trabalhe ela pra engrossar o caule, agora é ter paciencia, em alguns anos pode estar no ponto de fazer um bonsai, estou com um mini palmatum aqui que replantei para engrossar o caule também, nao adianta, nao tem outro jeito a nao ser esperar...  _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Nov 27, 2011 8:17 pm Assunto: |
|
|
Quanto ao sol, cuidado, no Brasil o sol é forte, suas folhas queimam facilmente, nao coloque de uma vez no sol, deixe em sol indireto, e depois deixe no sol da manha, mesmo assim, um ano comigo eu ainda deixo meu tridente na sombra, recebendo o sol que é refletido por uma parede branca, suas folhas estao super saudáveis!! O meu palmatum deve estar pegando umas 3 horas de sol direto, das 10 as 13 hrs _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
|