FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

AJUDA devo podar as estacas amora?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2011 8:36 pm    Assunto: AJUDA devo podar as estacas amora? Responder com citação

Amigos, como postei aqui no forum , fiz varias estacas de amora, são mais ou menos umas 10 outras 10 estão começando a brotar

minha duvida é que estão crescendo muito ,elas estão com quase um metro de altura, devo poda-las ou deixa elas crescerem livres?

estes dias tentei dobrar um galinho, para começar condução, mas quebra atoa,apeasar de serem altos,são fracos ainda para dobrar,eles são verdes,nao tem a cor do tronco

obs, os troncos variam espessura um pouco menos que uma garrafinha de detergente e altura também regula a altura da garafinha de detergente

agradeço a opinião

abs

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 2:30 pm    Assunto: amora Responder com citação

Amigos,gostaria de saber se devo podar os ramos das amoreiras?

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 4:11 pm    Assunto: Responder com citação

Companheiro, conheço pouco do ramo, mas eu deixaria crescer livre até 2 anos pelo menos. Acredito que propagação por estaca por não possuir nenhuma raíz quando plantada, acaba demorando mais que yamadori por exemplo para ficar bem estabelecida, com muitas raízes capilares. Talvez não seja o caso, pois já li aqui mesmo no Fórum que estaquia de amora enraiza muito fácil. Inclusive com obtenção de resultados bem satisfatórios de estacas bem grossas, bem mais grossas que as do seu caso. Já tem quanto tempo que foram plantadas? Acredito que postando fotos das estacas ficará mais fácil para opinarem com mais precisão também.

Abraços e boa sorte!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 9:29 pm    Assunto: amora Responder com citação

È Green_bsb ,o problema é que ja estão encostando no telhado da cobertura rss, estou usando uma geladeira deitada de bancada, elas estão em cima dessa geladeira isto com uns 3 meses, daqui 2 anos nao terei mais telhado em casa rss

amanha coloco as fotos

Obs Seu comentário esta certo, elas enraizam violentamente, e eu ainda potencializei com enraizador rss

umas 4 pessoas aqui do forum plantaram na mesma época que eu, com poucos dias de diferença. nao sei como eles estão fazendo a condução com suas estacas

abs

希望 (esperança)
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Pode podar sem medo. quando vc poda ela cria novas ramificações assim vc arruma a copa da planta e com certeza se ela esta brotando ja esta emraizada. faça a poda e vc vera como ela vai desenvolver e criar novos galhos.
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2011 7:25 am    Assunto: Re: amora Responder com citação

marcelo bh escreveu:
È Green_bsb ,o problema é que ja estão encostando no telhado da cobertura rss, estou usando uma geladeira deitada de bancada, elas estão em cima dessa geladeira isto com uns 3 meses, daqui 2 anos nao terei mais telhado em casa rss

amanha coloco as fotos

Obs Seu comentário esta certo, elas enraizam violentamente, e eu ainda potencializei com enraizador rss

umas 4 pessoas aqui do forum plantaram na mesma época que eu, com poucos dias de diferença. nao sei como eles estão fazendo a condução com suas estacas

abs

Então Marcelo, posso estar enganado, mas acredito que ela crescerá até um determinado ponto, até por que foram plantadas em vaso, certo? Como o vaso é limitado, ela não crescerá tão maior do que está, ao contrário por exemplo se fosse plantada no chão.

Mesmo assim, o ideal mesmo é esperar uma opinião dos mais experientes para ter certeza de como proceder.

Abraço.
Manoel Félix

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2011 12:30 pm    Assunto: Re: AJUDA devo podar as estacas amora? Responder com citação

Pode podar, em poucos dias ela estará cheia de brotos novos. Amora brota extremamente rapido Very Happy
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2011 2:15 pm    Assunto: amora Responder com citação

Beleza amigos ,vou da uma pequena poda nos galhos para ajeitar a situação e vou manda as fotos antes e depois

abs

希望 (esperança)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: