|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 8:36 pm Assunto: AJUDA devo podar as estacas amora? |
|
|
Amigos, como postei aqui no forum , fiz varias estacas de amora, são mais ou menos umas 10 outras 10 estão começando a brotar
minha duvida é que estão crescendo muito ,elas estão com quase um metro de altura, devo poda-las ou deixa elas crescerem livres?
estes dias tentei dobrar um galinho, para começar condução, mas quebra atoa,apeasar de serem altos,são fracos ainda para dobrar,eles são verdes,nao tem a cor do tronco
obs, os troncos variam espessura um pouco menos que uma garrafinha de detergente e altura também regula a altura da garafinha de detergente
agradeço a opinião
abs _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 2:30 pm Assunto: amora |
|
|
Amigos,gostaria de saber se devo podar os ramos das amoreiras? _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 4:11 pm Assunto: |
|
|
Companheiro, conheço pouco do ramo, mas eu deixaria crescer livre até 2 anos pelo menos. Acredito que propagação por estaca por não possuir nenhuma raíz quando plantada, acaba demorando mais que yamadori por exemplo para ficar bem estabelecida, com muitas raízes capilares. Talvez não seja o caso, pois já li aqui mesmo no Fórum que estaquia de amora enraiza muito fácil. Inclusive com obtenção de resultados bem satisfatórios de estacas bem grossas, bem mais grossas que as do seu caso. Já tem quanto tempo que foram plantadas? Acredito que postando fotos das estacas ficará mais fácil para opinarem com mais precisão também.
Abraços e boa sorte! |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 9:29 pm Assunto: amora |
|
|
È Green_bsb ,o problema é que ja estão encostando no telhado da cobertura rss, estou usando uma geladeira deitada de bancada, elas estão em cima dessa geladeira isto com uns 3 meses, daqui 2 anos nao terei mais telhado em casa rss
amanha coloco as fotos
Obs Seu comentário esta certo, elas enraizam violentamente, e eu ainda potencializei com enraizador rss
umas 4 pessoas aqui do forum plantaram na mesma época que eu, com poucos dias de diferença. nao sei como eles estão fazendo a condução com suas estacas
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 10:37 pm Assunto: |
|
|
Pode podar sem medo. quando vc poda ela cria novas ramificações assim vc arruma a copa da planta e com certeza se ela esta brotando ja esta emraizada. faça a poda e vc vera como ela vai desenvolver e criar novos galhos. |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qua Dez 14, 2011 7:25 am Assunto: Re: amora |
|
|
marcelo bh escreveu: | È Green_bsb ,o problema é que ja estão encostando no telhado da cobertura rss, estou usando uma geladeira deitada de bancada, elas estão em cima dessa geladeira isto com uns 3 meses, daqui 2 anos nao terei mais telhado em casa rss
amanha coloco as fotos
Obs Seu comentário esta certo, elas enraizam violentamente, e eu ainda potencializei com enraizador rss
umas 4 pessoas aqui do forum plantaram na mesma época que eu, com poucos dias de diferença. nao sei como eles estão fazendo a condução com suas estacas
abs |
Então Marcelo, posso estar enganado, mas acredito que ela crescerá até um determinado ponto, até por que foram plantadas em vaso, certo? Como o vaso é limitado, ela não crescerá tão maior do que está, ao contrário por exemplo se fosse plantada no chão.
Mesmo assim, o ideal mesmo é esperar uma opinião dos mais experientes para ter certeza de como proceder.
Abraço. |
|
|
 |
Manoel Félix
Registrado: 13/12/11 Idade: 29 Mensagens: 64 Localização: Quissamã-RJ
|
Enviada: Qua Dez 14, 2011 12:30 pm Assunto: Re: AJUDA devo podar as estacas amora? |
|
|
Pode podar, em poucos dias ela estará cheia de brotos novos. Amora brota extremamente rapido  |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 14, 2011 2:15 pm Assunto: amora |
|
|
Beleza amigos ,vou da uma pequena poda nos galhos para ajeitar a situação e vou manda as fotos antes e depois
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|