Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 10:35 am Assunto: bonsai |
|
|
O ligustro variegata (ou variegada) tem um pormenor que poucos conhecem: sua madeira é mais "dura" que o outro comum, de folhas verdes. Isso depõe contra a planta, pois dificulta uma série de intervenções, como poda, aramação, cicatrização de cortes grandes, etc. Por isso, minha sugestão é sempre no sentido de, se for adquirir um ligustro, prefira o comum, de folhas verdes, por mais bonito que seja o variegata.
Além desse pormenor, há tambem o fato de que plantas com folhas brancas têm uma tendencia maior ao apodrecimento prematuro, infestação de pragas, e uma série de outras dificuldades, que ao invés de servirem para facilitar, acabam mesmo é deprimindo o cultivador, dado o resultado pífio de seus esforços em tentar transformar um material bruto num bonsai.
O Ligustro licuntum, que é o comum, de folhas totalmente verdes, possui ótimas qualidades, sendo a maior delas a facilidade no cultivo, no trato e na diversificação, vez que qualquer galhinho estaqueado gera uma nova planta, com um enraizamento super fácil. Além disso, sua madeira, apesar de dura, é mais flexivel, permitindo ajustes tanto com a tesoura e os alicates, quanto com aramação, o que redunda em lindos trabalhos de bonsai, tenha o tamanho que tiver.
Por ser uma planta de variedade mais resistente, pode-se escolher plantas com troncos mais robustos (grossos), cortando fora material excedente bem como raizes pivotantes grossas, desde que se mantenha um minimo de raízes capilares (raizes finas de alimentação). O melhor substrato para recuperação (replante de plantas retiradas do chão ou de outros recipientes, como latas) é a areia grossa de rio, sem peneirar. Ela possibilita uma otimização rápida no sistema radicular, facilitando um aumento acelerado no volume das raizes capilares, com respostas identicas na parte aerea. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 11:19 am Assunto: poda |
|
|
Ricardo, obrigado pela dica.
Sem querer pedir demais, me faca um sugestao de poda por favor. Acho que o hokidashi seria mais facil para iniciar. |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 1:44 pm Assunto: Valeu |
|
|
Nickyfury valuu pelas dicas![/b][/i] |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Dom Dez 25, 2011 5:20 pm Assunto: Duas fotos atualizadas |
|
|
Pessoal, seguem duas fotos após uma pequena limpeza, basicamente galhos secos. por favor me sugiram como podar, pois não tenho a mínima ideia.
Provável Frente
Provável Costas
A planta tem um parte pequina de tronco sob o solo e acho que de desenterrar um pouco vai ter um bom nebari. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Dez 25, 2011 11:37 pm Assunto: |
|
|
Edmarcos, desenterre um pouco o nebari fotografe e poste aqui para poder ver a base e sugerir uma frente. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 12:48 pm Assunto: Nebari |
|
|
Pessoal seguem fotos. Por favor me sugiram um estilo e me ajudem na orientação da poda e amarração.
 |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 12:59 pm Assunto: Inspiracao |
|
|
Pensei nesta como inspiracao.
 |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Ter Dez 27, 2011 8:46 pm Assunto: Inspiração |
|
|
Pessoal e ai o que acharam dassa ultima foto como inspiração? Alguem me recomenda a poda....
Estou ancioso para podar a planta mas sem orinetação não tenho coragem, rsrs |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qua Dez 28, 2011 8:29 pm Assunto: ajuda |
|
|
Pessoal todos ja fomos iniciantes um dia e as opinioes dos mais experientes ajudammuito.
Por favor me enviem uma sugestao de poda? |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qui Dez 29, 2011 2:57 pm Assunto: POda |
|
|
Pessoal esta seria uma opção de poda para fazer o estilo vassoura mencionado acima como inspiração? pensei em abaixar os dois galhos destacados em azul.
Gosto mais do Moyogi que do estilo vassoura, se alguem enxergar esta possibilidade e puder me orientar agradeço. |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qui Dez 29, 2011 7:08 pm Assunto: |
|
|
Amigo Edmarcos o moyogi é possivel sim, eu faria os cortes e deixaria alguns galhos como fiz nesta projeção espero que te ajude.
Para depois construir a parte aérea assim:
[/img]
Abraços... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qui Dez 29, 2011 8:30 pm Assunto: Valeu |
|
|
Marcio, era isso que eu precisava. Acho mais legal o Moyogi que a vassoura pois algumas vassouras me lembram topoaria.
So uma curiosidade, como vocês fazem estes desenhos?.....
Tenho uma certa facilidade com softwares e gostaria de tentar.
Valeu! |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 8:39 am Assunto: |
|
|
Pessoal, seguindo essa sugestão do Marcio, devo amarrá-lo apos a poda ou nem daria para fazer isso ainda?
Devo transplantá-lo? Ou deixo ou de está? Se for transplantar seria para onde? Escorredor ou vaso?
Aguardo as dicas, já vou podá-lo agora! |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 8:46 am Assunto: |
|
|
Edmarcos, não entendi, como assim "amarra-lo"?
Sobre transplantar, eu deixaria a planta se recuperar, será uma poda bem forte. Depois de recuperada (6 meses imagino), passaria para uma bacia largar com substrato bem drenante (sem esquecer das furações) e deixaria ali para prover o desenvolvimento e trabalho da parte aérea. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 8:59 am Assunto: |
|
|
Ricardo, me desculpe....olhando aqui as mp que lhe mandei vi que você tinha me orientado quando a isso.
Agora pintou uma nova dúvida. estoua qui com a planta na mesa para podar e não sejo como fazer a poda. Ela não tem o tronco voltado para a esquerda como no desenho o Marcio fez.
O que parece ser um tronco aí é uma sobreposição de galhos, ou seja, não conseguirei este 'movimento do tranco" para esquerda. Olhe nas fotos no início do deste forum. Lá tém fotos dele por todos os angulos. |
|
|
 |
|