FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ligustro, ajuda
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 10:35 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O ligustro variegata (ou variegada) tem um pormenor que poucos conhecem: sua madeira é mais "dura" que o outro comum, de folhas verdes. Isso depõe contra a planta, pois dificulta uma série de intervenções, como poda, aramação, cicatrização de cortes grandes, etc. Por isso, minha sugestão é sempre no sentido de, se for adquirir um ligustro, prefira o comum, de folhas verdes, por mais bonito que seja o variegata.

Além desse pormenor, há tambem o fato de que plantas com folhas brancas têm uma tendencia maior ao apodrecimento prematuro, infestação de pragas, e uma série de outras dificuldades, que ao invés de servirem para facilitar, acabam mesmo é deprimindo o cultivador, dado o resultado pífio de seus esforços em tentar transformar um material bruto num bonsai.

O Ligustro licuntum, que é o comum, de folhas totalmente verdes, possui ótimas qualidades, sendo a maior delas a facilidade no cultivo, no trato e na diversificação, vez que qualquer galhinho estaqueado gera uma nova planta, com um enraizamento super fácil. Além disso, sua madeira, apesar de dura, é mais flexivel, permitindo ajustes tanto com a tesoura e os alicates, quanto com aramação, o que redunda em lindos trabalhos de bonsai, tenha o tamanho que tiver.

Por ser uma planta de variedade mais resistente, pode-se escolher plantas com troncos mais robustos (grossos), cortando fora material excedente bem como raizes pivotantes grossas, desde que se mantenha um minimo de raízes capilares (raizes finas de alimentação). O melhor substrato para recuperação (replante de plantas retiradas do chão ou de outros recipientes, como latas) é a areia grossa de rio, sem peneirar. Ela possibilita uma otimização rápida no sistema radicular, facilitando um aumento acelerado no volume das raizes capilares, com respostas identicas na parte aerea.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
edmarcos

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 11:19 am    Assunto: poda Responder com citação

Ricardo, obrigado pela dica.
Sem querer pedir demais, me faca um sugestao de poda por favor. Acho que o hokidashi seria mais facil para iniciar.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edmarcos

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 1:44 pm    Assunto: Valeu Responder com citação

Nickyfury valuu pelas dicas![/b][/i]
edmarcos

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 5:20 pm    Assunto: Duas fotos atualizadas Responder com citação

Pessoal, seguem duas fotos após uma pequena limpeza, basicamente galhos secos. por favor me sugiram como podar, pois não tenho a mínima ideia.
Provável Frente

Provável Costas

A planta tem um parte pequina de tronco sob o solo e acho que de desenterrar um pouco vai ter um bom nebari.
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 11:37 pm    Assunto: Responder com citação

Edmarcos, desenterre um pouco o nebari fotografe e poste aqui para poder ver a base e sugerir uma frente.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
edmarcos

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 12:48 pm    Assunto: Nebari Responder com citação

Pessoal seguem fotos. Por favor me sugiram um estilo e me ajudem na orientação da poda e amarração.

edmarcos

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 12:59 pm    Assunto: Inspiracao Responder com citação

Pensei nesta como inspiracao.
edmarcos

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 8:46 pm    Assunto: Inspiração Responder com citação

Pessoal e ai o que acharam dassa ultima foto como inspiração? Alguem me recomenda a poda....

Estou ancioso para podar a planta mas sem orinetação não tenho coragem, rsrs
edmarcos

MensagemEnviada: Qua Dez 28, 2011 8:29 pm    Assunto: ajuda Responder com citação

Pessoal todos ja fomos iniciantes um dia e as opinioes dos mais experientes ajudammuito.

Por favor me enviem uma sugestao de poda?
edmarcos

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 2:57 pm    Assunto: POda Responder com citação

Pessoal esta seria uma opção de poda para fazer o estilo vassoura mencionado acima como inspiração? pensei em abaixar os dois galhos destacados em azul.

Gosto mais do Moyogi que do estilo vassoura, se alguem enxergar esta possibilidade e puder me orientar agradeço.
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Edmarcos o moyogi é possivel sim, eu faria os cortes e deixaria alguns galhos como fiz nesta projeção espero que te ajude.

Para depois construir a parte aérea assim:
[/img]

Abraços...
edmarcos

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 8:30 pm    Assunto: Valeu Responder com citação

Marcio, era isso que eu precisava. Acho mais legal o Moyogi que a vassoura pois algumas vassouras me lembram topoaria.

So uma curiosidade, como vocês fazem estes desenhos?.....
Tenho uma certa facilidade com softwares e gostaria de tentar.

Valeu!
edmarcos

MensagemEnviada: Qua Jan 04, 2012 8:39 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, seguindo essa sugestão do Marcio, devo amarrá-lo apos a poda ou nem daria para fazer isso ainda?

Devo transplantá-lo? Ou deixo ou de está? Se for transplantar seria para onde? Escorredor ou vaso?

Aguardo as dicas, já vou podá-lo agora!
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 04, 2012 8:46 am    Assunto: Responder com citação

Edmarcos, não entendi, como assim "amarra-lo"?
Sobre transplantar, eu deixaria a planta se recuperar, será uma poda bem forte. Depois de recuperada (6 meses imagino), passaria para uma bacia largar com substrato bem drenante (sem esquecer das furações) e deixaria ali para prover o desenvolvimento e trabalho da parte aérea.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
edmarcos

MensagemEnviada: Qua Jan 04, 2012 8:59 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo, me desculpe....olhando aqui as mp que lhe mandei vi que você tinha me orientado quando a isso.

Agora pintou uma nova dúvida. estoua qui com a planta na mesa para podar e não sejo como fazer a poda. Ela não tem o tronco voltado para a esquerda como no desenho o Marcio fez.

O que parece ser um tronco aí é uma sobreposição de galhos, ou seja, não conseguirei este 'movimento do tranco" para esquerda. Olhe nas fotos no início do deste forum. Lá tém fotos dele por todos os angulos.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: