Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabrício Zerves

Registrado: 14/12/11 Mensagens: 83 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Dez 27, 2011 9:31 am Assunto: Iniciante - sugestões - jabuticabeira - Atualizado 13/02/13 |
|
|
Olá, sou iniciante na arte do bonsaísmo e preciso de ajuda, com sugestões pra duas plantas que tenho, uma jabuticabeira e uma goiabeira.
A jabuticabeira foi adquirida como pre-bonsai já e gostaria de saber se já posso desfolhar e aramar e se ela necessita de alguma poda nos galhos:
A goiabeira eu a encontrei num viveiro, jogada num canto, plantada num vasinho de plástico dentro de uma lata de tinta com mais terra. As raízes já tinha estourado o vasinho plástico e estava se aprofundando na lata em forma de espiral. Estava com mais ou menos 1,60m de altura, com ganhos apenas na ponta e um brotinho próximo do solo. Podei drásticamente a muda, deixando-a com uns 30cm de altura e mantive o brotinho próximo do solo. Não sei se ela se manterá viva, por isso peço sugestões e ajuda para eu tentar salvá-la.
Agradeço por qualquer ajuda que puderem me dar.
PS: a goiabeira morreu!
Editado pela última vez por Fabrício Zerves em Qua Fev 13, 2013 10:33 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Dez 27, 2011 12:06 pm Assunto: |
|
|
Olá Fabrício, bem vindo ao fórum
Sua jabuticabeira está partindo para um hokkidachi, o que normalmente esta espéie se encaixa melhor. Realmente precisaria dar uma selecionada nos galhos e aramar para reposicionar alguns galhos.
Poste fotos de todos os lados para vermos como está, bem como algum objeto para comparar o tamanho.
A goiabeira agora deixa bem quietinha, somente regas, sem ficar mexendo nela ou adubar. Tenho a impressão que colocou num vasinho pequeno, de bonsai talvez. Nesta fase seria interessante um recipiente maior, pois vai precisar formar bastante raízes para melhor e mais rápida formação da planta. Mas aconselho não mexer mais, deixa quieta aí para não prejudicar a planta. Se além deste brotinho ela estiver com raízes finas razoáveis ela deve se recuperar sim. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Ter Dez 27, 2011 2:27 pm Assunto: Novas fotos e desfolhagem |
|
|
Muito obrigado.
Realmente a goiabeira está num vaso pequeno, pois não tinha outro no momento, mas já providenciei um maior, só vou esperar um tempo pra ver a reação da planta, como você recomendou.
Fiz uma desfolha na jabuticabeira, mas não tirei quase nada de galhos, pois fiquei com medo de errar em algo:
Também aproveitei para aramar de maneira a tentar abrir mais espaçõ entre os dois troncos que a muda apresenta:
E fiz umas fotos de vários ângulos e de noção de tamanho, utilizando como referência um frasco de detergente:
A desfolha fiz por conta da orientação do vendedor da muda, não sei se fiz certo e se posso cortar mais galhos. Olhando pra ela, visualizei os dois troncos um pouco afastados um do outro e a copa dividida em duas... Sugestões?
Grato mais uma vez. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Dez 27, 2011 4:13 pm Assunto: |
|
|
A goiabeira recomendo deixar um bom tempo sem mexer, até a primavera do ano que vem.
Da jabuticabeira, se optar por deixar dois troncos, o mais fino deve ter a copa mais baixa (sokan):
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Ter Dez 27, 2011 4:54 pm Assunto: Inspirador |
|
|
Gostei do estilo, me inspirou..... vamos ver se consigo começar a dar forma assim que possível.
Grato. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Dez 29, 2011 2:54 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando. |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Sáb Dez 31, 2011 9:07 am Assunto: Atualização Goiabeira - 31/12/2011 |
|
|
E eis que a goiabeira, cuja eu tinha dúvidas se se recuperaria da poda drástica que fiz, começou a brotar, como podem ver nas fotos a seguir:
 |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 1:37 pm Assunto: Atualização de fotos da goiabeira |
|
|
Hoje, 09/01/2012 os brotos já estão se pronunciando assim:
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 4:51 pm Assunto: bonsai |
|
|
Fabricio, a época correta para desfolhar a jabu é na primavera. Após desfolhar, usamos analisar detidamente a estrutura aerea e podar a maioria dos galhos, reduzindo seu comprimento, visando com isso a construção correta da copa, seja em que estilo for. Ao podar os galhos, todos eles sem exceção, temos a oportunidade de conseguir formar estruturas mais ramificadas, planificadas (como se fosse a palma da mão aberta, com os dedos afastados).
Sua planta passou apenas pela desfolha, sem a redução que cito acima. Então, agora, será preciso aguardar até a próxima primavera para realizar todo o trabalho que descrevi, no sentido de estar formando galhos mais interessantes, com saídas primárias, secundárias, terciárias e ramificação fina (que existe nas pontas dos galhos). Galhos mais curtos permitem ainda a densificação, que é o aumento na area foliar, com as brotações ocorrendo mais próximas do tronco, o que torna o trabalho bem mais técnico, além de bonito tambem.
Um bom modelo de formação de galho pode ser visualizado na imagem abaixo:
Uma possivel continuidade, visando a ramificação fina, pode ser vista nessa outra imagem:
A jabu é uma das melhores nativas que nós temos para ser trabalhada visando a construção de um lindo bonsai, mas devemos estar atentos a realizar os trabalhos necessários dentro das épocas corretas, sob risco de estressar a planta e por a perder tudo o que fizermos. Após desfolhar, podar/cortar, podemos em seguida aramar, caso isso seja necessário, para moldar e dar forma e direção aos galhos, posicionando-os corretamente.
No caso do arame, ele deve ser mantido até a forma ser conseguida, sendo as vezes necessário retirar e recolocar, pois a planta é meio "teimosa" quanto a aceitar a moldagem logo na primeira tentativa. No inverno, é a época ideal para realizarmos intervenções em suas raizes, seja podando o excesso de capilares, seja cortando raizes grossas ou reenvasando/replantando a jabu.
Não devemos realizar as intervenções na parte aerea e nas raizes ao mesmo tempo, pois isso acarreta estresse em demasia para a planta. O ideal é dividir os trabalhos, para termos melhores resultados, além de garantir a integridade e a rapida recuperação da planta. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 4:56 pm Assunto: |
|
|
nickyfury, muito obrigado pelas dicas e observações, vou segui-las com certeza.
Abraços. |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 8:52 am Assunto: Goiabeira se desenvolvendo bem... |
|
|
Foto de 12/01/2012
 |
|
|
 |
Manoel Félix
Registrado: 13/12/11 Idade: 30 Mensagens: 64 Localização: Quissamã-RJ
|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 9:05 am Assunto: Re: Goiabeira se desenvolvendo bem... |
|
|
Acompanhando  |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Jan 13, 2012 10:39 am Assunto: |
|
|
Penso que poderia transferir o topico para MINHA ARVORE E SUA OPINIÃO, lugar certo para que vc poste suas plantas e receba nossa opinião ... |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Sex Jan 13, 2012 10:53 am Assunto: |
|
|
Eu reabro esse topico lá ou tem como eu transferir esses? |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Jan 13, 2012 12:42 pm Assunto: |
|
|
Se aceitar minha sugestão peça aos moderadores aqui do forum ... Não que vc tenha feito algo errado, mas é lá que deve estar . |
|
|
 |
|