FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Iniciante - sugestões - jabuticabeira - Atualizado 13/02/13
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fabrício Zerves

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 9:31 am    Assunto: Iniciante - sugestões - jabuticabeira - Atualizado 13/02/13 Responder com citação

Olá, sou iniciante na arte do bonsaísmo e preciso de ajuda, com sugestões pra duas plantas que tenho, uma jabuticabeira e uma goiabeira.

A jabuticabeira foi adquirida como pre-bonsai já e gostaria de saber se já posso desfolhar e aramar e se ela necessita de alguma poda nos galhos:

A goiabeira eu a encontrei num viveiro, jogada num canto, plantada num vasinho de plástico dentro de uma lata de tinta com mais terra. As raízes já tinha estourado o vasinho plástico e estava se aprofundando na lata em forma de espiral. Estava com mais ou menos 1,60m de altura, com ganhos apenas na ponta e um brotinho próximo do solo. Podei drásticamente a muda, deixando-a com uns 30cm de altura e mantive o brotinho próximo do solo. Não sei se ela se manterá viva, por isso peço sugestões e ajuda para eu tentar salvá-la.

Agradeço por qualquer ajuda que puderem me dar.

PS: a goiabeira morreu!

Editado pela última vez por Fabrício Zerves em Qua Fev 13, 2013 10:33 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 12:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fabrício, bem vindo ao fórum
Sua jabuticabeira está partindo para um hokkidachi, o que normalmente esta espéie se encaixa melhor. Realmente precisaria dar uma selecionada nos galhos e aramar para reposicionar alguns galhos.
Poste fotos de todos os lados para vermos como está, bem como algum objeto para comparar o tamanho.
A goiabeira agora deixa bem quietinha, somente regas, sem ficar mexendo nela ou adubar. Tenho a impressão que colocou num vasinho pequeno, de bonsai talvez. Nesta fase seria interessante um recipiente maior, pois vai precisar formar bastante raízes para melhor e mais rápida formação da planta. Mas aconselho não mexer mais, deixa quieta aí para não prejudicar a planta. Se além deste brotinho ela estiver com raízes finas razoáveis ela deve se recuperar sim.
Fabrício Zerves

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 2:27 pm    Assunto: Novas fotos e desfolhagem Responder com citação

Muito obrigado.

Realmente a goiabeira está num vaso pequeno, pois não tinha outro no momento, mas já providenciei um maior, só vou esperar um tempo pra ver a reação da planta, como você recomendou.

Fiz uma desfolha na jabuticabeira, mas não tirei quase nada de galhos, pois fiquei com medo de errar em algo:

Também aproveitei para aramar de maneira a tentar abrir mais espaçõ entre os dois troncos que a muda apresenta:

E fiz umas fotos de vários ângulos e de noção de tamanho, utilizando como referência um frasco de detergente:

A desfolha fiz por conta da orientação do vendedor da muda, não sei se fiz certo e se posso cortar mais galhos. Olhando pra ela, visualizei os dois troncos um pouco afastados um do outro e a copa dividida em duas... Sugestões?

Grato mais uma vez.
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 4:13 pm    Assunto: Responder com citação

A goiabeira recomendo deixar um bom tempo sem mexer, até a primavera do ano que vem.
Da jabuticabeira, se optar por deixar dois troncos, o mais fino deve ter a copa mais baixa (sokan):

Fabrício Zerves

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 4:54 pm    Assunto: Inspirador Responder com citação

Gostei do estilo, me inspirou..... vamos ver se consigo começar a dar forma assim que possível.

Grato.
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 2:54 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando.
Fabrício Zerves

MensagemEnviada: Sáb Dez 31, 2011 9:07 am    Assunto: Atualização Goiabeira - 31/12/2011 Responder com citação

E eis que a goiabeira, cuja eu tinha dúvidas se se recuperaria da poda drástica que fiz, começou a brotar, como podem ver nas fotos a seguir:

Fabrício Zerves

MensagemEnviada: Dom Jan 08, 2012 1:37 pm    Assunto: Atualização de fotos da goiabeira Responder com citação

Hoje, 09/01/2012 os brotos já estão se pronunciando assim:

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 09, 2012 4:51 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Fabricio, a época correta para desfolhar a jabu é na primavera. Após desfolhar, usamos analisar detidamente a estrutura aerea e podar a maioria dos galhos, reduzindo seu comprimento, visando com isso a construção correta da copa, seja em que estilo for. Ao podar os galhos, todos eles sem exceção, temos a oportunidade de conseguir formar estruturas mais ramificadas, planificadas (como se fosse a palma da mão aberta, com os dedos afastados).

Sua planta passou apenas pela desfolha, sem a redução que cito acima. Então, agora, será preciso aguardar até a próxima primavera para realizar todo o trabalho que descrevi, no sentido de estar formando galhos mais interessantes, com saídas primárias, secundárias, terciárias e ramificação fina (que existe nas pontas dos galhos). Galhos mais curtos permitem ainda a densificação, que é o aumento na area foliar, com as brotações ocorrendo mais próximas do tronco, o que torna o trabalho bem mais técnico, além de bonito tambem.

Um bom modelo de formação de galho pode ser visualizado na imagem abaixo:

Uma possivel continuidade, visando a ramificação fina, pode ser vista nessa outra imagem:

A jabu é uma das melhores nativas que nós temos para ser trabalhada visando a construção de um lindo bonsai, mas devemos estar atentos a realizar os trabalhos necessários dentro das épocas corretas, sob risco de estressar a planta e por a perder tudo o que fizermos. Após desfolhar, podar/cortar, podemos em seguida aramar, caso isso seja necessário, para moldar e dar forma e direção aos galhos, posicionando-os corretamente.

No caso do arame, ele deve ser mantido até a forma ser conseguida, sendo as vezes necessário retirar e recolocar, pois a planta é meio "teimosa" quanto a aceitar a moldagem logo na primeira tentativa. No inverno, é a época ideal para realizarmos intervenções em suas raizes, seja podando o excesso de capilares, seja cortando raizes grossas ou reenvasando/replantando a jabu.

Não devemos realizar as intervenções na parte aerea e nas raizes ao mesmo tempo, pois isso acarreta estresse em demasia para a planta. O ideal é dividir os trabalhos, para termos melhores resultados, além de garantir a integridade e a rapida recuperação da planta.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Fabrício Zerves

MensagemEnviada: Seg Jan 09, 2012 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury, muito obrigado pelas dicas e observações, vou segui-las com certeza.

Abraços.
Fabrício Zerves

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2012 8:52 am    Assunto: Goiabeira se desenvolvendo bem... Responder com citação

Foto de 12/01/2012

Manoel Félix

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2012 9:05 am    Assunto: Re: Goiabeira se desenvolvendo bem... Responder com citação

Acompanhando Very Happy
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2012 10:39 am    Assunto: Responder com citação

Penso que poderia transferir o topico para MINHA ARVORE E SUA OPINIÃO, lugar certo para que vc poste suas plantas e receba nossa opinião ...
Fabrício Zerves

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2012 10:53 am    Assunto: Responder com citação

Eu reabro esse topico lá ou tem como eu transferir esses?
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2012 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

Se aceitar minha sugestão peça aos moderadores aqui do forum ... Não que vc tenha feito algo errado, mas é lá que deve estar .
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: