Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RenatoCosta
Registrado: 24/02/12 Idade: 48 Mensagens: 8 Localização: Pindamonhangaba-SP
|
Enviada: Dom Fev 26, 2012 5:49 pm Assunto: Ajuda com muda de rosedá |
|
|
Olá pessoal, cultivei essa muda de rosedá através da estaquia e gostaria da opinião de voces em relação ao estilo, não sei se seria melhor deixar engrossar o tronco, li vários tópicos e ainda estou na dúvida, aguardo opiniões.
 |
|
|
 |
RenatoCosta
|
Enviada: Sex Mar 02, 2012 6:56 pm Assunto: Alguem tem alguma dica por favor!!! |
|
|
Opinem aí por favor!!! |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Sex Mar 02, 2012 7:05 pm Assunto: |
|
|
com certeza deixe engrossar o tronco,e em que substrato está?ela é bem novinha pra maiores opniões,então deixe ela crescer mais um pouco e como eu disse bote num escorredor mamadeira para engrossar o tronco.Espere mais opniões de bonsaistas mais esperientes para ver se está tudo certeza.abraços. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sex Mar 02, 2012 7:38 pm Assunto: Re: Alguem tem alguma dica por favor!!! |
|
|
Renato o resedá é uma planta de desenvolvimento bem rápido basta dá-lhes espaço (plantando no chão ou pelo menos em uma bacia maior) assim você logo terá um calibre bem acentuado em sua planta. Pode cultivar a sol pleno. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
RenatoCosta
|
Enviada: Sáb Mar 03, 2012 12:11 am Assunto: |
|
|
Vlw pessoal, tambem estava achando essa muda magrinha pra fazer bonsai, vou colocar na mamadeira e deixar engrossar. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Mar 03, 2012 8:32 am Assunto: |
|
|
Vlw pessoal, tambem estava achando essa muda magrinha pra fazer bonsai, vou colocar na mamadeira e deixar engrossar.
Este é o ponto. Para que vc obtenha material de qualidade com esta muda de resedá terá que esperar uns 4 ou 5 anos se estiver numa bacia grande , com mamadeira ou não. Se plantar no chão ... uns 3 anos ...para que começe a ser visto como uma muda adequada para o cultivo como bonsai e depois mais alguns anos de condução, etc , total : 10 a 12 anos . Acredito ser muito tempo de espera, muitas horas de cuidados sem nada a fazer , apenas contemplar com muita paciencia .
Já se o amigo conseguir um tronco mais grosso , atravez de yamadori , creio que com 2 ou 3 anos terá um pré-bonsai e com sorte e tecnica em 4 ou 5 , um bonsai ...
Esta é a diferença que devemos analisar na hora de colocar uma estaca na areia ou começar a cultivar uma mudinha , quantos anos esta disposto a investir num projeto , com uma estaca , 12 anos , com um material mais promissor , 5 anos ... veja que a diferença de tempo é enorme .
Acredito que o chão é a melhor solução para o seu resedá .
Depois de acumular mais de 180 bacias, latas , potes, vasos, garrafas pets, copos descartaveis , etc... eu "acordei" e hoje tenho apenas umas 30... que devem ser reduzidas para 20 ou menos ...Plantei no chão , doei, descartei , joguei no lixo ... muita coisa que só me dava trabalho sem ter chance nenhuma de vir a ser algo consideravel um dia .
O segredo é fazer a escolha certa. Selecionar o maximo possivel .
Espero não ter desestimulado vc , não foi esta a intenção , ao contrario , quero que obtenha sucesso em seus projetos e com isso fique cada vez mais apaixonado pela nobre arte Bonsai. |
|
|
 |
RenatoCosta
|
Enviada: Sáb Mar 03, 2012 8:29 pm Assunto: |
|
|
BonSergio, obrigado pelas dicas, fica frio você não desistimulou não, estou aqui para aprender mesmo, e a sinceridade conta muito pra quem está querendo aprender, quero aprender da maneira certa. Com certeza vou adquirir um material melhor daí então volto aqui para pedir conselhos, abraço e obrigado. |
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
|
Enviada: Sáb Mar 03, 2012 10:03 pm Assunto: |
|
|
Concordo com Bonsérgio, por mas dura que parecas suas palavras.
Temos que aprender avaliar um material, antes de gastar tempo e dinheiro desnecessario.
Mas sua planta nao está perdida, plante no chao e esqueca, um dia vc terá uma planta melhor para trabalha.
Enquanto isso adiquira novas plantas e maos a obra.
Bonsérgio escreveu: | Vlw pessoal, tambem estava achando essa muda magrinha pra fazer bonsai, vou colocar na mamadeira e deixar engrossar.
Este é o ponto. Para que vc obtenha material de qualidade com esta muda de resedá terá que esperar uns 4 ou 5 anos se estiver numa bacia grande , com mamadeira ou não. Se plantar no chão ... uns 3 anos ...para que começe a ser visto como uma muda adequada para o cultivo como bonsai e depois mais alguns anos de condução, etc , total : 10 a 12 anos . Acredito ser muito tempo de espera, muitas horas de cuidados sem nada a fazer , apenas contemplar com muita paciencia .
Já se o amigo conseguir um tronco mais grosso , atravez de yamadori , creio que com 2 ou 3 anos terá um pré-bonsai e com sorte e tecnica em 4 ou 5 , um bonsai ...
Esta é a diferença que devemos analisar na hora de colocar uma estaca na areia ou começar a cultivar uma mudinha , quantos anos esta disposto a investir num projeto , com uma estaca , 12 anos , com um material mais promissor , 5 anos ... veja que a diferença de tempo é enorme .
Acredito que o chão é a melhor solução para o seu resedá .
Depois de acumular mais de 180 bacias, latas , potes, vasos, garrafas pets, copos descartaveis , etc... eu "acordei" e hoje tenho apenas umas 30... que devem ser reduzidas para 20 ou menos ...Plantei no chão , doei, descartei , joguei no lixo ... muita coisa que só me dava trabalho sem ter chance nenhuma de vir a ser algo consideravel um dia .
O segredo é fazer a escolha certa. Selecionar o maximo possivel .
Espero não ter desestimulado vc , não foi esta a intenção , ao contrario , quero que obtenha sucesso em seus projetos e com isso fique cada vez mais apaixonado pela nobre arte Bonsai. |
_________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 12:11 pm Assunto: |
|
|
Se me permite vou citar alguns exemplos do que escrevi acima :
Duranta coletada em SETEMBRO/2009
2 anos e 5 meses de condução :
Outro exemplo de uma coleta bem sucedida, resedá como o seu.
JANEIRO/2010:
24 MESES DEPOIS :
Nos dois casos, em pouquissimo tempo obtivemos bons resultados . |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 48 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 6:16 pm Assunto: |
|
|