FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Shimpaku
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu. vou observar meu outro.
Abs
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 06, 2012 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

O junipero e meio controverso .. muitas gente consegui conduzir e criar bem, outros nao !!

Eu nunca dei sorte de fazer podas mais drasticas de uma so vez e a planta resistir ! mas outras coisa que disse nunca fiz isso antes em epoca certa . no inverno .. fora do inverno acho que e sorte mesmo ou muita tecnica! Laughing Laughing Laughing oque eu vejo nos meus , e que fazendo uma intervenção de cada vez recuperam melhor !

Abraço..
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 06, 2012 4:32 pm    Assunto: Responder com citação

É isso aí, Gustavo!
O Shimpaku, por exemplo, aguenta o tranco numa poda radical.
Porém, podar, aramar e transplantar, tudo ao mesmo tempo é muito temerário, com risco de morte da planta quase certa.
A época é fundamental!!
Perdi algumas plantas pela impaci~encia de não esperar a época certa.
Hoje, sou criterioso quando a respeitar as épocas.
Às vezes tenho uma recaída e faço alguma coisa fora de época........depois fico me martirizando: porque não esperou?.......rsrsrsrs!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jair Flores
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 06, 2012 11:35 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno, meus pêsames ! Esta já era.

Élio, tudo bem?
Meu shimpaku que estava com ácaros está se recuperando bem.Graças a vc que nos deu a dica. (teste da folha branca).Estou tratando com calda sufocáustica e está dando certo.Aproveitando o tópico gostaria de te fazer uma pergunta.Adquiri um shimpaku, Posso fazer torções e arama-lo agora, e deixar o transplante para o inverno?
Outra dúvida, costumo pulverizar minhas plantas com calda sufocasustica uma vez por mês, com prevenção.Isto é válido,está certo?
Desde já agradeço.

um abraço!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 2:29 pm    Assunto: Responder com citação

JAIR FLORES escreveu:
Bruno, meus pêsames ! Esta já era.

Élio, tudo bem?
Meu shimpaku que estava com ácaros está se recuperando bem.Graças a vc que nos deu a dica. (teste da folha branca).Estou tratando com calda sufocáustica e está dando certo.Aproveitando o tópico gostaria de te fazer uma pergunta.Adquiri um shimpaku, Posso fazer torções e arama-lo agora, e deixar o transplante para o inverno?
Outra dúvida, costumo pulverizar minhas plantas com calda sufocasustica uma vez por mês, com prevenção.Isto é válido,está certo?
Desde já agradeço.

um abraço!

Olá Jair!

Então, espere o tempo esfriar, tipo meados do outono. Então pode aramar e deixar o transplante para o inverno.
Caso não queira fazer o transplante, então deixe para aramar no inverno.
Quanto ao uso da calda preventivamente (à razão de 15 ml por litro) pode fazer, principalmente no outono e inverno por conta da prevenção aos fungos.
Vale lembrar que certas plantas têm seus brotinhos queimados quando da aplicação da calda, daí evitar ou reduzir a aplicação durante os ciclos ativos das plantas (Primavera/verão)

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 6:31 pm    Assunto: Responder com citação

Dem uma olhada no que os Acaros fizeram com este Shimpaku meu!

Eles sao espertos pra Burro , a planta e de holanbra e certeza que vem com ovos de acaros , e ele atacou a parte que nao ficava a minha vista ..Então eles estavam vendo eu passar !! olhem como o bicho e esperto .. hahahah..

Laughing Laughing Laughing

Ficou muito infestado , formou ate teia , e foi coisa de nem 1 mes apliquei Acaricida, nem enxofre foi. Tem que ser olhado ate que consegui combater todos os ovos .. oque dizem que e dificil!

Elio uma pergunta : quando procurei a um tempo atraz imagem e materias sobre o Acaro vermelho , ele e tipo uma pulga vermelhinha mesmo ..
agora em algumas plantas estão aparecendo este Acaro ja grandinho !! e bem visivel .. mas normalmente aparece e vejo apenas pontinho como gãonzinhos de areia, que ficam andando ..

Sao os mesmo Acaros so que filhotes??

Nestas fotos nao tinha nem um acaro vermelhinho tipo pulga ! so os tipo grao de areia!

E NAO MATOU A PLANTAS DETONEI TODOS ELES!! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

[/img]
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 8:46 pm    Assunto: inseticida Icon Garden contra aranhiço vermelho Responder com citação

Olá amigos!

Coincidência ou não tive problema com os aranhiços vermelho esse verão,
acho que é uma praga de estação, essas épocas mais quentes são propícias ao aranhiço.

Tive trabalho com ele, tentei calda de fumo e outros repelentes do tipo natural e não funcionou.

Tenho umas 50 árvores em meu apartamento espalhado pelas janelas e chegou ao ponto de todas as plantas estarem infectadas.

Com esse problema descobri o Icon Garden, foi a salvação,
claro, sempre lembrando que temos que ter cuidado com a toxidade do produto, mas a eficácia é impressionante,
tinha algumas que estavam completamente sem folhas, dois dias depois da primeira aplicação já se via a nova brotação...

nome: Icon Garden

Recomendo.

Abraço.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 9:34 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo, o aranhiço vermelho, quando novinho tem a cor de um grão de areia. Depois fica vermelho e quando adulto, marrom. Ao aplicar o produto, ele morre e fica preto.
Realmente é difícil acabar com ele, pois em shimpaku,. ele se esconde embaixo das escamas das folhas.
Então, antes de aplicar o produto, uns 10 minutos antes, molhar bem a planta para ele sair do esconderijo, já que ele não gosta de umidade.
Daí esse tipo de praga aparecer no verão.
Aplicar semanalmente acaricida ou enxofre durante umas 3 ou 4 semanas.

Em caso de ataque violento o ideal é fazer o seguinte:

1. Faça a mistura do acaricida ou enxofre e coloque em um balde
2. Cubra o vaso e substrato com papel filme
3. Coloque a planta de ponta cabeça no balde sem que o vaso mergulhe (fique de fora)
4. Deixe ums 30 minutos.

Tenho um shimpaku que só consegui acabar com o aranhiço, dessa forma.

Outra coisa: Sempre devemos inspecionar nossos shimpaku e ver se as folhas começam a perder sua cor. Fazer o teste da folha imediatamente.

abraço

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Fabrício, calda de fumo e repelentes naturais não funcionam mesmo, contra esse ácaro.
Não conheço o Icon mas, se funcionou....beleza!

abraço

Jair Flores
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Élio, muito obrigado.

abraço véio.
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 9:57 am    Assunto: Responder com citação

Olá Elio,

Realmente, como disse, me impressionou também, o bichinho é tinhoso.

É um saquinho que vem alguns saches que se dissolvem na água,
é colocar o sache no borrifador e agitar que ele se dilui,
1 sache - 1L de água.

Em dois dias plantas totalmente infectadas e em caminho do óbito estavam brotando novamente...Very Happy

Abraço.
Andrey

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 12:06 pm    Assunto: Responder com citação

É galera,

apesar da minha pouca experiencia com coniferas, eu tambem nunca dei sorte. Mas eu ainda tenho um interesse enorme por elas, apesar de ser um pouco complicado.

Arthur Schopenhauer
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Elio , Otima esta dica do mergulho !! eu faço tambem e pulverizar bem e com uma luva abro bem a planta e burrifo ate encharcar!

Mas ocultivo de juniperos e facil desde que seja seguido as dicas ditas aqui !

Sempre comtrolar ataque de Acaro , apenas se mata acaro com acaricida ou enxofre ! SO ISSO MATA ACAROS..

O cuidados nas intervenções na epocas certas , nao fazer tudo de uma so vez , podas de raiz , aramação, poda de galhos, torção .

Faça as intervenções como manda a literatura ! deixe outras plantas mais resistentes de reserva para quando a mão coçar ! ( acredito que a mao de todo muindo coça fora de epoca!! hahahah) mas nao os juniperos , pois corre o risco de pedelos .

De resto o de sempre !! Sol, agua e aduldo e bem resistente a falta de agua ..

Como disse quase que tinha morreram, depois que coloquei ordem na casa estão todos bem !!

Os juniperos sao duros na queda !!e so fazer a coisa certa!

abraço.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Andrey escreveu:
É galera,

apesar da minha pouca experiencia com coniferas, eu tambem nunca dei sorte. Mas eu ainda tenho um interesse enorme por elas, apesar de ser um pouco complicado.

Andrey, o problema é que o clima da tua região não ajuda no cultivo de coníferas!

abração

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: