|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 3:09 pm Assunto: |
|
|
O junipero e meio controverso .. muitas gente consegui conduzir e criar bem, outros nao !!
Eu nunca dei sorte de fazer podas mais drasticas de uma so vez e a planta resistir ! mas outras coisa que disse nunca fiz isso antes em epoca certa . no inverno .. fora do inverno acho que e sorte mesmo ou muita tecnica! oque eu vejo nos meus , e que fazendo uma intervenção de cada vez recuperam melhor !
Abraço.. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 4:32 pm Assunto: |
|
|
É isso aí, Gustavo!
O Shimpaku, por exemplo, aguenta o tranco numa poda radical.
Porém, podar, aramar e transplantar, tudo ao mesmo tempo é muito temerário, com risco de morte da planta quase certa.
A época é fundamental!!
Perdi algumas plantas pela impaci~encia de não esperar a época certa.
Hoje, sou criterioso quando a respeitar as épocas.
Às vezes tenho uma recaída e faço alguma coisa fora de época........depois fico me martirizando: porque não esperou?.......rsrsrsrs!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 11:35 pm Assunto: |
|
|
Bruno, meus pêsames ! Esta já era.
Élio, tudo bem?
Meu shimpaku que estava com ácaros está se recuperando bem.Graças a vc que nos deu a dica. (teste da folha branca).Estou tratando com calda sufocáustica e está dando certo.Aproveitando o tópico gostaria de te fazer uma pergunta.Adquiri um shimpaku, Posso fazer torções e arama-lo agora, e deixar o transplante para o inverno?
Outra dúvida, costumo pulverizar minhas plantas com calda sufocasustica uma vez por mês, com prevenção.Isto é válido,está certo?
Desde já agradeço.
um abraço! _________________ Envelhecer é inevitável.Ficar velho é uma escolha. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 2:29 pm Assunto: |
|
|
JAIR FLORES escreveu: | Bruno, meus pêsames ! Esta já era.
Élio, tudo bem?
Meu shimpaku que estava com ácaros está se recuperando bem.Graças a vc que nos deu a dica. (teste da folha branca).Estou tratando com calda sufocáustica e está dando certo.Aproveitando o tópico gostaria de te fazer uma pergunta.Adquiri um shimpaku, Posso fazer torções e arama-lo agora, e deixar o transplante para o inverno?
Outra dúvida, costumo pulverizar minhas plantas com calda sufocasustica uma vez por mês, com prevenção.Isto é válido,está certo?
Desde já agradeço.
um abraço! |
Olá Jair!
Então, espere o tempo esfriar, tipo meados do outono. Então pode aramar e deixar o transplante para o inverno.
Caso não queira fazer o transplante, então deixe para aramar no inverno.
Quanto ao uso da calda preventivamente (à razão de 15 ml por litro) pode fazer, principalmente no outono e inverno por conta da prevenção aos fungos.
Vale lembrar que certas plantas têm seus brotinhos queimados quando da aplicação da calda, daí evitar ou reduzir a aplicação durante os ciclos ativos das plantas (Primavera/verão)
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 6:31 pm Assunto: |
|
|
Dem uma olhada no que os Acaros fizeram com este Shimpaku meu!
Eles sao espertos pra Burro , a planta e de holanbra e certeza que vem com ovos de acaros , e ele atacou a parte que nao ficava a minha vista ..Então eles estavam vendo eu passar !! olhem como o bicho e esperto .. hahahah..
Ficou muito infestado , formou ate teia , e foi coisa de nem 1 mes apliquei Acaricida, nem enxofre foi. Tem que ser olhado ate que consegui combater todos os ovos .. oque dizem que e dificil!
Elio uma pergunta : quando procurei a um tempo atraz imagem e materias sobre o Acaro vermelho , ele e tipo uma pulga vermelhinha mesmo ..
agora em algumas plantas estão aparecendo este Acaro ja grandinho !! e bem visivel .. mas normalmente aparece e vejo apenas pontinho como gãonzinhos de areia, que ficam andando ..
Sao os mesmo Acaros so que filhotes??
Nestas fotos nao tinha nem um acaro vermelhinho tipo pulga ! so os tipo grao de areia!
E NAO MATOU A PLANTAS DETONEI TODOS ELES!!
[/img] |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 45 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 8:46 pm Assunto: inseticida Icon Garden contra aranhiço vermelho |
|
|
Olá amigos!
Coincidência ou não tive problema com os aranhiços vermelho esse verão,
acho que é uma praga de estação, essas épocas mais quentes são propícias ao aranhiço.
Tive trabalho com ele, tentei calda de fumo e outros repelentes do tipo natural e não funcionou.
Tenho umas 50 árvores em meu apartamento espalhado pelas janelas e chegou ao ponto de todas as plantas estarem infectadas.
Com esse problema descobri o Icon Garden, foi a salvação,
claro, sempre lembrando que temos que ter cuidado com a toxidade do produto, mas a eficácia é impressionante,
tinha algumas que estavam completamente sem folhas, dois dias depois da primeira aplicação já se via a nova brotação...
nome: Icon Garden
Recomendo.
Abraço. _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 9:34 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, o aranhiço vermelho, quando novinho tem a cor de um grão de areia. Depois fica vermelho e quando adulto, marrom. Ao aplicar o produto, ele morre e fica preto.
Realmente é difícil acabar com ele, pois em shimpaku,. ele se esconde embaixo das escamas das folhas.
Então, antes de aplicar o produto, uns 10 minutos antes, molhar bem a planta para ele sair do esconderijo, já que ele não gosta de umidade.
Daí esse tipo de praga aparecer no verão.
Aplicar semanalmente acaricida ou enxofre durante umas 3 ou 4 semanas.
Em caso de ataque violento o ideal é fazer o seguinte:
1. Faça a mistura do acaricida ou enxofre e coloque em um balde
2. Cubra o vaso e substrato com papel filme
3. Coloque a planta de ponta cabeça no balde sem que o vaso mergulhe (fique de fora)
4. Deixe ums 30 minutos.
Tenho um shimpaku que só consegui acabar com o aranhiço, dessa forma.
Outra coisa: Sempre devemos inspecionar nossos shimpaku e ver se as folhas começam a perder sua cor. Fazer o teste da folha imediatamente.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 9:36 pm Assunto: |
|
|
Fabrício, calda de fumo e repelentes naturais não funcionam mesmo, contra esse ácaro.
Não conheço o Icon mas, se funcionou....beleza!
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 10:13 pm Assunto: |
|
|
Valeu Élio, muito obrigado.
abraço véio. _________________ Envelhecer é inevitável.Ficar velho é uma escolha. |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 45 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Mar 08, 2012 9:57 am Assunto: |
|
|
Olá Elio,
Realmente, como disse, me impressionou também, o bichinho é tinhoso.
É um saquinho que vem alguns saches que se dissolvem na água,
é colocar o sache no borrifador e agitar que ele se dilui,
1 sache - 1L de água.
Em dois dias plantas totalmente infectadas e em caminho do óbito estavam brotando novamente...
Abraço. _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
Andrey
Registrado: 29/09/11 Idade: 37 Mensagens: 76 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Qui Mar 08, 2012 12:06 pm Assunto: |
|
|
É galera,
apesar da minha pouca experiencia com coniferas, eu tambem nunca dei sorte. Mas eu ainda tenho um interesse enorme por elas, apesar de ser um pouco complicado. _________________ ===============================
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz".
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 08, 2012 1:56 pm Assunto: |
|
|
Elio , Otima esta dica do mergulho !! eu faço tambem e pulverizar bem e com uma luva abro bem a planta e burrifo ate encharcar!
Mas ocultivo de juniperos e facil desde que seja seguido as dicas ditas aqui !
Sempre comtrolar ataque de Acaro , apenas se mata acaro com acaricida ou enxofre ! SO ISSO MATA ACAROS..
O cuidados nas intervenções na epocas certas , nao fazer tudo de uma so vez , podas de raiz , aramação, poda de galhos, torção .
Faça as intervenções como manda a literatura ! deixe outras plantas mais resistentes de reserva para quando a mão coçar ! ( acredito que a mao de todo muindo coça fora de epoca!! hahahah) mas nao os juniperos , pois corre o risco de pedelos .
De resto o de sempre !! Sol, agua e aduldo e bem resistente a falta de agua ..
Como disse quase que tinha morreram, depois que coloquei ordem na casa estão todos bem !!
Os juniperos sao duros na queda !!e so fazer a coisa certa!
abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 08, 2012 3:16 pm Assunto: |
|
|
Andrey escreveu: | É galera,
apesar da minha pouca experiencia com coniferas, eu tambem nunca dei sorte. Mas eu ainda tenho um interesse enorme por elas, apesar de ser um pouco complicado. |
Andrey, o problema é que o clima da tua região não ajuda no cultivo de coníferas!
abração _________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|