FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Começará outono e a adubação?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 18, 2012 6:58 pm    Assunto: Começará outono e a adubação? Responder com citação

Amigos, vem ai o outono. Desfolho e adubo? O que cada espécie exige? Podem me sugerir algo ou indicar algum link ou site? Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 19, 2012 3:59 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando pois tenho duvida tambem..
Capasciuti

MensagemEnviada: Seg Mar 19, 2012 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Colegas!!

Adubação x Estação do Ano é muito relativo. Não dá pra falar que deve ser assim ou assado... tipo, não tem regra. Vai depender do que vc quer com a planta.

Por exemplo:

- Pinheiros adubados fortemente desde o inicio da primavera, terão internós longos na proxima brotação, já se fertilizados no inicio do verão, terão internós menores.

- Acer, se adubado com pouco nitrogênio, melhorará sua cor outonal, já se fertilizado com mais nitrogênio, terá folhas mais verdinhas e em maior quantidade.

E assim vai... o negócio é estudar cada espécie e o que vc quer com ela no momento e do que ela esta precisando.

Abraços!!
bonsaitakin
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 19, 2012 5:21 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 19, 2012 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

TBM QUERO SABER, ACOMPANHANDO
wamoura
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 19, 2012 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 20, 2012 4:54 pm    Assunto: Re: Começará outono e a adubação? Responder com citação

Edgard de Vinhedo escreveu:
Amigos, vem ai o outono. Desfolho e adubo? O que cada espécie exige? Podem me sugerir algo ou indicar algum link ou site? Abraço.

Edgard, desfolha, a partir de agora, não!
Adubo, costumo usar adubos com maior percentual de fósforo e potássio, no outono. Reduzo adubação que tenha muito nitrogênio.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 12:54 am    Assunto: Responder com citação

Acompanhado
Laughing !!!!!!!!!!!!!!1
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2012 11:19 am    Assunto: bonsai Responder com citação

É preciso estar atento a certos detalhes, quanto à adubação: se forem mudas, plantas em crescimento, desenvolvimento, engrossamento de tronco, alongamento de galhos, usamos adubar com quantidades básicas de macro nutrientes, como chamamos a tríade NPK. Nesse caso, o nitrogenio tem fator otimizado, pois será bem acolhido pela planta e sua presença surtirá o efeito necessário.

Por outro lado, pré bonsai e bonsai são plantas especificas, com controle sistematico, e por isso devemos ter mais atenção à adubação. Como frisou bem o nobre amigo Elio, o melhor, no caso desse tipo de planta, é suspender o uso do Nitrogenio, ou usar o minimo, independentemente da espécie, pois o nitrogenio irá favorecer aumento no tamanho da folhagem, entrenós (ponto entre uma brotação e outra no galho ou entre os pontos de folhas) maiores, desenvolvimento acentuado no crescimento dos galhos, etc.

Por isso, é recomendavel ter prudencia e saber a que tipo de planta alude a questão, antes de se recomendar isto ou aquilo. E tipo de planta não se refere a espécie, mas ao que especifiquei acima, se muda, pré ou bonsai.

Por outro lado, recomendar quantidade tambem só é possível quando sabemos o tamanho da planta, vez que esse fator é preponderante. Se forem plantas minimas, pequenas, usaremos menos, aumentando a quantidade de acordo com o tamanho da planta. Isso vale tambem para o tipo de planta, isto é, se forem plantas tipo mudas novas, mudas velhas, pré bonsai, e o que se pretende com seu cultivo, pois determinadas ações como desfolha, podas, aramação e outras, pedem cuidado na adubação, por enfatizarem determinados pontos negativos em certas areas trabalhadas, e acentuarem pontos positivos noutras.

De uma maneira geral, não há uma resposta pronta para definir a correção quando ao manejo e aporte de adubação. Mas podemos e devemos sempre considerar essa situação acima, como um possível norteador, antes de realizar a adubação. Com isso, será possível um maior controle da adubação e do material cultivado.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcio Misso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2012 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tb sempre tenho duvidas em como adubar os pre bonsais e bonsais. Eu tenho seguido os manuais da bonsai kai, mas pelo visto o osmocote eh melhor cotado e nao da o cheiro ruim dos adubos organicos. Quanto ao pinheiro negro, tenho muito mais cuidado, pois ja perdi 2 mudas por besteira e na embalagem do osmocote diz para nao usar no PN.
Qual seria o melhor adubo para essa especie?
Para quem se interessar e morar em sao paulo, vai rolar um workshop de adubacao na bonsai okuda no segundo sabado de abril.
Abracos
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2012 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio Misso escreveu:
Eu tb sempre tenho duvidas em como adubar os pre bonsais e bonsais. Eu tenho seguido os manuais da bonsai kai, mas pelo visto o osmocote eh melhor cotado e nao da o cheiro ruim dos adubos organicos. Quanto ao pinheiro negro, tenho muito mais cuidado, pois ja perdi 2 mudas por besteira e na embalagem do osmocote diz para nao usar no PN.
Qual seria o melhor adubo para essa especie?
Para quem se interessar e morar em sao paulo, vai rolar um workshop de adubacao na bonsai okuda no segundo sabado de abril.
Abracos

Márcio, a informação sobre não usar o Osmocote em PN, não procede!
Quem colocou na sua embalagem está enganado, por 2 razões:
1. Não embalagem original (saco de 22,400 Kgr) não tem essa observação.
2. Uso há 4 anos sem problema algum.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: