Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 12:45 pm Assunto: Me deem opiniões sobre esta planta |
|
|
Boa tarde amigos.
Tem um planta que esta dentro de um vaso quebrado e eu estou doido para mexer nela..kkkk. Eu acredito que ela deva ter uns 10 anos ou mais. Vou mostrar fotos.
A tamanho do tronco até o primeiro galho é de aproximadamente 35cm e o tronco está com aproximadamente 6cm.
Meu desejo é: acabar de tirá-la do vaso. Podar as raizes e dar uma grande poda na planta, cortando no começo dos primeiros ganhos e replantá-la. No caso do replantio, eu preciso fazer com ela o sistema mamadeira, colocando-a num escorredor com areia grossa e em cima de uma bacia com terra boa, ou já coloco nesta boa terra?
Quero ver a opinião de voces.
Seguem as fotos:
 |
|
|
 |
Gabriel3687

Registrado: 15/09/10 Mensagens: 87 Localização: Medianeira - PR
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 1:03 pm Assunto: |
|
|
Bela plantona hein
eu podaria, podaria um pouco as raízes e colocaria na terra boa direto (vaso)
Me parece um ficus.. procede? _________________
 |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 1:05 pm Assunto: |
|
|
É um ficus sim, só nao sei o tipo. |
|
|
 |
Gabriel3687

Registrado: 15/09/10 Mensagens: 87 Localização: Medianeira - PR
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 1:16 pm Assunto: |
|
|
Talvez um retusa... não entendo muito de ficus e a imagem está pequena.
Mas me parece um retusa. _________________
 |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 2:57 pm Assunto: |
|
|
Parece que ela tem um ótimo nebari, você pode postar fotos maiores e de ângulos diferentes. |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 7:56 pm Assunto: |
|
|
Como é uma bela planta eu não arriscaria muito, essa época do ano eu faria inicialmente um falso transplante para um recipiente bem maior, acho que não podaria ela ainda.
Mas os colegas que tem mais experiência com fícus podem me corrigir.
Abraços. |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 8:29 pm Assunto: |
|
|
Vou colocar mais fotos do nebari da planta de todos os ângulos para voces verem direitinho. Estou aguardando mais opiniões.
 |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 8:39 pm Assunto: |
|
|
Daí Marco,
Essa sua planta tá com um nebari bem legal, mas com certeza pede uma poda drástica.
Se não estou enganado para o ficus a melhor época para a poda drástica é no início do inverno e para o transplante no início da primavera.
Se o problema com o vaso tiver colocando em risco a vida da planta vc pode fazer agora um falso transplante sem mexer no torrão e na época certa fazer a poda drástica.
Esse tempo de espera seria bom pra vc ir observando como ela reage.
Que os mais experientes me corrijam se eu estiver errado.
Abraço _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 8:43 pm Assunto: |
|
|
Luan, na verdade ela esta neste vaso quebrado a anos. Essa planta esta em um jardim e eu quero pega-la para mim. Eu é que estou doido para mexer logo nela..kkkk |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 12, 2012 2:52 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, deim mais opiniões pra mim, por favor.
O Luan está certo ou eu posso mexer nela agora?
Abraços. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Abr 12, 2012 8:25 pm Assunto: |
|
|
Marco,
se minha fosse, somente podaria parte da copa deixando apenas os primeiros galhos tomando o cuidado de IMPERMEABILIZAR MUITO BEM os cortes; isso fará com que na época certa apareçam brotos mais baixos para começar a modelar no futuro...
Eu não a retiraria do vaso onde está; estamos no outono, a maioria das plantas não tolera procedimentos agressivos como poda de raízes e troca de vaso, etc.
"As pessoas perdem mais plantas por impaciência que por qualquer outra razão"
A prova disso é o Ficus benjamina deste meu tópico abaixo; como na época ninguém respondeu à minha pergunta sobre a poda, meti a foice e hoje ele é apenas mais uma planta na galeria dos ÓBITOS...
Espero ter ajudado...
www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10570
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 12, 2012 11:46 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica Edson. Acho que então nao vou fazer nada agora. Vou esperar o inicio da primavera. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 6:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Uma coisa voce pode fazer agora, sem nenhum problema ou risco de perda: cortar fora as raizes que estão saindo pelo fundo do vaso e adentrando o solo. Elas serão cortadas e não servirão para nada mesmo, então quanto antes vc fizer isso, melhor para a recuperação da planta.
Com a planta solta do solo, a fase seguinte é retirar do vaso atual, sem cortar nem podar raiz alguma, nem podar galhos tambem, e replantar num recipiente mais largo, mais baixo, contendo um substrato bem drenante. A mistura ideal seria algo como pedrisco, caco ceramico, areia grossa de rio e carvão, sendo os tres primeiros ingredientes em porções iguais e o ultimo apenas uma mão cheia.
Antes, retire todo esse mato e ervas daninhas que cresce na superficie do solo. Depois, retire a planta do vaso atual, não corte nem pode raiz nenhuma, nem lave as raizes, deixe o substrato que ficar grudado nelas, mas não aproveite o que porventura cair. Deposite a planta na bacia ou outro vaso mais interessante, prendendo-a firmemente com arame ou barbante, para fixar e mante-la estável até que novas raizes venham a executar esse trabalho. Regue abundantemente o solo apenas, molhando ligeiramente a parte da folhagem, e deposite a planta em area semi sombreada, onde receba luz e calor solar apenas até as '11 horas da manhã, evitando chuva e sol fortes, bem como ventos fortes tambem.
Adubação: iniciar adubação dentro de 60- dias após essa intervenção. Até lá, rega diaria, sem podas nem aramação, que só deverão ser implementadas depois de um ano desse procedimento. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 8:02 pm Assunto: |
|
|
Poxa...excelente explicação do que eu posso fazer. Assim que tiver um tempinho entao farei o que vcoe me disse...muito obrigado pelas dicas. |
|
|
 |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 9:15 pm Assunto: |
|
|
Estou com um ficus que ganhei hoje de um amigo e esta na mesma situação(sem o vaso quebrado)vou aproveitar essa aula do Nick  _________________ http://bonsaiipatinga.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
|