| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
MarceloC

Registrado: 17/03/12 Idade: 56 Mensagens: 13 Localização: Mafra-SC
|
Enviada: Sáb Maio 05, 2012 11:36 pm Assunto: Jabuticabeira Ajuda |
|
|
Amigos,
Adquiri esta jabuticaba de um viveiro, a planta tem 1m de altura e o tronco 4,5cm de diâmetro na base.
Minha idéia, para já, é colocá-la em uma bacia grande, bem mais larga que esta lata em que ela está, sem mexer no torrão.
Minhas dúvidas são as seguintes:
A árvore já tem o tronco mais ou menos robusto e acho que poderia partir para o trabalho da parte aérea, porém não sei qual a proporção ideal entre a grossura do tronco e a altura da árvore para estabelecer a altura da poda, vocês seguem alguma regra neste sentido?
Imagino que se a idéia for fazer um bonsai de tamanho grande o tronco deve ser mais robusto, mas para um shohin esta bitola já esteja harmônica... não?
Ou será melhor manter a estrutura original da planta apenas eliminando o excesso?
Outro detalhe, não consegui saber a variedade desta jubuticabeira, as folhas são relativamente pequenas e ela não tem sinal de já ter produzido frutos, acredito então que não se trata de uma híbrida, alguém arrisca um palpite?
Vejam as fotos:
[/img] |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 06, 2012 12:50 am Assunto: |
|
|
Marcelo, sobre a proporção, antigamente os japoneses estabeleciam como sendo de 9 para 1 a proporção máxima e estabeleciam como sendo o proporção ideal 6 para 1. Hoje em dia essas proporções são ainda menores chegando a 2 para 1. Cabe a você definir qual é o melhor caminho. Você pode aproveitar esse inverno e fazer a poda drástica, talvez em agosto ou começo de setembro, enquanto ainda estiver frio. Lembre-se de proteger o corte com alguma pasta selante.
Sobre o transplante para um vaso maior eu acho desnecessário já que você vai começar o processo de redução de altura. Transferir plantas para vasos maiores ou para o chão só se for para engrossar o tronco.
Abraço. |
|
|
 |
MarceloC

Registrado: 17/03/12 Idade: 56 Mensagens: 13 Localização: Mafra-SC
|
Enviada: Dom Maio 06, 2012 6:58 pm Assunto: |
|
|
Ok Marco,
Obrigado pela dica.