FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda na estilização de Jabuticabeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rolz

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2012 12:10 pm    Assunto: Ajuda na estilização de Jabuticabeira Responder com citação

Oi pessoal!
Comprei essa jabu de 12 anos, e preciso de uma ajuda na estilização.
Vai começar a dar frutos acho que até o final do ano, pois tinha outras a venda do mesmo lote que já estavam dando frutos, e esta estava com uma semente bem pequena no meio do tronco, mas na hora de passar para este vaso o vendedor deve ter pego no meio do caule e a arrancou.
Acabou de ser transplantada pois estava em outro vaso, e escolhi este atual.
Obs: as pedrinhas brancas já estou tirando! kkkk
opinem a vontade! obrigado.

parte de trás

lado

Frente

lado

frente

copa de cima

frente

frente
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wamoura
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2012 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Rolz vc fez um falso transplante né,espero que sim,pois não estamos na época adequada para tal procedimento,quanto a estilização eu começaria com uma limpeza apenas para visualizar melhor o tronco os galhos e etc,e estamos na época boa para isso.
PODA: A melhor época é no fim do Outono (Maio), pois no Inverno (Junho, Julho e Agosto) tem um crescimento vigoroso de folhas. É importante observar que a Jabuticabeira Sabará é mais sensível'a poda de raízes portanto, é recomendável podar no máximo 20% das raízes.
REGA: A Jabuticabeira gosta de bastante água. Principalmente no período em que floresce até a frutificação. Uma boa árvore dará muitos frutos.
Trecho do texto foi retirado do site http://www.atelierdobonsai.com.br/Arvores_bonsai.php
Rolz

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2012 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

wamoura, obrigado...
sim foi um falso transplante, pois o vaso era menor e só retirou e completou com substrato em volta.
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 12, 2012 6:23 pm    Assunto: Responder com citação

Dá uma "pelada" nela pra ver como tá a estrutura.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 13, 2012 12:55 pm    Assunto: É Responder com citação

VÉIO,UM AMIGO MEU QUE ME AJUDOU MUITO QUANDO COMECEI NO BONSAI,,,RODRIGO DIAS,,,UMA VZ DISSE:" faça com que seu bonsai pareça uma arvore, e não com que sua arvore pareça um bonsai."

SUA PLANTA TEM QUE PARECER UMA ÁRVORE NA NATUREZA EM TODOS OS ASPECTOS.FAÇA UMA DESFOLHA ESCOLHA OS MELHORES GALHOS.NA MINHA OPINIÃO ELA JÁ ESTÁ ENCAMINHADA NA ESTILIZAÇÃO,É SÓ MANTER A COPA E TRABALHAR PARA QUE ELA SE DENSIFIQUE DEPOIS DA DESFOLHA,LEMBRANDO QUE AS JABUTICABEIRAS BEBEM E COMEM MUITO MESMO.
Mário César B Moro

MensagemEnviada: Dom Maio 13, 2012 11:11 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
''faça com que seu bonsai pareça uma arvore, e não com que sua arvore pareça um bonsai."

Sempre fico quebrando a cabeça quando leio essa frase.

Não dá tudo na mesma? Embarassed
Rolz

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 12:37 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal dei uma rebaixada na copa e uma pequena poda, retirei uns galhos para poder ver melhor sua ramificação.
Acho que no final de agosto farei uma desfolha e mais uma pequena poda para acertar melhor. O que acham?

Como ficou:
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 4:04 pm    Assunto: É Responder com citação

MÁRIO CÉSAR

É PRA QUE TENHAMOS CUIDADO NAS INTERVENÇÕES,,,AS VZS MEXEMOS TANTO EM NOSSAS PLANTAS QUE ELAS PERDEM A NATURALIDADE DE UMA ÁRVORE ,COISA IMPORTANTE PARA O VISUAL DE UM BONSAI.É APENAS UM TROCADILHO PARA ILUSTRAR QUE QUANDO OLHARMOS PARA UM BONSAI,DEVEMOS VER NELE UMA ÁRVORE E NÃO APENAS UMA PLANTA DENTRO DE UM VASO.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 11:37 am    Assunto: Responder com citação

Caro Mário César,
talvez eu possa ajudar com a devida licença ao forista Gabriel Strucker pelo exemplo que vou usar...

Aqui uma árvore tentando ser um bonsai. Apesar do vaso raso, a planta não apresenta uma boa estrutura... Tem grande potencial mas precisa de algumas intervenções:

Uma das sugestões que foram feitas pelos amigos do Fórum; por sinal, fui eu mesmo...

A planta hoje. Um pré-bonsai com qualidade que parece de fato uma árvore!!

AQUI o tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=182313

Espero ter ajudado...

Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
LuanRibeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 11:53 am    Assunto: Responder com citação

Rolz,
Esse substrato me pareceu pouco drenante. Acho legal vc se atentar a isso pra evitar o encharcamento.

Com relação ao que os amigos estão falando sobre bonsai se parecer árvore, acho muito legal isso.
Muitos condenarão o que eu vou dizer, mas eu as vezes deixo de lado algumas "regras" visando deixar meu bonsai o mais parecido possível com a árvore na natureza.

Abraços
Mário César B Moro

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Sim amigos, estou entendendo a essência da frase.

Em relação a esta última planta, me lembrei de uma frase que li do Fábio Antakly que diz mais ou menos: ''Quem não abrir mão de uma copa para transformar seu bonsai em um simples toco, terá, ao final de um período de vários anos, exemplares de pouca beleza.''

Nesse caso aí se ele tivesse se acomodado com esta copa de ''mausai'' não ficaria tão parecida com uma árvore. Agora é praticamente só engrossar o ápice que vai ficar ótima.

No caso das regras, acho que não deve-se necessariamente levá-las ao pé da letra. Pois se levar em consideração as proporções de altura da árvore, diâmetro do tronco, altura do vaso e etc, então a grande maioria dos bonsai que vemos ''não são bonsai''.

Outra que acho que não tem nada a ver é a que diz respeito ao número de troncos que um bonsai não pode ter, essa regra me parece que foi feita através de uma superstição dos japoneses. A natureza não tem superstição nem escolhe quantos troncos a planta deve ter.
Rolz

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2012 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

Mario Cesar, "Outra que acho que não tem nada a ver é a que diz respeito ao número de troncos que um bonsai não pode ter, essa regra me parece que foi feita através de uma superstição dos japoneses. A natureza não tem superstição nem escolhe quantos troncos a planta deve ter." tb acho, muito bem colocado.
Luan valeu pela dica, obrigado a todos.
wamoura
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2012 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

Bom pessoal tem algumas regras que fico na dúvida tb,mas depois de pensar muito decidi seguir,pq? Simples,se seguir tudo certo e der para aplicar todas regras que a planta necessite,vou ganhar em qualidade técnica e meu bonsai vai ser admirado por outros bonsaistas,e ainda vai ter um valor monetário maior.Isso descobri depois de muita pesquisa;seguir o não vai de cada um o que vai querer apresentar.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: