FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Misho de Caliandra [ NovasDúvidas] Atualização 24/05
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mauricio Sales

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 8:14 pm    Assunto: Misho de Caliandra [ NovasDúvidas] Atualização 24/05 Responder com citação

Boa noite amigos,
minhas sementes de Caliandra Rosa e Vermelha acabaram de chegar e agora é hora de iniciar os trabalhos.

Bom, sou do RJ (Niterói) e aqui está um tempo bastante chuvoso, meio friozinho (cerca de 18º, 20º graus), e nublado.
Queria saber o que devo fazer, planto as sementes ou aguardo o tempo melhorar?

ATT,
Mauricio Sales Savastano

Editado pela última vez por Mauricio Sales em Qui Maio 24, 2012 10:42 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 18, 2012 11:37 am    Assunto: Responder com citação

Maurício as sementes de Calliandra se estragam rapidamente. Ou planta e faz uma estufa ou coloca na geladeira.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mauricio Sales

MensagemEnviada: Sex Maio 18, 2012 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela resposta Elio.
Como já plantei algumas sementes, farei a estufa e as demais sementes vou guardar na geladeira para quando o tempo estiver um pouco mais quente.

Abraço.
Mauricio Sales

MensagemEnviada: Qui Maio 24, 2012 10:43 pm    Assunto: Responder com citação

Boa noite amigos,
Boa Parte das minhas sementes (citadas no primeiro post) germinaram e agora eu queria orientação para os próximos passos.

Não sei se não estou sabendo procurar mas fato é, que eu não encontro muitas informações sobre misho, principalmente de Caliandras. Então, só me resta pedir socorro a vocês.

Vi em outro site, uma matéria bem interessante do Senhor Sergivaldo Costa sobre o cultivo a partir de sementes. Porém, a matéria é sobre a Jurema Branca. Então eu queria saber se posso seguir os mesmo passos com minhas pequenas Caliandras.

Transplante
Elas estão em potes de iogurte, posso fazer o transplante para os vasos individuais quando elas atingirem cerca de 10cm, como orientado na matéria acima referida?

Substrato
Qual seria o melhor tipo de substrato para usar, pensei em caco de tijolo/telha, areia de construção e terra vegetal, está correto?

Adubação
Eu vi aqui no forum, um post do usuário Elio no tópico http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13451&postdays=0&postorder=asc&highlight=caliandra&start=60 sobre o uso de pastilhas feitas com Torta de Mamona+Farinha de Osso+Biofert Plus. Queria saber, a partir de quando eu devo usar o fertilizante?

Vaso
Estou pensando em usar vasos de uns 15cm de profundidade, o que acham?

Desde já, agradeço a quem puder ajudar.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 28, 2012 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Mauricio Sales escreveu:
Boa noite amigos,
Boa Parte das minhas sementes (citadas no primeiro post) germinaram e agora eu queria orientação para os próximos passos.

Não sei se não estou sabendo procurar mas fato é, que eu não encontro muitas informações sobre misho, principalmente de Caliandras. Então, só me resta pedir socorro a vocês.

Vi em outro site, uma matéria bem interessante do Senhor Sergivaldo Costa sobre o cultivo a partir de sementes. Porém, a matéria é sobre a Jurema Branca. Então eu queria saber se posso seguir os mesmo passos com minhas pequenas Caliandras.

Transplante
Elas estão em potes de iogurte, posso fazer o transplante para os vasos individuais quando elas atingirem cerca de 10cm, como orientado na matéria acima referida?

R: Deixe para transplantar em setembro.

Substrato
Qual seria o melhor tipo de substrato para usar, pensei em caco de tijolo/telha, areia de construção e terra vegetal, está correto?

R: Pode ser. (Areia grossa). 50% de matéria orgânica

Adubação
Eu vi aqui no forum, um post do usuário Elio no tópico http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13451&postdays=0&postorder=asc&highlight=caliandra&start=60 sobre o uso de pastilhas feitas com Torta de Mamona+Farinha de Osso+Biofert Plus. Queria saber, a partir de quando eu devo usar o fertilizante?

R: Só 60 dias após o transplante.

Vaso
Estou pensando em usar vasos de uns 15cm de profundidade, o que acham?

R: Pra começar, tá ótimo!

Desde já, agradeço a quem puder ajudar.

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Mauricio Sales

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2012 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma vez, mto obrigado Elio.
Suas respostas, como sempre, foram de enorme ajuda.

Grande abraço e Deus te abençoe muito.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2012 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

Mauricio Sales escreveu:
Mais uma vez, mto obrigado Elio.
Suas respostas, como sempre, foram de enorme ajuda.

Grande abraço e Deus te abençoe muito.

Deus te abençoe também!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: