Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Rocha Franco
Registrado: 03/05/12 Idade: 39 Mensagens: 30 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 4:40 pm Assunto: Erika japonesa |
|
|
Minha namorada me deu um pré-bonsai de érika japonesa. Li em outros sites que é super difícil o cultivo. ]
Mas gostaria de saber qual substrato devo usar.
Ela veio numa vasilha daquelas de floricultura com uns 15 cm. Devo transplantá-la? Em qual época?
Quais outros cuidados devo ter? |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

Registrado: 06/06/12 Idade: 37 Mensagens: 191 Localização: Botuverá-SC
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 4:58 pm Assunto: |
|
|
pedro... faça o transplante na primavera(setembro).... meu primo que é um bonsaista aqui da minha região, falou pra mim qndo eu comprei minha muda, que a 15 anos que ele cultiva essa arte de bonsai e nunca conseguiu fazer um de érika japoneza...
me desanimei totalmente....
então pensei... ja que é ruim assim eu vou por num vaso e botei uma terra que minha mãe usava pra plantar cebola e alface(a terra era avermelhada quase marrom e uns costãozinho podre junto)e deixei ela aos pontapés....
e ela la abandonada começou a me dar resultados!!!!!
depois contei ao meu primo o quanto ela estava se desnvolvendo e ele nem acreditou....
não sei se foi o extrato que usei, ou se foi a natureza... sei la...só sei que ela ta legal...
jovenzinha ainda mas ta legal....
da uma olhadinha nas fotos para ver a florada dela...
 _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 5:02 pm Assunto: |
|
|
Poxaa...
tá super grande.
meu problema é que moro em apto. Tenho duas janelas que batem um solzinho bacana. mas tb vento. li que ela não curte vento.
esse vaso seu é de qual tamanho??? to querendo transplantá-la para um vaso razoável...mas li que o transplante dela é complicado e ela nao aceita poda de raiz jamais...
talvez o melhor mesmo seja deixá-la encostada... |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 5:10 pm Assunto: |
|
|
o vaso é aqueles quadradinho de plastico que vem nas feiras onde muitos de nós ja compramos aquele(mausai) é o mesmo!
transplante ainda não fiz na minha!
vou fazer agora na primavera e vou apenas tirar 10% das raizes capilares e tirar a pivotante!
qndo comprei e botei nesse vazinho, eu apenas retirei uns 30% do torão para pode caber no vazo!
no transplante vou ver como ela se comporta e vou postar um forum só para ela!
mas se eu fosse vc dixava ela tomar sol o dia todo, vento ela pode pegar pq aqui fica exposta o dia todo com vento sol xuva,sereno,friu,quente, etc...deixe ela pegando sol, o dia todo, adube cada 15 dias com torta de mamona, ou cada 3 meses co osmocote, é o que eu faço!
e olha que estou com ela apenas um ano e meio!
espero ter ajudado! _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 5:10 pm Assunto: |
|
|
o vaso é aqueles quadradinho de plastico que vem nas feiras onde muitos de nós ja compramos aquele(mausai) é o mesmo!
transplante ainda não fiz na minha!
vou fazer agora na primavera e vou apenas tirar 10% das raizes capilares e tirar a pivotante!
qndo comprei e botei nesse vazinho, eu apenas retirei uns 30% do torão para pode caber no vazo!
no transplante vou ver como ela se comporta e vou postar um forum só para ela!
mas se eu fosse vc dixava ela tomar sol o dia todo, vento ela pode pegar pq aqui fica exposta o dia todo com vento sol xuva,sereno,friu,quente, etc...deixe ela pegando sol, o dia todo, adube cada 15 dias com torta de mamona, ou cada 3 meses co osmocote, é o que eu faço!
e olha que estou com ela apenas um ano e meio!
espero ter ajudado! _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 5:12 pm Assunto: |
|
|
cada 15 dias torta de mamona com farinha de osso, ta? eu tinha esquecido da farinha de osso na outra mensagem!
pode misturar os dois!
ou use osmocote cada 3 meses! _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 5:16 pm Assunto: |
|
|
15 dias???
li em outros sites para usar apenas a cada dois meses...e mesmo assim um ou outro...
qual quantidade vc usa??? |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 5:30 pm Assunto: |
|
|
uma colher daquela de comer danoninho a cada 15 dias ou até um mes depende da espécie e do vaso!
coloque bem no canto do vasinho por baixo da terra!...
não em cima espalhado como muitos dizem fazer, pq na primeira rega a agua leva o adubo longe! _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Qui Set 06, 2012 10:21 am Assunto: |
|
|
Cara,
queria saber se já fez o seu transplante de érika.
Outra dúvida: qual substrato uso para Érika???? |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 06, 2012 2:02 pm Assunto: |
|
|
ainda não fiz...
pretendo fazer meados deste mês...
vou usar 50% areia de levantação, 30% terra de mato(terra bem gorda)
10 % terra preta, 10% esterco de galinha curtido com folhas e barro(não puro) pode matar... _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Qui Set 06, 2012 5:46 pm Assunto: |
|
|
rescarolli60,
li que terra preta não é nada bom para érikas. o correto seria usar terra vermelha. o q vc acha???
e sobre a poda da raiz. como proceder??/ |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 06, 2012 6:57 pm Assunto: |
|
|
Pedro...
é como eu disse...
nunca tive uma
meu primo que é bonsaista profissional, ja experimentou várias vezes e nunca vingou
todas morrem
secam...
mas li num artigo que elas odeiam que mexan nas raizes dela...
sei lá
a terra que usei é como disse...
tipo uma tapatinga farelada com barro vermelho , onde minha mae planta alface, arruda, boldo...
comprei ela , retirei 50% do torrão, e botei naquele vazinho com o restante do barro da minha mãe...
sabe o que é...
axo que pro transplante dela eu vou buscar aquele barro dela e misturar com um pouco de areia e esterco de galinha e esperar no que vai da
pelo menos aquele barro tenho certeza que dará certo rsrsrsrsr...
se quiseres um pouco eu lhe mando por correios..
vc banca o frete...e eu lhe mando! _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Qui Set 06, 2012 7:31 pm Assunto: |
|
|
Prezado,
acho que não precisa mandar não. Vou testar com uma terra vermelha simples. Trocarei só o vaso de plástico para um maior.
SEM TOCAR NAS RAIZES |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 08, 2012 7:28 pm Assunto: bonsai |
|
|
A Érica japônica é, na verdade, uma das 85 variedades de uma planta arbustiva, cujo crescimento máximo geralmente é em torno de 1,50m, chamada cientificamente de Leptospermum scoparium.
Como a maioria dos arbustos, a forma mais concreta de obtermos um tronco robusto, ou grosso, é realizar o cultivo no chão, ao invés de em recipientes, sejam eles plasticos ou ceramicos, pequenos ou grandes. No chão, o tronco poderá aumentar substancialmente, o que significará é claro um bonsai de maior qualidade técnica e beleza ímpar:
Mas isso não significa é claro que não possamos fazer bonsai com plantas com o caule mais fino, ou em tamanho menor:
No Brasil, a bonsaista Regina Suzuki, de Atibaia/SP há muitos anos vem cultivando com grande sucesso essa espécie, moldando lindos bonsai, como esse da foto abaixo (exemplo):
Apesar de resistir bem como ornamento de jardim, aqui no DF, infelizmente até hoje nenhum bonsaista, inclusive eu, obteve sucesso em seu cultivo como bonsai. Mesmo as plantas compradas com a Regina tiveram um triste fim, depois de algum tempo de cultivo, secando e morrendo, sem que não adiantaram nossos esforços no sentido de evitar a perda.
Malgrado esse insucesso, todavia, alguns ainda seguem tentando seu cultivo e formatação. Para moldar seus galhos, é aconselhável deixa-los crescer bem, aramar e depois então reduzir seu comprimento, quando a forma desejada for conseguida:
Qualquer que seja o tamanho ou grossura do tronco, o resultado será sempre um bonsai muito atrativo, por causa das flores (as inumeras variedades permitem ter flores de várias cores):
Bem, outras informações pertinentes ao cultivo dessa espécie, podem ser encontrados no link:
http://fichas.infojardin.com/arbustos/leptospermum-scoparium-leptospermo.htm _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Dom Set 30, 2012 8:58 pm Assunto: |
|
|
rescarolli60,
já fez o replante?
Tenho tentado conseguir terra vermelha, mas tá difícil. Ainda existe a possibilidade de me enviar o barro pelo correio? Eu pago, claro.
Abs |
|
|
 |
|