|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
Enviada: Qui Out 04, 2012 6:06 pm Assunto: CALDA SULFOCÁLCICA COMO USAR EM JIN E SHARI!!!! |
|
|
Ola pessoal gostaria de saber como se deve usar a calda sulfocálcica em jin e shari, qual a quantidade, quanto tempo devo deixar a planta descansar após um trabalho para fazer a primeira aplicação e se alguém souber alguma receita para fazer o preparo da calda, pois não achei para comprar aqui na minha cidade.
T + abraço!!!!!!!!!!! _________________ A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts |
|
|
 |

|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 05, 2012 10:39 pm Assunto: |
|
|
Joicimar, eu costumo passar a calda entre 15 a 30 dias após descascar o tronco/galho.
Passa-se puro, com pincel.
Eu compro pronto. Nome: Calda Fertilizante Foliar!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Dez 01, 2012 8:29 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Estava pesquisando aqui sobre a calda e vi este tópico que vi Joicimar pergunta sobre a calda, e você Élio diz que passa a calda de 15 a 30 dias depois de realizar o jin ou shari.
Porque você não aplica logo depois de realizar o procedimento?
Eu tinha um buxinho aqui e resolvi realizar um shari nele, na verdade em boa parte dele, e apliquei pasta de dente para não criar fungos, mas depois de um més ele morreu.
Creio que seja necessário a calda mesmo. Fica minha duvida sobre este tempo de 15 a 30 dias de espera para passar a calda.
A planta não corre o risco de desidratar neste meio período de espera?
É isso aí!
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sáb Dez 01, 2012 8:54 pm Assunto: É |
|
|
ASSIM QUE TERMINO DO TRABALHO,,APLICO LOGO,,NUNCA TIVE NENHUM PROBLEMA,,,QUANDO MORAVA NO RIO EU COMPRAVA A CALDA,,,MAS AGORA EU MESMO FAÇO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Dez 01, 2012 9:54 pm Assunto: |
|
|
gil_fuka escreveu: | Olá!
Estava pesquisando aqui sobre a calda e vi este tópico que vi Joicimar pergunta sobre a calda, e você Élio diz que passa a calda de 15 a 30 dias depois de realizar o jin ou shari.
Eu tinha um buxinho aqui e resolvi realizar um shari nele, na verdade em boa parte dele, e apliquei pasta de dente para não criar fungos, mas depois de um més ele morreu.
Creio que seja necessário a calda mesmo. Fica minha duvida sobre este tempo de 15 a 30 dias de espera para passar a calda.
É isso aí!
Até mais! |
Gil, é simplesmente para dar tempo da madeira secar. A Calda não é para evitar desidratação ou impermeabilizar. É para tratar a madeira morta (alburno) evitando apodrecimento e realçar a cor.
Tem gente que passa selante nas bordas (parte viva da casca) para evitar entrada de fungos. Isso é outra coisa.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Dez 02, 2012 10:48 pm Assunto: |
|
|
Joicimar, quase não acredito que não encontre calda sulfocálcica por aí, sendo uma região agrícola. Procurre em casas agropecuárias. Por aqui tudo que é casa agropecuária tem e vendem em "litrão". É bem barata e não vale a pena se meter a fazer. Minha mulher chegou a participar de um curso promovido pela EMATER para fazer... Para se fazer uma calda corretamente é um trabalho bem demorado, chato e até perigoso pois a fervura faz soltar vários gases com certo nível de toxicidade. Além disso para se encontrar o ponto certo da calda seria necessário ter a mão um medidor de graus "escala Baumé", que é um equipamento que de fato não vale a pena se investir e comprar. Ou seja, compra pronta e fim de papo.
Sobre a aplicação concordo com meu xará: sempre que transformar madeira viva em jin ou shari é bom deixar um prazo para secagem a fim da calda fixar e penetrar melhor, produzindo assim um efeito mais duradouro. Porém se for trablahado madeira que já está morta, pode-se aplicar imediatamente. Um cuidado importantíssimo: Não molhar a área aplicada, nem deixar na chuva, por uns 3 dias a fim da calda secar perfeitamente. Caso contrário a calda pode ser lavada em direção ao substrato atingindo as raízes produzindo em alguns casos até a morte da planta.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Leo_ 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 03, 2012 10:57 am Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | gil_fuka escreveu: | Olá!
É isso aí!
Até mais! |
Gil, é simplesmente para dar tempo da madeira secar. A Calda não é para evitar desidratação ou impermeabilizar. É para tratar a madeira morta (alburno) evitando apodrecimento e realçar a cor.
Tem gente que passa selante nas bordas (parte viva da casca) para evitar entrada de fungos. Isso é outra coisa.
abraço |
Elio... Qual o nome do produto vc compra pronto? e qual a marca?
Abraços! _________________ Na vida Tudo e um aprendizado. Oque mais quero e aprender. |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Seg Dez 03, 2012 1:15 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando a deixa...
Este final de semana estava vendo em algumas Bonsai Passion mais antigas e vi em uma matéria sobre a aplicação da calda, onde sempre borrifam água na parte a aplicar e diluem a calda 50/50% com água...
Alguém faz assim?
Eu sempre lavo com água e escova para retirar o limo e o verde, espero secar, eventualmente retiro impurezas com uma lixa fina e então aplico diretamente, no galho seco e sem diluir...
Abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 03, 2012 7:00 pm Assunto: |
|
|
Leo, o nome comercial é: Calda Fertilizante Foliar.
Abraço _________________ Elio
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 03, 2012 7:04 pm Assunto: |
|
|
Prumodeg, desconheço que alguém faça assim. Lavar e ainda diluir em 50%!
Resta saber qual a concentração que é usada na Espanha (Bonsai Passion é espanhola).
Outra coisa é como meu xará postou acima: Se vc retirou a casca agora, espere 15/20 dias e depois passe a calda.
Posteriormente, com o tempo, essa parte fica suja de pó, terra, limo, etc.
Nessa situação, com certeza, tem que limpar bem antes de passar novamente a calda. Eu costumo passar a calda de 2 a 3 vezes por ano.
Abraço _________________ Elio
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Dez 04, 2012 1:27 pm Assunto: |
|
|
Prumodeq, é como eu disse, depende da formulação!
Aqui no Brasil, tanto a Calda Fertilizante Foliar como o Lime Sulphur é composto de 9% de cálcio + 20% de Enxofre + 71% de água. Veja que está longe de ser "pura".
Caso no Japão a concentração seja maior, daí a necessidade de se diluir.
Contudo, mesmo a nossa, se diluirmos 50% fará o mesmo efeito, porém não vejo necessidade até por ser um produto tão barato.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Editado pela última vez por Elio em Ter Dez 04, 2012 7:57 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Dez 04, 2012 4:53 pm Assunto: |
|
|
É isso aí meu xará. Sua afirmação sobre a diluição em 50% dar na mesma está correta. Vejam bem: ao adicionarmos 50% de água ocorre uma diluição, porém logo no processo de secagem esta água toda vai embora. Um fato do porque vai bem a diluição em 50% é a facilidade de absorção. Quando a madeira está muito seca e tentamos pincelar a calda pura, é comum ela ir formando tipo bolhas e escorrer. Temos que ficar esfregando com o pincel para ela começar a penetrar. Alguns usam borrifar levemente a madeira com água pura, para digamos assim preparar a superfície para melhor receber e absorver a calda. Ora, se borrifarmos a madeira, com certeza estamos "adicionando" um determinado percentual de água. Ao diluirmos a calda em 50% vai facilitar a absorção. O motivo é o mesmo do que usam os pintores de residência ao diluir a tinta com água (no caso das base d'água) pois facilita e melhora a abosorção. Ao evaporar a água, ficam apenas as partículas da tinta em si. O mesmo acontece com a calda diluída.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|