FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Que bonsai é esse ? O que fazer ?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jlessa (Junior)

MensagemEnviada: Ter Out 30, 2012 4:15 pm    Assunto: Que bonsai é esse ? O que fazer ? Responder com citação

Comprei esse bonsai ... mas que tipo é esse ? Poderiam me mostrar alguns exemplos que como ele pode ficar ? Vou mudar o vaso para um maior em breve ...

Obrigado !
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lucas Sbardelotto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 30, 2012 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

dica: coloque em sol pleno, esta espécie adora e precisa de muito sol, já perdi um por deixar em meia sombra, e coloque em um vaso maios com um bom substrato para "engordar" sua planta.

Abraços
jlessa (Junior)

MensagemEnviada: Ter Out 30, 2012 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

Lucas Sbardelotto escreveu:
dica: coloque em sol pleno, esta espécie adora e precisa de muito sol, já perdi um por deixar em meia sombra, e coloque em um vaso maios com um bom substrato para "engordar" sua planta.

Abraços

Obrigado ... bom saber ! Tenho deixado ele pelo menos umas 4 horas no sol da manhã. Porém se alguem puder me dizer que espécie e essa e como estilizar futuramente, eu agradeceria Smile
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 30, 2012 8:50 pm    Assunto: cipreste Responder com citação

Acho que é um cipreste...
temperamentais...
Renato Rennan Rezende

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 1:31 pm    Assunto: Responder com citação

Opa bem temperamentais mesmo... o amigo aí em cima disse que precisa de muito sol mas a minha se ficar tomando sol até meio-dia durante um fim de semana já é suficiente para queimar algumas folhas. Claro que isso é aqui na minha região, o clima da localidade e a época do ano devem ser levados em conta. Aconselho uma grande pausa entre as intervenções, use adubo de decomposição gradual e cuidado com o transplante ou reenvase se houver poda nas raízes. Siga as recomendações encontradas facilmente aqui no fórum.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
jlessa (Junior)

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 1:43 pm    Assunto: Responder com citação

Renato Rennan Rezende escreveu:
Opa bem temperamentais mesmo... o amigo aí em cima disse que precisa de muito sol mas a minha se ficar tomando sol até meio-dia durante um fim de semana já é suficiente para queimar algumas folhas. Claro que isso é aqui na minha região, o clima da localidade e a época do ano devem ser levados em conta. Aconselho uma grande pausa entre as intervenções, use adubo de decomposição gradual e cuidado com o transplante ou reenvase se houver poda nas raízes. Siga as recomendações encontradas facilmente aqui no fórum.

Transplantei para um vaso maior sem podar as raizes ... vou deixar ele quieto por enquanto e depois de uns 15 dias adubar. Tava nesse vasinho de bonsai e ta bem verdinho ... entao creio eu que com a terra nova+ areia que coloquei ele vá conseguir se desenvolver.
Renato Rennan Rezende

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 1:58 pm    Assunto: Responder com citação

O substrato que voce usou foi só terra preta e areia? A julgar pela foto ela parece saudável e como não mexeu nas raízes pode colocar adubo se quiser mas não exagere.
jlessa (Junior)

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 2:14 pm    Assunto: Responder com citação

O substrato que voce usou foi só terra preta e areia? A julgar pela foto ela parece saudável e como não mexeu nas raízes pode colocar adubo se quiser mas não exagere.

Sim ... 40% de areia e 60% terra preta. Umas telhas em cacos embaixo e entre a terra para melhor drenagem tbm.

Posso colocar Mamona e Farinha de ossos mesmo ? Vou colocar uma colher de chá somente ... o que acha ?
Renato Rennan Rezende

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 2:57 pm    Assunto: Responder com citação

Bom... geralmente a gente mistura a caqueira de tijolo no substrato e pelo que eu entendi voce fez uma camada... além do mais, na minha opinião, voce colocou muita terra preta. Acho que do jeito que voce fez vai compactar rápido. Sugiro que leia este post: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22391 para entender a importância e este: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22364 em que o Nick Fury escreve sobre uma receita de substrato.

Tente fazer melhor na próxima... quanto ao adubo se voce comprou aqueles em pó de caixinha pode usar metade da indicação da embalagem sem problema.
Lucas Sbardelotto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

rsrsrsrs sem comparar o sol do MT com o do RS, mas claro que tem que cuidar do sol forte e da rega sempre. abraços
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

Jlessa, é uma Chamaecyparis obtusa nana gracilis! Comumente chamada de Nana.

Embora seja uma conífera, os cuidados para com ela não devem ser iguais às coníferas.
1. Pouco sol. Preferencialmente só pela manhã
2. Gosta de bastante água, mas sem encharcar.
3. Pouquíssimo adubo
4. Quando menos mexer, melhor.
5. Intervenções alternadas com um bom período entre elas.

Perdi algumas até que aprendi com um amigo bonsaísta, que deve ter mais de 50, os cuidados acima.

Depois disso nunca mais perdi e as que tenho estão bem saudáveis.

abraço

Se interessar, posto fotos.

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
jlessa (Junior)

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 11:33 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Jlessa, é uma Chamaecyparis obtusa nana gracilis! Comumente chamada de Nana.

Embora seja uma conífera, os cuidados para com ela não devem ser iguais às coníferas.
1. Pouco sol. Preferencialmente só pela manhã
2. Gosta de bastante água, mas sem encharcar.
3. Pouquíssimo adubo
4. Quando menos mexer, melhor.
5. Intervenções alternadas com um bom período entre elas.

Perdi algumas até que aprendi com um amigo bonsaísta, que deve ter mais de 50, os cuidados acima.

Depois disso nunca mais perdi e as que tenho estão bem saudáveis.

abraço

Se interessar, posto fotos.

Posta fotos ai sim ! Interessa muito ... depois do que o amigo ai falou, eu tirei um pouco de terra e adicionei mais cacos pequenos de telha / tijolos para uma melhor drenagem ... tomara que ela se desenvolva !
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: