|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Nov 10, 2012 8:36 pm Assunto: Dúvida em relação goiabeira! |
|
|
Olá!
Hoje depois de carpir um pedaço de terreno na casa da minha sogra , coletei uma muda de goiabeira que estava lá.
Coletamos e coletamos em um vaso com a mesma terra do lugar onde ela estava:
ela tem mais ou menos uns 50 cm de altura, e o tronco com um diâmetro de uns 2,5 a 3 cm.
Gostaria de receber opiniões sobre o que fazer com ela, se devo trocar o substrato onde ela está, sendo que o que está no vaso é terra vermelha, se devo podá-la e se aceita poda radical a espécie.
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Dom Nov 11, 2012 1:07 am Assunto: |
|
|
Sem querer desanimar o amigo, mas eu teria deixado la por 1 ou 2 anos no minimo, para que ela engrosse mais rapidamente!
Mas. Ja que fez a coleta, passe pra um vaso maior a fim de acelerar o crescimento! Boa sorte!
Material jovem como este nao ha muito o que fazer a nao ser dar muita comida pra ela e deixar crescer mesmo! _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Qua Dez 05, 2012 9:40 pm Assunto: Acompanhando |
|
|
Como disse o amigo Marcio Garcia, o melho seria deixa-la onde estava, no chão, dando uma limpada na area, adubando..... Ela iria responder muito melhor. Mas como vc já retirou ela de lá meu conselho é retirar a maioria dos galhos deixando apenas um para crescer livremente, afim de engrossar o troncom, já que o mesmo não apresenta movimento nem conicidade, depois de uns 2 ou tres anos cortar no toco deixando somente uns 10 cm, replantar inclinado e esperar o desaparecimento da cicatriz e melhorar o movimento e a conicidade do tronco.
Daí endiante a propria arvore vai dizendo o que fazer. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 05, 2012 10:32 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Infelizmente o exemplar não resistiu e morreu.
Não sei se fiz o yamadoiri na época incorreta, ou o que foi, mas não deu certo.
Mas é assim mesmo, este não deu, mas outros darão!
Valeu pelas dicas !
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Dez 06, 2012 7:09 pm Assunto: |
|
|
Gil, ele morreu mesmo ou só secou as folhas? Raspou a unha no tronco mais embaixo pra ver se ainda está verde? Quando arrancar mudas longas, principalmente da família das mirtáceas, faça junto uma redução da altura e tente equilibrar com a quantidade de raízes! O substrato ideal é sempre o drenante e nunca o compactante!
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 06, 2012 7:50 pm Assunto: |
|
|
Então Marco, eu raspei a casca dela, como citado acima, e está totalmente seca.
Valeu pela dica de redução de altura, não realizei nenhuma poda nela, mas agora já foi!
Valeu! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|