Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Nov 10, 2012 8:36 pm Assunto: Dúvida em relação goiabeira! |
|
|
Olá!
Hoje depois de carpir um pedaço de terreno na casa da minha sogra , coletei uma muda de goiabeira que estava lá.
Coletamos e coletamos em um vaso com a mesma terra do lugar onde ela estava:
ela tem mais ou menos uns 50 cm de altura, e o tronco com um diâmetro de uns 2,5 a 3 cm.
Gostaria de receber opiniões sobre o que fazer com ela, se devo trocar o substrato onde ela está, sendo que o que está no vaso é terra vermelha, se devo podá-la e se aceita poda radical a espécie.
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Dom Nov 11, 2012 1:07 am Assunto: |
|
|
Sem querer desanimar o amigo, mas eu teria deixado la por 1 ou 2 anos no minimo, para que ela engrosse mais rapidamente!
Mas. Ja que fez a coleta, passe pra um vaso maior a fim de acelerar o crescimento! Boa sorte!
Material jovem como este nao ha muito o que fazer a nao ser dar muita comida pra ela e deixar crescer mesmo! _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Qua Dez 05, 2012 9:40 pm Assunto: Acompanhando |
|
|
Como disse o amigo Marcio Garcia, o melho seria deixa-la onde estava, no chão, dando uma limpada na area, adubando..... Ela iria responder muito melhor. Mas como vc já retirou ela de lá meu conselho é retirar a maioria dos galhos deixando apenas um para crescer livremente, afim de engrossar o troncom, já que o mesmo não apresenta movimento nem conicidade, depois de uns 2 ou tres anos cortar no toco deixando somente uns 10 cm, replantar inclinado e esperar o desaparecimento da cicatriz e melhorar o movimento e a conicidade do tronco.
Daí endiante a propria arvore vai dizendo o que fazer. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 05, 2012 10:32 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Infelizmente o exemplar não resistiu e morreu.
Não sei se fiz o yamadoiri na época incorreta, ou o que foi, mas não deu certo.
Mas é assim mesmo, este não deu, mas outros darão!
Valeu pelas dicas !
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Dez 06, 2012 7:09 pm Assunto: |
|
|
Gil, ele morreu mesmo ou só secou as folhas? Raspou a unha no tronco mais embaixo pra ver se ainda está verde? Quando arrancar mudas longas, principalmente da família das mirtáceas, faça junto uma redução da altura e tente equilibrar com a quantidade de raízes! O substrato ideal é sempre o drenante e nunca o compactante!
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 06, 2012 7:50 pm Assunto: |
|
|
Então Marco, eu raspei a casca dela, como citado acima, e está totalmente seca.
Valeu pela dica de redução de altura, não realizei nenhuma poda nela, mas agora já foi!
Valeu! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
|