|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EDUARDO ACCETTI
Registrado: 28/12/12 Idade: 38 Mensagens: 8 Localização: JAÚ-SP
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 2:30 pm Assunto: ESTACAS DE AMOREIRA |
|
|
OLA AMIGOS!!!
ESTOU COMEÇANDO NA ARTE BONSAI E FIZ ALGUMAS ESTACAS DE AMOREIRA, GOSTARIA DE VER ALGUMAS FOTOS E ARAMAÇOES DOS AMIGOS, PARA TIRAR IDEIAS QUANDO MINHAS ESTACAS ESTIVEREM NO TEMPO PARA COMEÇAR A TRABALHAR ELAS.
VOU PRECISAR DE MUITA AJUDA POIS ESTOU MUITO INTERESSADO A ME ESPECIALIZAR NESTA ARTE TAO MARAVILHOSA.
OBRIGADO A TODOS QUE PARTICIPAM DESTE FORUM. |
|
|
 |
EDUARDO ACCETTI
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 2:51 pm Assunto: FOTOS ESTACA DE AMORA |
|
|
[img][/img] |
|
|
 |
Renan Alves Santos

|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 6:33 pm Assunto: |
|
|
Tenta postar de novo a foto amigo! abraços! |
|
|
 |
rmarchesin

Registrado: 27/12/12 Idade: 37 Mensagens: 57 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 7:25 pm Assunto: |
|
|
Hoje estava em Olímpia - SP e uma ventania quebrou a resedá que ficava na calçada numa calçada, experimentei fazer estacas dela, vamos ver se surte algum resultado e viram belos bonsai futuramente! |
|
|
 |
EDUARDO ACCETTI
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 9:53 pm Assunto: valew |
|
|
ola amigos
obrigado pelas visitas !!!
vou precisar mesmo de bastante ajuda.
valewww
 |
|
|
 |
EDUARDO ACCETTI
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jan 05, 2013 9:42 pm Assunto: bonsai |
|
|
A Morus, que é o nome cientifico da amoreira, é uma espécie curiosa: ela aceita bem estaquia de qualquer grossura, tenha a espessura de um tubo de caneta, tenha a espessura de uma pata de elefante. Todas enraizam super facil, emitindo intensa quantidade de raízes em pouco tempo, o que muito auxilia em sua propagação.
O melhor substrato para que isso ocorra é a areia grossa de construção, sem peneirar. Importante manter a areia umida, mas evitar o encharcamento, e proteger a estaca em local semi sombreado, evitando a exposição solar na parte da tarde. Só devemos adubar depois que a estaca estiver apresentando forte e vigorosa brotação em todo o caule.
A melhor época para se fazer estacas dessa espécie é na primavera, mas isso não significa que não possamos tentar em outras épocas tambem, desde que sigamos as linhas que recomendo acima.
Eduardo, voce tem um belo material. Minha sugestão é que, tão logo a planta reinicie seu ciclo, com a emissão de vigorosas brotações, voce aguarde até que elas lignifiquem, isto é, mudem de cor do verde para o marrom, o que atesta que estão firmes e constantes, efetuando então o replante, mudando a posição do tronco da forma atual para ligeiramente inclinado para a esquerda. O tronco que segue pela esquerda deverá ser cortado o mais reduzido possível. Como a madeira tende ao apodrecimento, deixe apenas um ou dois dedos dele, aplicando pasta seladora no corte (ou cola branca para madeira), o que irá impermeabilizar a area exposta.
Isso se deve ao fato de que, ao fazer isso, o tronco terá um posicionamento mais adequado, bem como ganhará conicidade (base larga que se afina em direção ao apice). O caule que segue pela direita é mais fino que o da esquerda, portanto, uma continuidade melhor considerando a conicidade, que é um fator preponderante na construção de qualquer bonsai de qualidade. No caso, o estilo a ser buscado será o Moyogi. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
EDUARDO ACCETTI
|
Enviada: Dom Jan 06, 2013 1:46 am Assunto: OBRIGADO |
|
|
OLA NICKYFURY!!
MUITO OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO DETALHADA QUE ME PASSOU, VOU SEGUIR SUAS DICAS PARA MANTER MINHA AMOREIRA NO SENTIDO CERTO DE UM BONSAI.
HOJE A ESTACA JÁ ESTA COM BROTAÇÃO MUITO SAUDÁVEL MAIS BEM NO COMEÇO E ME SURPREENDI POIS FAZ UMAS 2 SEMANAS QUE PLANTEI E JÁ BROTOU MUITO BEM.
VOU TIRAR MAIS FOTOS DA EVOLUÇÃO E DOS BROTOS PARA TODOS DO FÓRUM CONFERIR.
SEU CONHECIMENTO SERA DE GRANDE VALIA PARA QUEM É INICIANTE COMO EU !!! |
|
|
 |
Claudio Soares II 1.o PASSO

Registrado: 19/03/12 Mensagens: 168 Localização: Caxias do sul-RS
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|