Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Roberto C C Pires

Registrado: 17/01/12 Idade: 34 Mensagens: 43 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 6:12 pm Assunto: Estratificação de sementes de Romã |
|
|
Pessoal, acabei de plantar as sementes que conservei de ontem para hoje na água, à conselhos de Thiago. Eu rodei a minha cidade todinha e não achei um substrato sem esterco. Como se fazia urgente, comprei assim mesmo e misturei um pouco de húmus na talvez patética esperança de que ele neutralize o esterco. Comprei uma sementeira para fazer a plantação. As dúvidas são as seguintes:
1- Conseguirei germinação com terra vegetal com esterco?
2- Sementeiras foram uma boa ideia ou terei problemas com o tamanho?
Foto das sementeiras perto da Zâmbia da minha Mãe:
 |
|
|
 |
Roberto C C Pires

|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 6:14 pm Assunto: |
|
|
Esqueci de perguntar se estão em um local apropriado. Estão na sombra total em uma dependência de empregadas do meu apartamento. |
|
|
 |
TheThality
|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 6:41 pm Assunto: |
|
|
Olá Roberto,
estou acompanhando. Tenho feito algumas mudas a partir de sementes e gostaria de observar a evolução das suas tb.
Também achei um pouco difícil de encontrar terra vegetal sem adubo (esterco), e na falta comprei a adubada mesmo. Apenas uma vez encontrei terra vegetal sem adubo, e foi em mercado mesmo, nestes que fazemos compras para casa (foi no Extra). Comprei um pacote e depois quando fui procurar mais não encontrei (já fui algumas vezes e nada de achar).
Sobre esta terra que comprei, achei muito boa. A terra não era muito fina, tinha boa granularidade e as sementes não tiveram dificuldade em rompê-la. Já a terra adubada que comprei, achei muito fina, compacta, pouco permeável e pouco drenante. Não sei se nesta última as sementes vão romper a terra e aparecer. Caso este seja o seu caso, talvez seja melhor plantar as sementes não muito fundo; apenas faça um buraquinho com a ponta do dedo, coloque a semente, e jogue um pouco da terra em cima.
Outras alternativas são recolher a terra de algum lugar ou misturar a terra adubada com areia grossa. Estas nunca tentei.
Outra coisa que não sei é se o adubo fará mal às sementes. Isto deixo para os mais experientes responderem ^^ |
|
|
 |
TheThality
|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 6:49 pm Assunto: |
|
|
Sobre o local onde está a sementeira, não sei se é o correto.
Quando as sementes germinarem, elas irão "procurar" a luz. Então talvez seja melhor colocar a sementeira num lugar mais iluminado, porém não no sol. No meu caso, deixo no meu quarto mesmo ^^
Uma coisa que faço que talvez acelere um pouco o surgimento das plantinhas através da terra: só planto a semente depois que elas já estão com um "rabinho" de raiz, se é que me entende. Para isto, deixo-as em cima de um algodão molhado, dentro de um recipiente fechado. Só lembrando que algumas sementes precisam de "tratamento especial" para facilitar a germinação.
Bom, acho que é isso. Qualquer dúvida, estou a disposição ^^
Editado pela última vez por TheThality em Sex Jan 11, 2013 7:06 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Roberto C C Pires

|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 6:53 pm Assunto: |
|
|
TheThality,
Eu encontrei uma vez só também a terra sem esterco em um local específico, mas dessa vez... Ainda bem que pensei nisso que você falou: fiz a cova bem rasa justamente com medo da terra compactar demais e o germe não eclodir. A terra veio com uma granulação bacana, mas vale a cautela. Agora torçamos para que o esterco não atrapalhe em nada. rsrs  |
|
|
 |
Roberto C C Pires

|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 6:59 pm Assunto: |
|
|
TheThality, seguirei a dica. Vou colocar no meu quarto que a parede pega sol. vou colocar no chão onde faz sombra.
Obrigado pela solicitude.  |
|
|
 |
TheThality
|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 7:01 pm Assunto: |
|
|
Onde vc comprou esse substrato? Vou com certa frequência em Aju, então se eu precisar, já saberei onde posso encontrar ^^ |
|
|
 |
Roberto C C Pires

|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 7:05 pm Assunto: |
|
|
Da vez que consegui comprar o substrato sem esterco foi na Praça da Bandeira na Avenida Barão de Maruim, lá tem um local que vende plantas e artigos de jardinagens. Geralmente costumo achar coisas que não costumo achar em outros lugares lá. |
|
|
 |
TheThality
|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 7:07 pm Assunto: |
|
|
Ok Roberto, obrigada  |
|
|
 |
Roberto C C Pires

|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 7:33 pm Assunto: |
|
|
Por nada, TheThality. Eu que agradeço. Se os germes eclodirem eu postarei aqui as novidades.
Até mais. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sáb Jan 12, 2013 11:04 am Assunto: |
|
|
Olá,
O substrato que é fabricado com o fim específico de germinar sementes feito com uma série de materiais triturados e carbonizados e tem a concentração ideal de nutrientes e a compactação ideal para as sementes.
É encontrado com os nomes comerciais de Plantmax, Rendmax, Tropstrato, Multiplant etc. e é vendido em sacos de 25 KG.
O ideal, quando utilizar esses substratos que citei acima, é compactar bem na sementeira, furar um buraquinho com a ponta do dedo e depositar a semente ali, cobrindo, de preferência, com vermiculita. Se não tiver vermiculita, pode ser o próprio substrato mesmo, mas sem compactar - só salpicar por cima da semente.
Quando as raízes começarem a se emaranhar dentro da célula da sementeira, está na hora de passar a mudinha para o recipiente de cultivo. Este sim pode ser preenchido com o substrato usual para o crescimento das nossas plantas.
No caso de não ter o substrato industrial, que é o mais indicado, pode ser utilizada areia grossa pura; casca de pinus triturada e carbonizada, entre outros. As sementes costumam nascer e crescer bem em qualquer substrato, desde que bem drenante e não compactado. No entanto, a taxa de germinação no substrato industrial é consideravelmente maior do que em outras composições, devido à manutenção da umidade ideal (nem muito nem pouco), temperatura, textura etc.
Abraços. |
|
|
 |
Roberto C C Pires

|
Enviada: Sáb Jan 12, 2013 9:45 pm Assunto: |
|
|
Pois é, Thiago, aqui em Sergipe o mercado de artigos de paisagismo, jardinagem e até de agricultura é de um total amadorismo. Você chega em certos locais e pergunta por certos produtos e ficam todos com aquela cara de "o que droga é isso?". Posso estar generalizando, mas ao menos nas lojas que eu conheço é sempre assim.
Abraço. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 25, 2013 3:12 pm Assunto: |
|
|
E aí, Roberto,
Já nasceu alguma? |
|
|
 |
Roberto C C Pires

|
Enviada: Qui Fev 07, 2013 12:30 am Assunto: |
|
|
Nada, Thiago  |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 08, 2013 10:10 pm Assunto: |
|
|
Estranho... Romã nasce tão fácil. De qualquer forma, continue cuidando. Talvez demore mais um pouco para nascer.
Se não nascer, deve ser devido à quantidade de adubo no substrato. Da próxima vez, já sabe que essa composição é fatal (no sentido literal da palavra).
Não desanime não. Vá plantando outras sementes. Com o tempo e com a experimentação, pega-se o jeito da coisa.
Abraços. |
|
|
 |
|