FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estratificação de sementes de Romã
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Roberto C C Pires

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 6:12 pm    Assunto: Estratificação de sementes de Romã Responder com citação

Pessoal, acabei de plantar as sementes que conservei de ontem para hoje na água, à conselhos de Thiago. Eu rodei a minha cidade todinha e não achei um substrato sem esterco. Como se fazia urgente, comprei assim mesmo e misturei um pouco de húmus na talvez patética esperança de que ele neutralize o esterco. Comprei uma sementeira para fazer a plantação. As dúvidas são as seguintes:

1- Conseguirei germinação com terra vegetal com esterco?
2- Sementeiras foram uma boa ideia ou terei problemas com o tamanho?

Foto das sementeiras perto da Zâmbia da minha Mãe:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Roberto C C Pires

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

Esqueci de perguntar se estão em um local apropriado. Estão na sombra total em uma dependência de empregadas do meu apartamento.
TheThality

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Roberto,

estou acompanhando. Tenho feito algumas mudas a partir de sementes e gostaria de observar a evolução das suas tb.
Também achei um pouco difícil de encontrar terra vegetal sem adubo (esterco), e na falta comprei a adubada mesmo. Apenas uma vez encontrei terra vegetal sem adubo, e foi em mercado mesmo, nestes que fazemos compras para casa (foi no Extra). Comprei um pacote e depois quando fui procurar mais não encontrei (já fui algumas vezes e nada de achar).
Sobre esta terra que comprei, achei muito boa. A terra não era muito fina, tinha boa granularidade e as sementes não tiveram dificuldade em rompê-la. Já a terra adubada que comprei, achei muito fina, compacta, pouco permeável e pouco drenante. Não sei se nesta última as sementes vão romper a terra e aparecer. Caso este seja o seu caso, talvez seja melhor plantar as sementes não muito fundo; apenas faça um buraquinho com a ponta do dedo, coloque a semente, e jogue um pouco da terra em cima.
Outras alternativas são recolher a terra de algum lugar ou misturar a terra adubada com areia grossa. Estas nunca tentei.
Outra coisa que não sei é se o adubo fará mal às sementes. Isto deixo para os mais experientes responderem ^^
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TheThality

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

Sobre o local onde está a sementeira, não sei se é o correto.
Quando as sementes germinarem, elas irão "procurar" a luz. Então talvez seja melhor colocar a sementeira num lugar mais iluminado, porém não no sol. No meu caso, deixo no meu quarto mesmo ^^
Uma coisa que faço que talvez acelere um pouco o surgimento das plantinhas através da terra: só planto a semente depois que elas já estão com um "rabinho" de raiz, se é que me entende. Para isto, deixo-as em cima de um algodão molhado, dentro de um recipiente fechado. Só lembrando que algumas sementes precisam de "tratamento especial" para facilitar a germinação.

Bom, acho que é isso. Qualquer dúvida, estou a disposição ^^

Editado pela última vez por TheThality em Sex Jan 11, 2013 7:06 pm; num total de 1 vez
Roberto C C Pires

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

TheThality,

Eu encontrei uma vez só também a terra sem esterco em um local específico, mas dessa vez... Ainda bem que pensei nisso que você falou: fiz a cova bem rasa justamente com medo da terra compactar demais e o germe não eclodir. A terra veio com uma granulação bacana, mas vale a cautela. Agora torçamos para que o esterco não atrapalhe em nada. rsrs Smile
Roberto C C Pires

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

TheThality, seguirei a dica. Vou colocar no meu quarto que a parede pega sol. vou colocar no chão onde faz sombra.

Obrigado pela solicitude. Smile
TheThality

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 7:01 pm    Assunto: Responder com citação

Onde vc comprou esse substrato? Vou com certa frequência em Aju, então se eu precisar, já saberei onde posso encontrar ^^
Roberto C C Pires

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Da vez que consegui comprar o substrato sem esterco foi na Praça da Bandeira na Avenida Barão de Maruim, lá tem um local que vende plantas e artigos de jardinagens. Geralmente costumo achar coisas que não costumo achar em outros lugares lá.
TheThality

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 7:07 pm    Assunto: Responder com citação

Ok Roberto, obrigada Smile
Roberto C C Pires

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Por nada, TheThality. Eu que agradeço. Se os germes eclodirem eu postarei aqui as novidades.

Até mais.
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2013 11:04 am    Assunto: Responder com citação

Olá,

O substrato que é fabricado com o fim específico de germinar sementes feito com uma série de materiais triturados e carbonizados e tem a concentração ideal de nutrientes e a compactação ideal para as sementes.

É encontrado com os nomes comerciais de Plantmax, Rendmax, Tropstrato, Multiplant etc. e é vendido em sacos de 25 KG.

O ideal, quando utilizar esses substratos que citei acima, é compactar bem na sementeira, furar um buraquinho com a ponta do dedo e depositar a semente ali, cobrindo, de preferência, com vermiculita. Se não tiver vermiculita, pode ser o próprio substrato mesmo, mas sem compactar - só salpicar por cima da semente.

Quando as raízes começarem a se emaranhar dentro da célula da sementeira, está na hora de passar a mudinha para o recipiente de cultivo. Este sim pode ser preenchido com o substrato usual para o crescimento das nossas plantas.

No caso de não ter o substrato industrial, que é o mais indicado, pode ser utilizada areia grossa pura; casca de pinus triturada e carbonizada, entre outros. As sementes costumam nascer e crescer bem em qualquer substrato, desde que bem drenante e não compactado. No entanto, a taxa de germinação no substrato industrial é consideravelmente maior do que em outras composições, devido à manutenção da umidade ideal (nem muito nem pouco), temperatura, textura etc.

Abraços.
Roberto C C Pires

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2013 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é, Thiago, aqui em Sergipe o mercado de artigos de paisagismo, jardinagem e até de agricultura é de um total amadorismo. Você chega em certos locais e pergunta por certos produtos e ficam todos com aquela cara de "o que droga é isso?". Posso estar generalizando, mas ao menos nas lojas que eu conheço é sempre assim.

Abraço.
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2013 3:12 pm    Assunto: Responder com citação

E aí, Roberto,

Já nasceu alguma?
Roberto C C Pires

MensagemEnviada: Qui Fev 07, 2013 12:30 am    Assunto: Responder com citação

Nada, Thiago Crying or Very sad
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2013 10:10 pm    Assunto: Responder com citação

Estranho... Romã nasce tão fácil. De qualquer forma, continue cuidando. Talvez demore mais um pouco para nascer.

Se não nascer, deve ser devido à quantidade de adubo no substrato. Da próxima vez, já sabe que essa composição é fatal (no sentido literal da palavra).

Não desanime não. Vá plantando outras sementes. Com o tempo e com a experimentação, pega-se o jeito da coisa.

Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: