Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Vitor Pereira
Registrado: 03/04/13 Idade: 32 Mensagens: 9 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Abr 03, 2013 3:59 pm Assunto: estao morrendo? |
|
|
Ola a todos... esse é meu primeiro post, ja li muitas coisas no forum e gostei bastante.
Ganhei dois bonsais, uma jabuticabeira e uma tuia, queria saber por que eles estao secando e perdendo as folhas

Editado pela última vez por João Vitor Pereira em Sex Abr 12, 2013 10:39 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
João Vitor Pereira
|
Enviada: Qua Abr 03, 2013 4:07 pm Assunto: |
|
|
foto delas quando chegaram...

Editado pela última vez por João Vitor Pereira em Sex Abr 12, 2013 10:45 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Abr 03, 2013 10:54 pm Assunto: |
|
|
Leo, desculpe se eu disser algo que te desanime ok?
Agua demais!
Me parece que ele deve ter vindo de supermercado ou horto.
O substrato parece compactado e encharcado.
Note que na tuia, o musgo se transformou em limo, devido ao excesso de umidade.
Excesso de umidade em qualquer planta que se deseja conduzir para bonsai é prejudicial pois apodrece as raízes.
Isso não quer dizer que vc deve colocá-las diretamente no sol. Agora estão debilitadas.
No caso da jabuticaba, acho que ela tem uma chance maior de reagir pois é uma planta originária do Pantanal, se não me engano.
Então mais acostumada com a água, na sua essência.
Vou dar uma opinião, se alguém com mais experiência achar que eu estiver errado, me corrija, certo :
No caso da jabuticaba:
- Retire as pedrinhas brancas pois não vão ajudar nada;
- Troque o substrato por algo mais drenante (30% de areia entre 1mm e 2mm + 30% de terra de jardim e 40% condicionador de solo).
Deixe umas duas semanas na sombra, apenas pegando a claridade do dia.
Coloque em uma bacia plástica bem furada, no fundo e nas laterais.
Depois vá colocando no sol aos poucos, tipo no início da manhã e no fim do dia, quando o sol é mais fraco.
Depois vá aumentando a carga retirando do sol forte do meio dia.
Quando a planta estiver recuperada, deve receber um mínimo de cinco horas de sol.
Quanto a tuia:
Ela não está nada bem, sinto dizer, mas retire as pedrinhas.
- Retire as "folhas " secas com os dedos, pois não deverão reagir.
- Descole o substrato do vaso com alguma faca, deixe um tempo o torrão ao ar livre para ventilar as raízes tipo umas duas horas.
A época não é boa para efetuar uma troca de substrato, entretanto faça um falso transplante.
Retire parte do substrato mas deixe o torrão, não retire raízes.
O substrato (60% areia entre 1mm e 2mm + 20% terra de jardim + 20 condicionador de solo) não deve ficar encharcado.
A regra da quantidade de sol se repete aqui. O vaso perfurado também.
A planta deve receber ao fim do processo de 5 a 6 horas de sol.
Ela ficará um longo tempo em recuperação. Não adube agora. Somente após uns 60 dias.
É provável que o período coincida com o início do inverno, quando não se deve adubar,
entretanto uma pequena adubação com torta de mamona e farinha de osso antes do inverno começar pode ser feita.
Pare no inverno. Depois só na primavera.
A tuia, morre internamente.
É provável que o problema principal deva ter ocorrido ha uns dois meses atrás. Por isso ela está assim agora.
Caso ela passe para a coloração laranja, não terá como sobreviver, sinto dizer.
Cara é isso...mas não desista, é assim mesmo...eu perdi algumas plantas no início. Não por excesso de água, mas de falta.
Abraço e boa sorte! _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
João Vitor Pereira
|
Enviada: Qua Abr 03, 2013 11:18 pm Assunto: |
|
|
obrigado pela dica!
A tuia é de supermercado mesmo e a jabuticabeira de loja especializada apenas em plantas, jardins e etc
A dica q eles deram foi 1 copo de agua todo dia
E os dois ficam na minha janela onde nao bate sol direto, e na epoca q bateu como na foto, foram poucas horas
A jabuticabeira tem vaso de ceramica (eu acho) e a tuia de plastico, ambos com saida de agua por baixo
E as pedras brancas eu ja removi, inclusive eu queria musgo no "chao" inteiro e nao pedrinhas
agradeço novamente a atenção |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Abr 03, 2013 11:55 pm Assunto: |
|
|
Puxa, este pessoal de floricultura é ruim de informação... Para ti recomendaram um copo de água por dia. para um conhecido meu recomendaram um Colher de água por dia... bem parecido né?
A questão é que não levam em contata, nada de nada!!!
Se o bonsai tiver um substrato drenante como seria o ideal, com vaso bem perfurado, como é o certo e estiver pegando sol todo o dia, pode-se dar até um balde de água por dia pois todo o excesso de água que o substrato não retém vai embora. Agora com um substrato compacto, como normalmente vendem as plantas, com um vaso sem perfuração adequada, que também muitas vezes ocorre, com a planta em local com pouca ou nada de insolação, um copo de água equivale a 1000 litros!!!!
A primeira questão que deveriam dizer é que toda a planta necessita de sol sim, diariamente e em uma quantidade de horas razoável. Mas quando o cliente pergunta se pode cultivar dentro de casa, eles gaguejam e acabam dizendo que sim, porque sabem que se disserem que não, na maioria das vezes o cliente não compra o bonsai. E neste momento o mais importante é vender.
Bom, e agora, o que dizer. Creio que boa parte já foi dito. Para salvar a jabu, precisa sol e água tão logo percebeu que o substrato secou por cima. Muitíssimo reduzidamente é isso. Depois dela recuperada, pode-se dar o segundo passo, o terceiro, etc... Quanto a tuia não vou alimentar esperanças, exceto um milagre ela está morta, pois apodrece de baixo para cima, mantendo ainda lagumas ramas verdes, ma o tronco já está podre.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
João Vitor Pereira
|
Enviada: Sex Abr 05, 2013 3:02 pm Assunto: |
|
|
Comprei o substrato e a areia !!! |
|
|
 |
João Vitor Pereira
|
Enviada: Seg Abr 08, 2013 9:20 pm Assunto: |
|
|
Peguei um recipiente, furei ele, preparei a terra (areia, substrato e terra) coloquei a jabuticabeira e aguei, isso faz 3 dias e a terra ainda parece humida, o clima esses dias é de chuva, e o tronco dela esta ficando escuro.
...se quiserem posto fotos |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Ter Abr 09, 2013 8:21 am Assunto: |
|
|
O periodo agora é de recuperação apenas...
sombra por uns quinze dias somente com claridade.
Após vá colocando aos poucos no sol no início da manhã...
água somente quando o substrato secar seco na parte de cima
(use a parte de cima dos dedos para sentir se há umidade )
Falou! _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
João Vitor Pereira
|
Enviada: Sex Abr 12, 2013 10:37 am Assunto: |
|
|
A terra so secou hj, o clima aqui na cidade ta meio chuvoso, entao eu aguei (1 copo em cada) e nao saiu agua embaixo...
fotos atuais
 |
|
|
 |
luizmesquita
Registrado: 08/11/12 Idade: 34 Mensagens: 42 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Sex Abr 19, 2013 2:45 pm Assunto: |
|
|
Seph1903, que post mágico cara!
Infelizmente meu shimpaku não resistiu e estava da mesma maneira tuia, se tivesse feito o procedimento passado as vezes não teria perdido a planta na qual hoje, só serve pra virar adubo, infelizmente!
Queria pedir aos mais experientes usar lingagens mais claras e menos tecnicas, para aqueles como eu que o primeiro contato com as plantas em geral é com a arte em bonsai. |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 12:12 am Assunto: |
|
|
oi, como estao tuas plantas?? deram sinal de recuperação??? posta ftos novas...
Abraços!!! |
|
|
 |
|