 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Vitor Pereira
Registrado: 03/04/13 Idade: 31 Mensagens: 9 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Abr 03, 2013 3:59 pm Assunto: estao morrendo? |
|
|
Ola a todos... esse é meu primeiro post, ja li muitas coisas no forum e gostei bastante.
Ganhei dois bonsais, uma jabuticabeira e uma tuia, queria saber por que eles estao secando e perdendo as folhas

Editado pela última vez por João Vitor Pereira em Sex Abr 12, 2013 10:39 am; num total de 1 vez |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Vitor Pereira
Registrado: 03/04/13 Idade: 31 Mensagens: 9 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Abr 03, 2013 4:07 pm Assunto: |
|
|
foto delas quando chegaram...

Editado pela última vez por João Vitor Pereira em Sex Abr 12, 2013 10:45 am; num total de 1 vez |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Seph1903 4.o PASSO


Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Abr 03, 2013 10:54 pm Assunto: |
|
|
Leo, desculpe se eu disser algo que te desanime ok?
Agua demais!
Me parece que ele deve ter vindo de supermercado ou horto.
O substrato parece compactado e encharcado.
Note que na tuia, o musgo se transformou em limo, devido ao excesso de umidade.
Excesso de umidade em qualquer planta que se deseja conduzir para bonsai é prejudicial pois apodrece as raízes.
Isso não quer dizer que vc deve colocá-las diretamente no sol. Agora estão debilitadas.
No caso da jabuticaba, acho que ela tem uma chance maior de reagir pois é uma planta originária do Pantanal, se não me engano.
Então mais acostumada com a água, na sua essência.
Vou dar uma opinião, se alguém com mais experiência achar que eu estiver errado, me corrija, certo :
No caso da jabuticaba:
- Retire as pedrinhas brancas pois não vão ajudar nada;
- Troque o substrato por algo mais drenante (30% de areia entre 1mm e 2mm + 30% de terra de jardim e 40% condicionador de solo).
Deixe umas duas semanas na sombra, apenas pegando a claridade do dia.
Coloque em uma bacia plástica bem furada, no fundo e nas laterais.
Depois vá colocando no sol aos poucos, tipo no início da manhã e no fim do dia, quando o sol é mais fraco.
Depois vá aumentando a carga retirando do sol forte do meio dia.
Quando a planta estiver recuperada, deve receber um mínimo de cinco horas de sol.
Quanto a tuia:
Ela não está nada bem, sinto dizer, mas retire as pedrinhas.
- Retire as "folhas " secas com os dedos, pois não deverão reagir.
- Descole o substrato do vaso com alguma faca, deixe um tempo o torrão ao ar livre para ventilar as raízes tipo umas duas horas.
A época não é boa para efetuar uma troca de substrato, entretanto faça um falso transplante.
Retire parte do substrato mas deixe o torrão, não retire raízes.
O substrato (60% areia entre 1mm e 2mm + 20% terra de jardim + 20 condicionador de solo) não deve ficar encharcado.
A regra da quantidade de sol se repete aqui. O vaso perfurado também.
A planta deve receber ao fim do processo de 5 a 6 horas de sol.
Ela ficará um longo tempo em recuperação. Não adube agora. Somente após uns 60 dias.
É provável que o período coincida com o início do inverno, quando não se deve adubar,
entretanto uma pequena adubação com torta de mamona e farinha de osso antes do inverno começar pode ser feita.
Pare no inverno. Depois só na primavera.
A tuia, morre internamente.
É provável que o problema principal deva ter ocorrido ha uns dois meses atrás. Por isso ela está assim agora.
Caso ela passe para a coloração laranja, não terá como sobreviver, sinto dizer.
Cara é isso...mas não desista, é assim mesmo...eu perdi algumas plantas no início. Não por excesso de água, mas de falta.
Abraço e boa sorte! _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Vitor Pereira
Registrado: 03/04/13 Idade: 31 Mensagens: 9 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Abr 03, 2013 11:18 pm Assunto: |
|
|
obrigado pela dica!
A tuia é de supermercado mesmo e a jabuticabeira de loja especializada apenas em plantas, jardins e etc
A dica q eles deram foi 1 copo de agua todo dia
E os dois ficam na minha janela onde nao bate sol direto, e na epoca q bateu como na foto, foram poucas horas
A jabuticabeira tem vaso de ceramica (eu acho) e a tuia de plastico, ambos com saida de agua por baixo
E as pedras brancas eu ja removi, inclusive eu queria musgo no "chao" inteiro e nao pedrinhas
agradeço novamente a atenção |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Abr 03, 2013 11:55 pm Assunto: |
|
|
Puxa, este pessoal de floricultura é ruim de informação... Para ti recomendaram um copo de água por dia. para um conhecido meu recomendaram um Colher de água por dia... bem parecido né?
A questão é que não levam em contata, nada de nada!!!
Se o bonsai tiver um substrato drenante como seria o ideal, com vaso bem perfurado, como é o certo e estiver pegando sol todo o dia, pode-se dar até um balde de água por dia pois todo o excesso de água que o substrato não retém vai embora. Agora com um substrato compacto, como normalmente vendem as plantas, com um vaso sem perfuração adequada, que também muitas vezes ocorre, com a planta em local com pouca ou nada de insolação, um copo de água equivale a 1000 litros!!!!
A primeira questão que deveriam dizer é que toda a planta necessita de sol sim, diariamente e em uma quantidade de horas razoável. Mas quando o cliente pergunta se pode cultivar dentro de casa, eles gaguejam e acabam dizendo que sim, porque sabem que se disserem que não, na maioria das vezes o cliente não compra o bonsai. E neste momento o mais importante é vender.
Bom, e agora, o que dizer. Creio que boa parte já foi dito. Para salvar a jabu, precisa sol e água tão logo percebeu que o substrato secou por cima. Muitíssimo reduzidamente é isso. Depois dela recuperada, pode-se dar o segundo passo, o terceiro, etc... Quanto a tuia não vou alimentar esperanças, exceto um milagre ela está morta, pois apodrece de baixo para cima, mantendo ainda lagumas ramas verdes, ma o tronco já está podre.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Vitor Pereira
Registrado: 03/04/13 Idade: 31 Mensagens: 9 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Abr 05, 2013 3:02 pm Assunto: |
|
|
Comprei o substrato e a areia !!! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Vitor Pereira
Registrado: 03/04/13 Idade: 31 Mensagens: 9 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Abr 08, 2013 9:20 pm Assunto: |
|
|
Peguei um recipiente, furei ele, preparei a terra (areia, substrato e terra) coloquei a jabuticabeira e aguei, isso faz 3 dias e a terra ainda parece humida, o clima esses dias é de chuva, e o tronco dela esta ficando escuro.
...se quiserem posto fotos |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Seph1903 4.o PASSO


Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Ter Abr 09, 2013 8:21 am Assunto: |
|
|
O periodo agora é de recuperação apenas...
sombra por uns quinze dias somente com claridade.
Após vá colocando aos poucos no sol no início da manhã...
água somente quando o substrato secar seco na parte de cima
(use a parte de cima dos dedos para sentir se há umidade )
Falou! _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Vitor Pereira
Registrado: 03/04/13 Idade: 31 Mensagens: 9 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Abr 12, 2013 10:37 am Assunto: |
|
|
A terra so secou hj, o clima aqui na cidade ta meio chuvoso, entao eu aguei (1 copo em cada) e nao saiu agua embaixo...
fotos atuais
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
luizmesquita
Registrado: 08/11/12 Idade: 33 Mensagens: 42 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Sex Abr 19, 2013 2:45 pm Assunto: |
|
|
Seph1903, que post mágico cara!
Infelizmente meu shimpaku não resistiu e estava da mesma maneira tuia, se tivesse feito o procedimento passado as vezes não teria perdido a planta na qual hoje, só serve pra virar adubo, infelizmente!
Queria pedir aos mais experientes usar lingagens mais claras e menos tecnicas, para aqueles como eu que o primeiro contato com as plantas em geral é com a arte em bonsai. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
maket31 1.o PASSO

Registrado: 27/09/12 Mensagens: 176 Localização: Itabuna-BA
|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 12:12 am Assunto: |
|
|
oi, como estao tuas plantas?? deram sinal de recuperação??? posta ftos novas...
Abraços!!! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|