|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlos Lima

Registrado: 03/12/12 Idade: 42 Mensagens: 17 Localização: Campos dos Goytacazes-RJ
|
Enviada: Dom Abr 21, 2013 9:40 pm Assunto: ADUBAÇÃO COM TM+FO; Qual a quantidade certa? |
|
|
Olá pessoal. Estou aqui criando esse tópico para tirar essa incomoda dúvida.
Como nunca usei o essa mistura de adubos( Torta de mamona + Farinha de osso) gostaria de saber quantas colheres de sopa desse adubo é colocado na cobertura dos bonsai frutiferas e arbustos?
Eu li que as frutiferas são 20 colheres, e arbutos 10..
É isso mesmo, ou esta informação é incorreta?
Quem puder me responder, desde já agradeço muiiito!
Valeu! |
|
|
 |
Daniel Mallmann
Registrado: 08/09/12 Idade: 42 Mensagens: 56 Localização: Estância Velha-RS
|
Enviada: Dom Abr 21, 2013 11:42 pm Assunto: Re: ADUBAÇÃO COM TM+FO; Qual a quantidade certa? |
|
|
Carlos Lima escreveu: | Olá pessoal. Estou aqui criando esse tópico para tirar essa incomoda dúvida.
Como nunca usei o essa mistura de adubos( Torta de mamona + Farinha de osso) gostaria de saber quantas colheres de sopa desse adubo é colocado na cobertura dos bonsai frutiferas e arbustos?
Eu li que as frutiferas são 20 colheres, e arbutos 10..
É isso mesmo, ou esta informação é incorreta?
Quem puder me responder, desde já agradeço muiiito!
Valeu! |
Oi !!
Nas minhas plantas(pré-bonsai) uso em torno de duas a três colheres de sopa de TM e mais a mesma quantidade de FO, de dois em dois meses +- . |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Qua Maio 01, 2013 8:45 pm Assunto: Re: ADUBAÇÃO COM TM+FO; Qual a quantidade certa? |
|
|
olá gil_fuka
A quantidade de TM e FO por vaso pequeno é uma colherinha de chá por meses com "R", vasos medios pode colocar uma colher de sopa rasa, vasos grandes uma colher de sopa. Todas as aplicações longe do caule, perfazendo as bordas do vaso, semeando o adubo, cuidado com a lixiviação deste adubo com a rega.. pode peder muito adubo se regar e este for carregado com a agua...
as percentagens de cada produto pode ser.. 1/3 TM e 2/3 FO... ou metade cada.. ai terá mais nitrogenio, para plantas jovens OK...
Abração
Rodrigo _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Lozzardo
Registrado: 10/05/06 Idade: 55 Mensagens: 47 Localização: SP-SP
|
Enviada: Qua Maio 01, 2013 9:24 pm Assunto: |
|
|
Tudo vai depender do tipo de planta, tamanho, época do ano e o que se visa: crescimento, frutificação ou floração...
A falta você consegue sempre corrigir gradualmente; excessos quase sempre resultam na perda da planta.
Busque informação mais especifica sobre a espécie que você vai adubar, a melhor época pra vaze-lo e a quantidade/ modo mais indicado a usar. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 02, 2013 4:18 pm Assunto: |
|
|
Carlos, como regra geral pode adotar a indicação do Rodrigo. Sugiro 50%+50%. Mesmo aumentando ou pouco a dosagem, como é adubo orgânico não há riscos para a planta, o que não seria o caso se fosse adubo químico.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|