FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

[Ficus] Ajude-me !
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rifle22

MensagemEnviada: Dom Maio 12, 2013 2:46 pm    Assunto: [Ficus] Ajude-me ! Responder com citação

Bem gente a mt mt mt tempo... e vinha aqui com um pequeno Ficus que comprei no wall mart... e vcs me ajudaram bastante com o desenvolvimento dele...
porem fiquei quase 1 ano sem olha pra ele direito, e agora ele esta mt diferente e esta dando mt pouca folhagem...

estou achando que ele esta morrendo...

E detalhe.. o vaso esta com mt mas mt raiz, esta mt pesado de tanta raiz... mas tenho medo de cortar e ele morrer me diagam por favor oq eu faço !
.
Foto dele qdo vcs começaram a me ajudar:
http://img94.imageshack.us/img94/4743/img017y.jpg
.
Depois de mas um tempo com vcs ele ficou assim :
http://img850.imageshack.us/img850/3554/img081v.jpg
.
E agora depois de mt tempo largado ele esta assim:

.

.

.
Por favor me ajudem !
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luni

MensagemEnviada: Dom Maio 12, 2013 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

acho que tá mais que na hora de uma troca de vaso. Num é a época certa pra isso, mas tá apertado nesse vaso. Eu faria uma poda de raiz e uma poda drástica aérea pra recomeçar a estruturar a planta e diminuir os intervalos vazios entre os galhos.
rifle22

MensagemEnviada: Dom Maio 12, 2013 7:49 pm    Assunto: Responder com citação

Entao... creio t er que podar as raizes... se alguem puder por favor passe a maneira certa de eu fazer a poda... qual das raizes nao posso podar etc... aguardo !
Luni

MensagemEnviada: Dom Maio 12, 2013 10:10 pm    Assunto: Responder com citação

Então... Se fosse eu, começaria tudo de novo com a planta.
Tira do pote e com cuidado vai soltando o substrato. Essas raízes muito compridas e mais grossas, que dão a volta dentro do vaso, podem ser cortadas pela metade ou até mais. Mas procure pela net como podar raízes de fícus. Em tempos modernos, o Youtube tá se saindo um professor razoável até! hehehe Só toma cuidado com as raízes aéreas, pois quebram muito fácil.
E depois plante num vaso grande! Com um substrato adequado! e largue alguns anos quieta. vc com certeza pode achar várias dicas nesse fórum. O vaso pequeno é uma das últimas coisas que vc dá pra planta.

Agora, da parte aérea, cortaria acima do segundo galho do tronco principal e um pouco depois das bifurcações dos galhos que ficaram. Tem potencial para um tronco duplo com esse galho que sai da base. Meu, sei lá, vc pode estrutura-la como quiser pois ficus é fácil até para se treinar.

Aguarde dicas dos mais experientes aqui que com certeza vão te ajudar mais do que eu.
Abraço!
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 13, 2013 9:42 pm    Assunto: Responder com citação

A sua árvore está com as raízes comprimidas no vaso dificultando as trocas gasosas que podem parar a absorção de água pelo sistema radicular levando à paragem do crescimento e queda das folhas. A falta de espaço prejudica a formação de novos capilares que absorvem mais rapidamente a água. Seu ficos esta debilitado, e da mesma forma que uma pessoa precisa está saudável para fazer uma cirurgia sua planta precisa esta revigorada antes de qualquer poda, portanto é hora de transplantá-la para um vaso maior com um bom substrato, mantendo as raízes e galhos intactos, se adubar neste momento a planta não suportará. Em três meses ela emitirá uma nova folhagem e estará pronta para qualquer intervenção.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
rifle22

MensagemEnviada: Seg Maio 13, 2013 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Entao eu nao podo as raizes ? mesmo elas estando extremamente gigante ?
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 13, 2013 11:01 pm    Assunto: Responder com citação

Se podar as raízes provavelmente ela não morrerá, mas pode retardar o processo de recuperação. Sem querer ser muito chato o resultado final do seu trabalho é o retrato de sua paciência e dedicação, então aconselho recuperar a vitalidade de sua planta antes de qualquer poda.
Att
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
rifle22

MensagemEnviada: Ter Maio 14, 2013 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

Vou passala pra um vaso maior entao... eu tenho q desembolar as raizes ? ou deixo do jeito que esta ? e onde tu acha q eu deveria cordar ?
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 05, 2013 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

onde mora?
se morar no sul onde a incidência do inverno induz uma dormência maior nas plantas eu não efetuaria essa poda nas raízes agora, eu aguardaria ate agosto, apesar de o fícus ser sempre verde ele também é atingido pela dormência no inverno, faria a poda necessária e colocaria um substrato mais apropriado para o desenvolvimento em um balde de no mínimo 20 litros, se quiser bonsai médio, iniciaria com uma poda radical no caule, reduzindo drasticamente o ápice...
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 09, 2013 11:07 am    Assunto: Responder com citação

rifle22 espero te ajudar mais do que confundir. Cada um falou uma uma coisa, e eu não vou ser diferente. O ficus é bem resistente e fácil de cultivar em locais quentes como o RJ. Primeira coisa, a planta está muito grande, corte ela pela metade, ou deixando 1/3 da parte aérea, não te preocupe em trabalhar com os ramos, teu foco é nas raízes. Depois de cortá-la, tire do pote, remova toda a terra. Raízes em excesso não ajudam a planta, o que ela precisa é substrato, portanto, cuide para que fiquem raízes capilares (as mais fininhas), e corte todas raízes longas ou em excesso. Replante em um pote grande com bom substrato. Não descuide as regas, e mantenha a planta sem intervenção por longo período (1 ano, pelo menos). É isto.
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 10, 2013 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

Depois de tantas ideias, vou apenas acompanhar e ver qual você escolhe!!!
Boa sorte.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 10, 2013 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

Bom todo mundo ja faou kkkkk
eu tbm transplantaria e faria uma poda drastica nao mexeria nas raizes por enquanto a não ser que estegam muito empoladas.
precisa rapido de um transplante e fique tranquilo que o ficus aquenta firme.
abraço...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: