FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Identificação da especie.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mooh

MensagemEnviada: Dom Jul 14, 2013 10:01 pm    Assunto: Identificação da especie. Responder com citação

Ganhei esse vaso e queria confirmar a sua espécie (me foi dada como cerejeira),

https://lh4.googleusercontent.com/EJ0waUE3mM5PPc2hemFAu7hEcrySHET4LH7asGW8Zbo=w276-h207-p-no

Estive olhado esta com bastante raiz saído por baixo, devo mudar o vaso ou espero o final do inverno

Editado pela última vez por Mooh em Seg Ago 26, 2013 11:27 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 15, 2013 5:00 pm    Assunto: Responder com citação

Mooh está correto. Mas é bom saber que existe mais do que uma espécie de cerejeira.. Então a sua é a Cerejeira do Rio Grande que responde pelo nome científico de eugenia involucrata. Pesquisa na net que vais encontrar belas imagens desta planta que um certo dia um forista denominou aqui de "majestosa"...
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mooh

MensagemEnviada: Dom Jul 21, 2013 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, agora tenho a confirmacao da especie, queria ajuda com os cuidados, ela esta com bastante raiz (saindo por baixo do vaso),
O que devo fazer
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 21, 2013 10:50 pm    Assunto: Responder com citação

Mooh,

Sua planta parece que está com uma saúde boa. Eu tenho uma dessas também, ainda é um pré bonsai, e está mais ou menos com o mesmo porte que a sua planta. O que eu recomendaria - e se eu estiver falando besteira, por favor me corrijam os mais experientes - é um transplante para um escorredor (esses de escorrer macarrão mesmo) com poda das raízes pivotantes, que são raízes bem mais grossas que as outras e que normalmente crescem verticalmente prá baixo, com a função de fixar a planta no solo. Ao colocar no escorredor, cuide para que a distribuição das raízes finas fique o mais radial possível, ou seja, olhando de cima, tente posicionar as raízes imaginando o tronco no centro e as raízes como se fossem "raios" de uma circunferência, que é a borda do seu escorredor.

Não sei se vc já leu algo sobre o assunto, em todo caso, recomendo que leia sobre poda de raiz, ok? Existem detalhes importantes sobre o torrão de terra que fica envolvendo as raízes quando vc tira a planta desse vaso plástico, o que fazer com esse torrão, quanto das raízes finas (responsáveis por alimentar a planta) vc pode tirar na poda, etc. Smile

Ou se você dispuser de um quintal, bom seria plantar a cerejeira na terra e esperar engrossar o tronco mais um pouco, por cerca de 1 ano. A técnica do escorredor é bem útil se vc for como eu, que mora em apartamento.

A matéria no site ajuda a começar a implementar esta técnica, dá uma conferida:

http://www.atelierdobonsai.com.br/Escorredor_e_Mamadeira.php

Qualquer coisa estamos aqui!

Abraço
Mooh

MensagemEnviada: Seg Jul 22, 2013 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Simba, obrigado pela dica, ja tinha ouvido falar dessa tecnica, estou meio em duvida se uso o escorredor ou coloco em bacia maior e deixo pra que se desenvolva. Vou dar mais uma pesquisada sobre o assunto, achei muitos que nao se adaptaram com a tecnica. se puderem me mandem sugestoes.
Mooh

MensagemEnviada: Qui Ago 01, 2013 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, fui regar minha planta hoje e vi que ta muito cheia de raiz e quase sem substrato, faço o transplante agora ou espero ate o fim do inverno???? Outra duvida apos pesquisar bastante, resolvi fazer o escorredor, to precisando de ajuda no sustratado que vou usar e se tiro um pouco da raiz e folhas ao fazer o transplante.
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 02, 2013 8:29 am    Assunto: Responder com citação

Olá Mooh!

Bom, pelo que aprendi lendo os mais experientes aqui no forum e outras fontes na internet, percebo que ainda estamos numa boa época para transplante (inverno). Se vc já tem o escorredor, e está percebendo que a planta tá muito "cabeluda" nas raízes, talvez seja uma boa transplantar com uma leve poda nelas. As raízes mais grossas, chamadas de pivotantes, podem ser podadas o máximo que der, pois elas possuem função de fixação, e se sua planta não vai pro solo, as pivotantes não terão função importante. As raízes mais capilares, que alimentam a planta, depois de podadas, devem ser dispostas radialmente no escorredor. Você poderá podar até uns 30% das raízes. Cuidado ao desmanchar o torrão de terra, normalmente danificam-se algumas raízes mais frágeis e às vezes só percebemos depois do dano feito. Se possível utilize um ancinho (o meu fiz com um garfo pequeno, entortando-se seus dentes em 90º para dentro a partir da metade da altura deles). Tente desmanchar este torrão de fora para o centro e de baixo para cima. Geralmente os entendidos recomendam deixar um pouco do torrão, até como meio de proteção para a parte radicular mais sensível, e pela questão dos microorganismos que ali já vivem - esse mutualismo entre fungos e raízes de plantas é conhecido como micorriza (http://pt.wikipedia.org/wiki/Micorriza). Eu colocaria como substrato uns 50% de areia grossa, 30% de caco de telha moída (2 a 3 mm) e 20% de material orgânico (terra preta). Lembre-se que não se deve adubar uma planta imediatamente após um transplante com poda de raízes, ainda mais no inverno, que por si só já não é época prá adubação, de um modo geral.

Estou tentando ajudar, porém também sou iniciante, portanto repito, se eu estiver falando bobagem, por favor me corrijam os mais experientes.

Boa sorte Mooh!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 02, 2013 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

Pode fazer o transplante logo. Com os dias quentes eu estamos tendo tem muita coisa já brotando como se fosse primavera.
abraço
Mooh

MensagemEnviada: Dom Ago 04, 2013 6:13 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada pelas dicas. Vou me preparar essa semana pra fazer o trasplante pro escorredor. Se puderem me tirem mais uma duvida faco tbem a poda das folhas no mesmo dia? caso sim de todas ou de partes
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 04, 2013 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Pode retirar as folhas também...
Mooh

MensagemEnviada: Seg Ago 05, 2013 1:49 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu mesmo pelas dicas, vou segui-las, obrigada.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: