| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 45 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Mar 31, 2013 12:45 am Assunto: Bonsai Videira ou bonsai Vitis vinifera. |
|
|
Olá pessoal,
a três anos comigo,
retirada de um pátio onde a casa seria removida,
essa videira deve ter em torno de 11 anos,
11 anos de chão 3 de treinamento a bonsai.
Total 14 anos,
é uma criança ainda,
mas eu gosto muito dela, na verdade gosto de todas,
mas devido a dificuldade me encanta as viniferas.
Segue fotos de meu trabalho:
- Frente, marca da serra no tronco.
- Frente, detalhe do pote antes do vaso.
- Verso, marca da serra no tronco.
- Verso, detalhe do pote antes do vaso.
- Frente, marca da serra no tronco removida.
- Verso, marca da serra no tronco removida.
- Vaso: criação deste que voz escreve.
-
- Muita raiz.
- Detalhe raiz.
- rachadura no tronco, metade morta metade viva.
- Frente já no vaso e com madeira podre removida.
-
-
- Verso com detalhe da madeira morta.
- Conclusão.
Espero que gostem amigos,
sempre lembrando que sua opinião me acrescenta muito.
Obrigado a todos desde já. _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 65 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Mar 31, 2013 1:15 am Assunto: |
|
|
Achei muito bacana. Você irá conduzir para um semi-cascata certo?
Um abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 31, 2013 1:35 am Assunto: |
|
|
Sim amigo,
han kengai deve ser o caminho mais acertado nesse momento...
Obrigado. _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Mar 31, 2013 10:07 am Assunto: bonsai |
|
|
Bem vindo ao clube dos cultivadores de videira bonsai, no qual me incluo há alguns anos. Para familiarizar voce, eis alguns modelitos básicos:
Por último, a minha "filhinha", coletada há uns 10 anos e que venho tentando moldar desde então:
Produz muitos cachos de uvinhas, mas como o clima no DF não é favorável, eles secam e caem antes de aumentarem o diametro do fruto, infelizmente. Mas é uma alegria só, ver a planta frutificando, compensa todo o resto. rssssss detalhe do substrato que uso:
Aqui o registro da primeira frutificação dela:
O pessoal do sul do país, graças ao clima, têm bem mais sorte que eu, pois os frutos crescem e aparecem:
Enquanto minha videira estiver linda e saudável, não irei me preocupar muito com sua frutificação, que se repete sempre todo ano, com o mesmo resultado. Não podemos ter tudo, né? tenhamos então o bonsai, esqueçamos os frutos dele.....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 31, 2013 3:24 pm Assunto: |
|
|
Valeu nickyfury,
trabalho a uns 3 a 4 anos com elas tbm,
por enquanto de quatro que eu coletei duas estão bem fortes,
inclusive a 5ª imagem que vc postou a videira era minha, mas ela morreu...
Obrigado pela atenção e vamos nessa que em breve teremos muitas videiras por aqui e muita experiência em debate...
Abraço  _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 31, 2013 11:18 pm Assunto: |
|
|
vou aproveitar e mostrar mais uma que eu tenho...
Essa deve ter 8 anos de chão e 3 de treinamento em vaso.
Total: 11 anos
-
-
-
Abraço! _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
Claudio Soares II 1.o PASSO

Registrado: 19/03/12 Mensagens: 168 Localização: Caxias do sul-RS
|
Enviada: Ter Ago 13, 2013 9:39 am Assunto: |
|
|
Amigo Nicky, Fabrício e demais conhecedores da Vitis, preciso de uma orientação sobre o melhor substrato para recuperar yamadori de vitis, sabem que aqui na serra gaúcha temos um ótimo clima para essa espécie e no domingo, fui a campo retirar algumas plantas de um parreiral que será renovado, tirei 7 plantas, duas delas de grosso calibre com mais de 40 anos, me assegurou o proprietário pois foi o avô dele quem plantou, a mais nova, estima-se 10 a 15 anos, porém, como a região tem muitas pedras, as raízes capilares estavam em sua maioria entranhadas nas fissuras das pedras e muito..mas muito longe da base, tiramos da melhor maneira que pudemos e ao chegar em casa rapidamente coloquei-as em solução de tiamina, já tenho as bacias e pretendo enterrá-las hoje e minha dúvida é se enterro só na areia como de praxe ou coloco um pouco de matéria orgânica, condicionador se dolo e tijolo moído?? Obrigado. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Ago 13, 2013 2:12 pm Assunto: |
|
|
Claudio na nossa região as videiras se recuperam facilmente, devido ao clima muito favorável. Dá para dizer quase independente do substrato utilizado. De qualquer modo sugiro que use a areia grossa e coloque sim um pouco de matéria orgânica (uns 15%) e também pode adicionar o tijolo moído, uns 20%... Lembrando que neste primeiro ano você somente deve se fixar na recuperação da planta, em um recipiente relativamente grande (uns 10 litros) a fim da planta obter uma boa brotação e um melhor enraizamento. No inverno do ano que vem poderá retirar ela e já fazer uma poda das raizes longas e também uma primeira poda de formação da estrutura aérea...
Ano passado recuperei umas videiras de mais de 50 anos, só que em função do meu envolvimento com o Evento de Rolante, acho que o próximo passo vai ficar para o ano que vem. Não estou dando conta de replantar e manter tudo o que tenho no momento...rsrsrs
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 13, 2013 2:41 pm Assunto: |
|
|
Legal Elio, os recipientes realmente são grandes, e sua orientação é mais ou menos o que havia previsto, obrigado pela dica, se obtiver êxito com essas, ano que vem vou me programar melhor, inclusive fica o convite para o amigo se tiver interesse, podemos combinar ano que vem para retirar mais algumas...contei mais de vinte plantas antigas que serão trocadas lá nesse parreiral, e tenho passe livre...aí na primavera eu vou lá e olho as mais interessantes e vigorosas e deixo marcadas para retirar no inverno, tinha selecionado umas 12 mas só consegui retirar 7..kkk...haja braço. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 17, 2013 12:23 am Assunto: |
|
|
Amigo Claudio Soares,
essa dica de substrato do amigo Elio Luis Secchi é quente,
uso dessa forma tabém, porem já perdi duas videiras,
foi por não usar enraizante tiamina ou por deixar por muito tempo a sombra depois da coleta, ainda não sei qual foi meu erro, não me culpo muito por que sei que as plantas eram bem velhas e não estavam fortes o suficiente.
Gostaria muito de poder estar ai em sua região em épocas de troca de matrizes na lavoura... deve ser um espetáculo... abraço e boa sorte.  _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 18, 2013 10:03 am Assunto: |
|
|
Fabricio, já estão em bacia bem grandes e bem fixadas para não moverem-se com o substrato acima referido após fiarem um dia em solução de tiamina e ao final reguei todo o substrato com essa solução, pretendo repetir a tiamina a cada semana, no más, água e sombra.
Quando vc comentou que perdeu 2 tralvês por ficar muito tempo na sombra vc se refere a quanto tempo? pretendo deixas uns 40 dias, dependendo das arrebentações de brotos, o que vc sugere para que eu não cometa a mesma falha?
Quanto à época de troca das matrizes, fica o convite, assim como já o fiz ao amigo Elio Secchi para quem sabe no próximo ano, vcs virem para cá para fazermos uns yamadoris, eu consigo facilmente ótimas plantas que serão trocadas e autorizações dos cultivadores...Vamos planejar um piquenique nas parreiras??? Abraço. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 18, 2013 10:18 am Assunto: |
|
|
.. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Ago 18, 2013 6:36 pm Assunto: |
|
|
Claudio sobre o tempo de deixar as videiras à meia sombra, pode abreviar bastante este tempo... Assim que ela emitir brotos com 2-3 cm de comprimento já pode levar ao sol. As videiras arrancadas de raiz nua normalmente são plantadas direto à campo, sem nenhum tipo de sombreamento e o índice de pega é bem perto dos 100%... A questão principal é a época, que agora ainda é boa, desde que seja variedades que não iniciaram brotação.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 20, 2013 7:53 pm Assunto: |
|
|
Estamos todos em sintonia nesse diálogo, fico muito feliz...
Esse detalhe de sol ou sombra depois da coleta é um dos grandes motivos de perda de yamadoris, assim como o amigo Elio coloca acima.
As duas que perdi assim que brotaram deixei por mais 30 dias a sobra, com luz indireta, sendo que as outras que estão saudáveis e já estão comigo a mais de 3 anos foram colocadas direto ao sol.
Muitas plantas são coletadas e quando os primeiros brotes são emitidos colocamos ao sol e esse brotes eram apenas nutrientes de defesa armazenados na planta e liberados por stress de auto defesa e ao colocar ao sol acabamos por matar a planta, no entanto, as videiras ao contrário podem ficar ao sol (dessa época) direto após a coleta sem problemas pois o maior perigo para ela é a água em excesso e a falta de sol...
Se eu conseguir me organizar eu vou ai te visitar sim meu amigo... fico só imaginando eu feito criança no playground...kkkkkkk...
Abraço, e boa sorte. _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 20, 2013 8:09 pm Assunto: |
|
|
Uma dado importante que notamos ao falar de videira, sol, água e substrato é o que se refere ao cultivo natural da planta,
sempre a céu aberto e em terreno com declive de solo pedregoso ou argiloso para ser sempre bem drenado evitando o acúmulo de água,
evitando assim os amigos fungos...  _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
|