Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ViniciuSub
Registrado: 16/08/13 Idade: 34 Mensagens: 5 Localização: Vila Velha-ES
|
Enviada: Sáb Ago 17, 2013 8:29 pm Assunto: Arame de cobre descoberto. |
|
|
Oi, estou iniciando na arte do bonsai, e chegou na hora de aramar algumas plantas, mais me surgiu a duvida quanto a toxidade do arame de cobre quando descoberto, pois sei que este 'e extremamente toxico em aquarios, e invertebrados em geral, inclusive extremamente toxico contra algas. alem de ja ter lido em algum lugar que pregos de cobre fincados em arvores sao uma forma de mata-las.
alguem poderia me esclarecer esta questao? Obrigado !! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Ago 17, 2013 11:31 pm Assunto: |
|
|
Não há problema algum no uso de arames de cobre na aramação dos bonsai. Aliás eles por décadas (ou seria séculos...) estão sendo usados para este fim. O detalhe é que para uma melhor funcionalidade, ficarem mais maleáveis e também permanecerem melhor posicionados, é necessários queimá-los antes de usar. Tem que ser ao fogo mesmo, não adianta colocar em forno ou coisa assim. Faça uma fogueirinha coloca eles ao fogo e quando começar a emitir labaredas azuladas retire e coloque imediatamente em um recipiente com água a fim de dar um choque de resfriamento.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
renatolaureano 1.o PASSO

Registrado: 04/10/09 Idade: 47 Mensagens: 155 Localização: Contagem-MG
|
Enviada: Seg Ago 19, 2013 9:10 am Assunto: |
|
|
Elio,
foi uma dica muito boa. Não gostava do arame de cobre justamente pela dureza dele e com isso fica mais fácil a armação.
Mais uma para seu repertório de boas dicas. _________________ Att,
Renato Laureano / BH |
|
|
 |
AdrianoOliveira

Registrado: 08/03/10 Idade: 49 Mensagens: 62 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Ago 19, 2013 9:27 am Assunto: Re: Arame de cobre descoberto. |
|
|
ViniciuSub escreveu: | Oi, estou iniciando na arte do bonsai, e chegou na hora de aramar algumas plantas, mais me surgiu a duvida quanto a toxidade do arame de cobre quando descoberto, pois sei que este 'e extremamente toxico em aquarios, e invertebrados em geral, inclusive extremamente toxico contra algas. alem de ja ter lido em algum lugar que pregos de cobre fincados em arvores sao uma forma de mata-las.
alguem poderia me esclarecer esta questao? Obrigado !! |
O que estudei sobre arames de cobres, no Japão, eles são específicos para coníferas e que não se devem utilizá-los para fixar as plantas no vaso, haja vista que, o óxido de cobre é extremamente tóxico para as raízes.
Uma das fontes: http://youtu.be/KYTF9hPNpWM |
|
|
 |
ViniciuSub
Registrado: 16/08/13 Idade: 34 Mensagens: 5 Localização: Vila Velha-ES
|
Enviada: Seg Ago 19, 2013 2:56 pm Assunto: |
|
|
Bom, muito obrigado pelos esclarecimentos, ja ``amoleci`` o arame na churrasqueira e ja aramei as plantas, em breve postarei fotos delas quem sabe daqui uns 6 meses...! quanto a toxidade do cobre quem tiver mais informa'coes podem continuar postando.!
grande abraco!!! |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Ago 19, 2013 8:51 pm Assunto: |
|
|
Esta questão da toxicidade do cobre não é tão relevante assim, talvez nada relevante. O "volume" de toxicidade que ele possa liberar é mínimo. Há 7 anos que uso arame de cobre para amarrar as plantas e até hoje nenhuma morreu por isso, nem mesmo percebi qualquer dano em raízes... sei lá...acho que tem muito mito por aí no cultivo do bonsai.
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Ago 19, 2013 9:13 pm Assunto: |
|
|
Os sintomas de contaminação por cobre são:
1- clorose em folhas jovens (coloração amarelada)
2- diminuição no tamanho das folhas
3- diminuição no crescimento da planta.
AdrianoOliveira se não foram observados os sintomas acima, não se preocupe com um problema que não existe.
Elio Luis Secchi provavelmente você trocar o substrato da planta bem antes que qualquer óxido de cobre possa se diluir em água, ser absorvido e causar problemas ao bonsai. |
|
|
 |
AdrianoOliveira

|
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Ago 20, 2013 9:15 am Assunto: |
|
|
AdrianoOliveira, o sulfato de cobre é conhecido como "calda bordalesa" a qual é utilizada como anti-fúngica. Os íons de Cu e S diluídos em água são absorvidos pelas raízes podendo trazer prejuízos à planta, por isto é desaconselhado que a calda pingue ou seja derramada sobre o substrato, uma vez que trata-se de substância concentrada. Já o cobre metálico não encontra-se na forma iônica, portanto é menos provável que seja absorvido. |
|
|
 |
AdrianoOliveira

|
Enviada: Ter Ago 20, 2013 9:36 am Assunto: |
|
|
Arzivenko escreveu: | AdrianoOliveira, o sulfato de cobre é conhecido como "calda bordalesa" a qual é utilizada como anti-fúngica. Os íons de Cu e S diluídos em água são absorvidos pelas raízes podendo trazer prejuízos à planta, por isto é desaconselhado que a calda pingue ou seja derramada sobre o substrato, uma vez que trata-se de substância concentrada. Já o cobre metálico não encontra-se na forma iônica, portanto é menos provável que seja absorvido. |
muito obrigado pela explicação!
 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 20, 2013 10:13 pm Assunto: |
|
|
Correto Arzivenko, o sulfato de cobre pode sim causar danos às raízes...
O que é bem diferente de apenas o cobre, como era citado acima...
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Ago 21, 2013 12:22 pm Assunto: |
|
|
Quanto ao mal que o enxofre possa causar às plantas tenho minhas dúvidas. Cerca de um mês atrás tive 3 vasos imersos em calda sulfocálcica ( a história é longa, se quiserem conto mas o foco é a consequência).
De um total de 12 Shimpaku, 3 foram as vítimas.
Um mês depois constato que nenhum mal ocorreu aos três.
Estão feitos, rebrotando.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 21, 2013 3:32 pm Assunto: |
|
|
Xará, creio que daí depende a concentração e diluição da calda. Bem diluída, em pequenas em pequenas doses a calda sulfocálcica serve até como adubo...
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Ago 21, 2013 6:48 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Xará, creio que daí depende a concentração e diluição da calda. Bem diluída, em pequenas em pequenas doses a calda sulfocálcica serve até como adubo...
abraço |
Xará, foi por acidente mas a concentração era de 20 ml por litro de água e os vasos ficaram imersos nessa solução por uns 20 minutos.
Qualquer dia vou fazer um teste monitorado. Aí tiraremos a dúvida!
abraço, véio! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
|