 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
eduardocruz

Registrado: 03/04/09 Idade: 37 Mensagens: 34 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Fev 16, 2014 11:15 am Assunto: criar dentro de apartament sakura(Prunus serrulata) e outras |
|
|
Tenho no meu apartamento um Ulmus Chines que está se adaptando muito bem.
Meu apartamento é daqueles que tem sacada fechada.
O bonsai fica bem na janela da sacada, que é virada para o leste, e pega sol desde a hora que o sol nasce até as 11:30 da manhã. No resto do dia, o local é bem iluminado, mas não pega sol diretamente.
Não tenho ar condicionado no ambiente.
Estou agora pensando em adquirir sementes para as seguintes espécies:
- sakura (Prunus serrulata)
- Acer Palmatum
- Pistache Chines
- Acer Saccharum
- Acer Rubrum
Mas gostaria de saber se tais espécies viveriam no ambiente que tenho aqui no meu apartamento, e se há algo que poderia fazer para ajudar, como iluminação artificial.
Obrigado |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Fev 16, 2014 9:27 pm Assunto: |
|
|
Eduardo, pegando sol durante toda a manhã, não creio ser problema a falta de luz, portanto não necessita de luz artificial. O que vejo como problema é a falta de ventilação, uma vez que o amigo disse aí que o local é uma sacada fechada. O ulmus é uma planta bastante resistente e portanto vai suportando bem o ambiente interno. Isso não quer dizer que com o passar dos meses ou anos ele não esteja sofrendo e lentamente se fragilizando, tão lentamente que a gente não percebe. Já as outras espécies sugeridas certamente sentiriam bastante a falta de ventilação. Sempre temos que lembrar que as árvores tem uma vocação para estarem totalmente a céu aberto, este é seu habitat natural, portanto isso é que procuram: sol, vento, chuva, frio, calor, enfim, todas as mudanças que o ambiente externo oferece. Mas podendo deixar ao mesmo tempo entrar sol e ventilação, deixando bem próximo das aberturas a coisa já fica diferente. É muito importante há cada 2 ou 3 semanas dar um giro na planta a fim de que pegue sol e vento em todos os lados, se não a tendência é começar a secar os galhos que ficam voltados para o lado de dentro do ap. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
eduardocruz

Registrado: 03/04/09 Idade: 37 Mensagens: 34 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Fev 17, 2014 9:21 am Assunto: |
|
|
Oi obrigado pela resposta.
Acho que me expressei mal numa coisa.
A sacada é fechada, mas a janela tem quase 2m de abertura e mantenho ela totalmente aberta durante o dia.
Durante a noite fica parcialmente aberta, pois o vento é muito forte onde moro.
Além disso, vou adaptar rodinhas na mesa dos bonsai e trasê-los para meu quarto de tarde, pois o sol na janela do meu quarto bate das 15h-17h.
O que você acha? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
eduardocruz

Registrado: 03/04/09 Idade: 37 Mensagens: 34 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Fev 17, 2014 9:26 am Assunto: |
|
|
Continuando, chuva não vai ter como.
Mas em relação à ventilação e mudanças de temperatura, o bonsai fica a 10cm da janela escancarada. E, como disse, não tenho ar condicionado. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
eduardocruz

Registrado: 03/04/09 Idade: 37 Mensagens: 34 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Fev 17, 2014 9:39 am Assunto: |
|
|
Eu também tenho lido que a sakura não sobrevive no nosso clima porque requer inverno mais intenso.
Será que o frio de Porto Alegre não da conta? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
eduardocruz

Registrado: 03/04/09 Idade: 37 Mensagens: 34 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Fev 17, 2014 10:55 am Assunto: |
|
|
Ah, será que um ipê viveria bem nessas condiçoes? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Fev 17, 2014 9:12 pm Assunto: |
|
|
A sakura de okinawa vai bem em Porto Alegre pois aceita locais com frio menos intenso. Quanto ao ipê não é uma planta fácil para bonsai por ter um crescimento com poucas ramificações e entrenós longos. Cultivar em local inapropriado vai ser sempre apenas uma "plantinha"...Sobreviver ele vai, o difícil é "estilizar" ele. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|