| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
eduardocruz

Registrado: 03/04/09 Idade: 38 Mensagens: 34 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Fev 16, 2014 11:15 am Assunto: criar dentro de apartament sakura(Prunus serrulata) e outras |
|
|
Tenho no meu apartamento um Ulmus Chines que está se adaptando muito bem.
Meu apartamento é daqueles que tem sacada fechada.
O bonsai fica bem na janela da sacada, que é virada para o leste, e pega sol desde a hora que o sol nasce até as 11:30 da manhã. No resto do dia, o local é bem iluminado, mas não pega sol diretamente.
Não tenho ar condicionado no ambiente.
Estou agora pensando em adquirir sementes para as seguintes espécies:
- sakura (Prunus serrulata)
- Acer Palmatum
- Pistache Chines
- Acer Saccharum
- Acer Rubrum
Mas gostaria de saber se tais espécies viveriam no ambiente que tenho aqui no meu apartamento, e se há algo que poderia fazer para ajudar, como iluminação artificial.
Obrigado |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Fev 16, 2014 9:27 pm Assunto: |
|
|
Eduardo, pegando sol durante toda a manhã, não creio ser problema a falta de luz, portanto não necessita de luz artificial. O que vejo como problema é a falta de ventilação, uma vez que o amigo disse aí que o local é uma sacada fechada. O ulmus é uma planta bastante resistente e portanto vai suportando bem o ambiente interno. Isso não quer dizer que com o passar dos meses ou anos ele não esteja sofrendo e lentamente se fragilizando, tão lentamente que a gente não percebe. Já as outras espécies sugeridas certamente sentiriam bastante a falta de ventilação. Sempre temos que lembrar que as árvores tem uma vocação para estarem totalmente a céu aberto, este é seu habitat natural, portanto isso é que procuram: sol, vento, chuva, frio, calor, enfim, todas as mudanças que o ambiente externo oferece. Mas podendo deixar ao mesmo tempo entrar sol e ventilação, deixando bem próximo das aberturas a coisa já fica diferente. É muito importante há cada 2 ou 3 semanas dar um giro na planta a fim de que pegue sol e vento em todos os lados, se não a tendência é começar a secar os galhos que ficam voltados para o lado de dentro do ap. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
eduardocruz

|
Enviada: Seg Fev 17, 2014 9:21 am Assunto: |
|
|
Oi obrigado pela resposta.
Acho que me expressei mal numa coisa.
A sacada é fechada, mas a janela tem quase 2m de abertura e mantenho ela totalmente aberta durante o dia.
Durante a noite fica parcialmente aberta, pois o vento é muito forte onde moro.
Além disso, vou adaptar rodinhas na mesa dos bonsai e trasê-los para meu quarto de tarde, pois o sol na janela do meu quarto bate das 15h-17h.
O que você acha? |
|
|
 |
eduardocruz

|
Enviada: Seg Fev 17, 2014 9:26 am Assunto: |
|
|
Continuando, chuva não vai ter como.
Mas em relação à ventilação e mudanças de temperatura, o bonsai fica a 10cm da janela escancarada. E, como disse, não tenho ar condicionado. |
|
|
 |
eduardocruz

|
Enviada: Seg Fev 17, 2014 9:39 am Assunto: |
|
|
Eu também tenho lido que a sakura não sobrevive no nosso clima porque requer inverno mais intenso.
Será que o frio de Porto Alegre não da conta? |
|
|
 |
eduardocruz

|
Enviada: Seg Fev 17, 2014 10:55 am Assunto: |
|
|
| Ah, será que um ipê viveria bem nessas condiçoes? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Fev 17, 2014 9:12 pm Assunto: |
|
|
A sakura de okinawa vai bem em Porto Alegre pois aceita locais com frio menos intenso. Quanto ao ipê não é uma planta fácil para bonsai por ter um crescimento com poucas ramificações e entrenós longos. Cultivar em local inapropriado vai ser sempre apenas uma "plantinha"...Sobreviver ele vai, o difícil é "estilizar" ele. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|