|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
charlesfmachado 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 26, 2005 8:54 am Assunto: Serissa MAME (3 anos) - quais os cuidados ??? |
|
|
Olá pessoal,
Comprei recentemente mais um bonsai de Serissa MAME com 3 anos, transplantada em setembro/2004 . Tenho algumas dúvidas:
Quais os principais cuidados ?
Qual o tipo de adubo que devo usar ? Já posso usar ?
Gostaria de Opniões quanto estilo a seguir e o que trabalhar nela agora.
Agradeço muito a ajuda.
 _________________ Charles Machado
"Mame Shohin Bonsai" |
|
|
 |
Gabriel Vanzella

|
Enviada: Qua Jan 26, 2005 5:06 pm Assunto: |
|
|
Olá Charles!
Bonito espécime, bem, a respeito dos cuidados, entre no site do Sr. Mario, lá há excelentes informações a respeito de cuidados que se deve ter com um Bonsai.
http://www.atelierdobonsai.com.br/
A respeito do adubo, acredito que poderá utilizar o 10-10-10 com a metade da concentração indicada na embalagem em numa aplicação de 3 em 3 semanas. Adubo orgânico seria ideal, mas penso que seria pouco prático aplicá-lo num vaso tão pequeno.
E finalmente o estilo, bem eu começaria pensando no estilo Moyogi, informal direito, não sei se você concorda, mas o interessante é que já ouvi relatos de pessoas que começam imaginado um estilo e conforme vão trabalhando, alteram para outro. Sendo assim, não me preocuparia tanto, tenha um estilo como objetivo, mas seja flexível para alterá-lo quando bem lhe agradar.
Espero ter ajudado.
Abraço |
|
|
 |
charlesfmachado 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 26, 2005 6:07 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Gabriel... com certeza suas dicas ajudam muito... estou com uma dúvida agora a respeito do tamanho desse vaso pois está secando muito rápido o substrato pois é bem pequeno mesmo...
abraço _________________ Charles Machado
"Mame Shohin Bonsai" |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Jan 26, 2005 11:36 pm Assunto: Umidade |
|
|
Charles, se você colocar um prato com água abaixo do vaso, tendo os cuidados necessários com o mosquito da dengue, terá umidade por evaporação o que ajudará em muito na manutenção de planta tão pequena. Coloque água em um prato ponha um suporte dentro (pedra ou o que valha) de maneira que o vaso fique sobre o suporte mas, não fique na água. Acredito que vai ajudar!
charlesfmachado escreveu: | Obrigado Gabriel... com certeza suas dicas ajudam muito... estou com uma dúvida agora a respeito do tamanho desse vaso pois está secando muito rápido o substrato pois é bem pequeno mesmo...
abraço |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Qui Jan 27, 2005 2:55 am Assunto: |
|
|
Oi Charles,
eu conheço esse vaso, me parece by Mizuno,
Muito bonito seu mame!!!
Quanto a umidade da terra, voce pode também afundar seu vasinho em um recipiente com areia (tipo aqueles pratinhos pretos para colocar vasos de flores). Assim, quando voce for regar, o excesso fica na areia que a planta vai absorvendo também.
Abração
Cecilia |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 27, 2005 1:44 pm Assunto: |
|
|
Essa dica da Cissa eu nunca tinha ouvido falar nao, mas essa do Mario é bem eficiente.
Voce coloca o prato com agua, coloca algumas pedras, para que o fundo do vaso na entre em contato com a agua e nao apodreça as raizes, e entao coloca a planta em cima das pedras.
Essa tecnica da Cissa irei testa-la em breve... _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jan 28, 2005 9:59 pm Assunto: Re: Serissa MAME (3 anos) - quais os cuidados ??? |
|
|
charlesfmachado escreveu: | Olá pessoal,
Comprei recentemente mais um bonsai de Serissa MAME com 3 anos, transplantada em setembro/2004 . Tenho algumas dúvidas:
Quais os principais cuidados ?
Qual o tipo de adubo que devo usar ? Já posso usar ?
Gostaria de Opniões quanto estilo a seguir e o que trabalhar nela agora.
Agradeço muito a ajuda.
 |
Oi!!!!!
Como sou aficcionada por MAME e com muito medo, vou dar algumas sugestões que possuo através de experiências: eu coloco sempre brita zero e uma gelatina que existe contra o mosquito da dengue (quando seca fica igual gelatina e quando está úmida dilata e mata o mosquito). Quanto ao estilo, acho que o ereto informal é o que mais se adapta a planta vista na foto. Estamos com muito calor aki na minha cidade, eu não mexeria nela, esperaria o tempo melhorar para depois até podar.
Abraços da aprendiz de bonsaista
Angela |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Fev 05, 2005 10:25 pm Assunto: Mame |
|
|
Eu tenho alguns mame eu faço o seguinte coloco varios vasinhos em uma caixa plastica com o fundo perfurado furos de 3mm tipo bandeja contendo um substrato bem arenoso e deixo somente metade dos vasos pra fora da terra desta forma a planta mantem a umidade como o bonsai de tamanho maior mas é necessario retirar os vasos a cada 3 meses para retirar a raiz que sai pelo furo do vaso tem uma dica de uma site japa bem legal mostrando bem detalhado! http://www.wafu.com/sub774.htm _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|