Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
charlesfmachado 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 26, 2005 8:54 am Assunto: Serissa MAME (3 anos) - quais os cuidados ??? |
|
|
Olá pessoal,
Comprei recentemente mais um bonsai de Serissa MAME com 3 anos, transplantada em setembro/2004 . Tenho algumas dúvidas:
Quais os principais cuidados ?
Qual o tipo de adubo que devo usar ? Já posso usar ?
Gostaria de Opniões quanto estilo a seguir e o que trabalhar nela agora.
Agradeço muito a ajuda.
 _________________ Charles Machado
"Mame Shohin Bonsai" |
|
|
 |
Gabriel Vanzella

|
Enviada: Qua Jan 26, 2005 5:06 pm Assunto: |
|
|
Olá Charles!
Bonito espécime, bem, a respeito dos cuidados, entre no site do Sr. Mario, lá há excelentes informações a respeito de cuidados que se deve ter com um Bonsai.
http://www.atelierdobonsai.com.br/
A respeito do adubo, acredito que poderá utilizar o 10-10-10 com a metade da concentração indicada na embalagem em numa aplicação de 3 em 3 semanas. Adubo orgânico seria ideal, mas penso que seria pouco prático aplicá-lo num vaso tão pequeno.
E finalmente o estilo, bem eu começaria pensando no estilo Moyogi, informal direito, não sei se você concorda, mas o interessante é que já ouvi relatos de pessoas que começam imaginado um estilo e conforme vão trabalhando, alteram para outro. Sendo assim, não me preocuparia tanto, tenha um estilo como objetivo, mas seja flexível para alterá-lo quando bem lhe agradar.
Espero ter ajudado.
Abraço |
|
|
 |
charlesfmachado 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 26, 2005 6:07 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Gabriel... com certeza suas dicas ajudam muito... estou com uma dúvida agora a respeito do tamanho desse vaso pois está secando muito rápido o substrato pois é bem pequeno mesmo...
abraço _________________ Charles Machado
"Mame Shohin Bonsai" |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Jan 26, 2005 11:36 pm Assunto: Umidade |
|
|
Charles, se você colocar um prato com água abaixo do vaso, tendo os cuidados necessários com o mosquito da dengue, terá umidade por evaporação o que ajudará em muito na manutenção de planta tão pequena. Coloque água em um prato ponha um suporte dentro (pedra ou o que valha) de maneira que o vaso fique sobre o suporte mas, não fique na água. Acredito que vai ajudar!
charlesfmachado escreveu: | Obrigado Gabriel... com certeza suas dicas ajudam muito... estou com uma dúvida agora a respeito do tamanho desse vaso pois está secando muito rápido o substrato pois é bem pequeno mesmo...
abraço |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Qui Jan 27, 2005 2:55 am Assunto: |
|
|
Oi Charles,
eu conheço esse vaso, me parece by Mizuno,
Muito bonito seu mame!!!
Quanto a umidade da terra, voce pode também afundar seu vasinho em um recipiente com areia (tipo aqueles pratinhos pretos para colocar vasos de flores). Assim, quando voce for regar, o excesso fica na areia que a planta vai absorvendo também.
Abração
Cecilia |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 27, 2005 1:44 pm Assunto: |
|
|
Essa dica da Cissa eu nunca tinha ouvido falar nao, mas essa do Mario é bem eficiente.
Voce coloca o prato com agua, coloca algumas pedras, para que o fundo do vaso na entre em contato com a agua e nao apodreça as raizes, e entao coloca a planta em cima das pedras.
Essa tecnica da Cissa irei testa-la em breve... _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jan 28, 2005 9:59 pm Assunto: Re: Serissa MAME (3 anos) - quais os cuidados ??? |
|
|
charlesfmachado escreveu: | Olá pessoal,
Comprei recentemente mais um bonsai de Serissa MAME com 3 anos, transplantada em setembro/2004 . Tenho algumas dúvidas:
Quais os principais cuidados ?
Qual o tipo de adubo que devo usar ? Já posso usar ?
Gostaria de Opniões quanto estilo a seguir e o que trabalhar nela agora.
Agradeço muito a ajuda.
 |
Oi!!!!!
Como sou aficcionada por MAME e com muito medo, vou dar algumas sugestões que possuo através de experiências: eu coloco sempre brita zero e uma gelatina que existe contra o mosquito da dengue (quando seca fica igual gelatina e quando está úmida dilata e mata o mosquito). Quanto ao estilo, acho que o ereto informal é o que mais se adapta a planta vista na foto. Estamos com muito calor aki na minha cidade, eu não mexeria nela, esperaria o tempo melhorar para depois até podar.
Abraços da aprendiz de bonsaista
Angela |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Fev 05, 2005 10:25 pm Assunto: Mame |
|
|
Eu tenho alguns mame eu faço o seguinte coloco varios vasinhos em uma caixa plastica com o fundo perfurado furos de 3mm tipo bandeja contendo um substrato bem arenoso e deixo somente metade dos vasos pra fora da terra desta forma a planta mantem a umidade como o bonsai de tamanho maior mas é necessario retirar os vasos a cada 3 meses para retirar a raiz que sai pelo furo do vaso tem uma dica de uma site japa bem legal mostrando bem detalhado! http://www.wafu.com/sub774.htm _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
|