| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico   | 

| Autor | 
		Mensagem | 

whiteknight

| 

Enviada: Qua Fev 02, 2005 8:45 am    Assunto: bonsai vindo de sementes não produz? | 
				     | 

| 

Olá,

Estava lendo o tópico 'Meu primeiro bonsai...'  do "Minha árvore e sua opinião" e pelo que entendi (bonsai de) jaboticabeira vindo de semente não produzfrutos...isso acontece com qualquer bonsai vindo de semente?? E alguém sabe dizer o porque disso??

[ ]'s _________________ ajudem esse forum a crescer: www.artebonsai.net | 

| 

| 

| 

Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
  | 

Enviada: Qua Fev 02, 2005 11:19 am    Assunto: Re: bonsai vindo de sementes não produz? | 
				     | 

| 

Whitknight, é um fato que ocorre com algumas espécies, a jabuticaba é uma delas até prova em contrário. As hibridas produzirão! A razão do porque isto acontece não sei dizer corretamente mas penso que pode ocorrer o seguinte: (Pura divagação!)

A planta pode precisar de uma quantidade de algum tipo de nutriente que não consegue ser produzido com uma pequena quantidade de raízes; algum tipo de processamento interno que não metaboliza estes nutrientes, na quantidade ideal, necessários à planta para o desenvolvimento de frutos. Quem sabe?

| whiteknight escreveu: | 	 		  Olá,

Estava lendo o tópico 'Meu primeiro bonsai...'  do "Minha árvore e sua opinião" e pelo que entendi (bonsai de) jaboticabeira vindo de semente não produzfrutos...isso acontece com qualquer bonsai vindo de semente?? E alguém sabe dizer o porque disso??

[ ]'s | 	 
  _________________ Seu amigo no bonsai

Mário A G Leal | 

| 

| 

| 

Sergivaldo PARTICIPANTE

| 

Enviada: Qua Fev 02, 2005 11:21 am    Assunto:  | 
				     | 

| 

Olá amigo,

Nunca cultivei jabuticabeira a partir de sementes mas não creio que estas não produzirão frutos. 

O que sabemos é que um bonsai criado a partir de uma alporquia ou estaquia irá produzir muito mais rapidamente seus frutos. Daí a recomendação. 

As jabuticabeiras demoram muito tempo para iniciar a produzir frutos, cerca de 18 anos (J. Sabará). As híbridas produzem mais precocemente.

Há muitas frutíferas cultivadas como bonsai, a partir de sementes, que produzem normalmente. Ex.: romã, pitanga, ubaia, etc. 

Apenas para lembrar: a paciência para quem cultiva bonsai a partir de sementes deve ser muito maior.

Um abração,

Sergivaldo | 

| 

| 

| 

| 

Enviada: Qua Fev 02, 2005 11:48 am    Assunto: Jabuticaba | 
				     | 

| 

Sergivaldo, preciso ver para acreditar. Até hoje não encontrei nenhuma jabuticabeira de semente, como bonsai, produzindo. Nem com 50 anos, como a de um senhor, japonês, aqui de Ribeirão Preto, reclamava pois viu em uma exposição uma árvore que levei cheia de frutos (híbrida)

| Sergivaldo escreveu: | 	 		  Olá amigo,

Nunca cultivei jabuticabeira a partir de sementes mas não creio que estas não produzirão frutos. 

O que sabemos é que um bonsai criado a partir de uma alporquia ou estaquia irá produzir muito mais rapidamente seus frutos. Daí a recomendação. 

As jabuticabeiras demoram muito tempo para iniciar a produzir frutos, cerca de 18 anos (J. Sabará). As híbridas produzem mais precocemente.

Há muitas frutíferas cultivadas como bonsai, a partir de sementes, que produzem normalmente. Ex.: romã, pitanga, ubaia, etc. 

Apenas para lembrar: a paciência para quem cultiva bonsai a partir de sementes deve ser muito maior.

Um abração,

Sergivaldo | 	 

Mário A G Leal | 

| 

| 

| 

Sergivaldo PARTICIPANTE

| 

Enviada: Qua Fev 02, 2005 12:00 pm    Assunto:  | 
				     | 

| 

Grande Mário!!!

"Nunca cultivei jabuticabeira a partir de sementes mas não creio que estas não produzirão frutos. "

Pois é amigo, penso que na natureza as jabuticabeiras nascem a partir de sementes e, depois de muitos anos, produzem seus frutos. Se eu pegar uma dessas plantas (yamadori) e trabalhá-las como bonsai, posso dizer que a planta se originou de sementes? Esse é meu raciocínio.

Agora, prefiro não esperar mais de cinqüenta anos para ver uma jabuticabeira, cultivada a partir de sementes, produzir frutos. 

===> O melhor é compra nos viveiros, naqueles latões de 20 litros!!!

Um abração,

Sergivaldo | 

| 

| 

| 

| 

Enviada: Qua Fev 02, 2005 12:14 pm    Assunto: Semente | 
				     | 

| 

Sergivaldo, é que estamos falando especificamente de plantas cultivadas a partir de semente. As jabuticabeiras normais, claro, foram plantadas de semente e produzem. Tenho 4, normais, que plantei há 27 anos e que começaram a produzir com 14 anos. Não é esta a questão. 

É o fato de elas não produzirem quando mantidas pequenas desde que nascem. Esta a dúvida intrigante!

| Sergivaldo escreveu: | 	 		  Grande Mário!!!

"Nunca cultivei jabuticabeira a partir de sementes mas não creio que estas não produzirão frutos. "

Pois é amigo, penso que na natureza as jabuticabeiras nascem a partir de sementes e, depois de muitos anos, produzem seus frutos. Se eu pegar uma dessas plantas (yamadori) e trabalhá-las como bonsai, posso dizer que a planta se originou de sementes? Esse é meu raciocínio.

Agora, prefiro não esperar mais de cinqüenta anos para ver uma jabuticabeira, cultivada a partir de sementes, produzir frutos. 

===> O melhor é compra nos viveiros, naqueles latões de 20 litros!!!

Um abração,

Sergivaldo | 	 

Mário A G Leal | 

| 

| 

| 

|