Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 2:05 pm Assunto: Poda Radical em Eugênia, com fotos. |
|
|
Repassando algumas informações.
Faz quase 1 ano estava passando por uma rua aqui aonde moro, quando avistei uma loja de plantas que estava fechando e estavam desmontando.
Me chamou atenção uma Eugênia, que havia ficado fechada dentro da loja (totalmente fechada com blindex) por quase 20 dias, completamente sem água... Fiquei intrigado se conseguiria recuperar a planta, pois estava muito debilitada. Trouxe para casa e tentei de tudo... podas aéreas, soro, enraizador, etc. para se ter uma idéia, tive que quebrar o torrão de barro com o martelo, de tão ressecado que estava.
Depois de algum tempo e muita frustração, pois a planta não respondeu e a cada dia secava mais um pouco, retirei do vaso e pude verificar que 95% das poucas raízes estavam mortas.
Então resolvi fazer uma poda radical, pois além de tudo, os ramos estavam muito altos e mesmo se tudo desse certo, teria que melhorar isso. Coloquei a planta em um canteiro aqui em casa, somente como experiência e resolvi esquecê-la por um tempo...
Alguns meses depois, fui ver o resultado. Percebi com isso, que essa espécie é bem resistente tem facilidade de recuperação e aceita muito bem a poda drástica.
Acho importante passar esse tipo de experiência pessoal, pois só assim se forma conhecimento coletivo.
Abraços.
 _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 3:16 pm Assunto: |
|
|
Grande Felipe...
Realmente essa especie resiste bastante a qualquer poda, é uma especie bem resistente e muito bonita...
Parabens pelo seu esforço, eu acho que ela esta agradecendo da melhor forma. _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 4:14 pm Assunto: |
|
|
Beleza Felipe!!
É como diz um velho ditado: "O verdadeiro aprendizado está em fazer...".
Às vezes perdemos muito tempo com algumas plantas porque demoramos a decidir qual o melhor para elas.
Sua experiência é de grande valia para todos nós. Valeu!!!!
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2005 2:25 pm Assunto: |
|
|
Só para atualizar: A situação da planta 2 meses depois...
Abraços.
 _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 16, 2005 10:44 pm Assunto: |
|
|
Estou pensando que em breve devo retirar essas raízes mais grossas...
Acho que dá um mau aspecto...
O que vocês acham?
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Abr 17, 2005 5:13 pm Assunto: |
|
|
Olá Felipe,
Gostei...grande corte esse , é igual á técnica dos 10cm do "Valter".
Como ela está sem copa tornam-se mais evidentes, mas se fosse minha para a próxima época, acho que cortava uma parte delas e tentava fazer a mesma experiencia que o "Zito" da "Luso", (de resto é o que vou fazer com o meu acer ).
Como ele já tem o processo em curso dá para ver como ele se sai antes
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Abr 17, 2005 8:45 pm Assunto: |
|
|
Verdade Castro, não tinha ainda me dado conta disso...
Então vamos ver o que ele consegue primeiramente.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|