|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 2:05 pm Assunto: Poda Radical em Eugênia, com fotos. |
|
|
Repassando algumas informações.
Faz quase 1 ano estava passando por uma rua aqui aonde moro, quando avistei uma loja de plantas que estava fechando e estavam desmontando.
Me chamou atenção uma Eugênia, que havia ficado fechada dentro da loja (totalmente fechada com blindex) por quase 20 dias, completamente sem água... Fiquei intrigado se conseguiria recuperar a planta, pois estava muito debilitada. Trouxe para casa e tentei de tudo... podas aéreas, soro, enraizador, etc. para se ter uma idéia, tive que quebrar o torrão de barro com o martelo, de tão ressecado que estava.
Depois de algum tempo e muita frustração, pois a planta não respondeu e a cada dia secava mais um pouco, retirei do vaso e pude verificar que 95% das poucas raízes estavam mortas.
Então resolvi fazer uma poda radical, pois além de tudo, os ramos estavam muito altos e mesmo se tudo desse certo, teria que melhorar isso. Coloquei a planta em um canteiro aqui em casa, somente como experiência e resolvi esquecê-la por um tempo...
Alguns meses depois, fui ver o resultado. Percebi com isso, que essa espécie é bem resistente tem facilidade de recuperação e aceita muito bem a poda drástica.
Acho importante passar esse tipo de experiência pessoal, pois só assim se forma conhecimento coletivo.
Abraços.
 _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 3:16 pm Assunto: |
|
|
Grande Felipe...
Realmente essa especie resiste bastante a qualquer poda, é uma especie bem resistente e muito bonita...
Parabens pelo seu esforço, eu acho que ela esta agradecendo da melhor forma. _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 4:14 pm Assunto: |
|
|
Beleza Felipe!!
É como diz um velho ditado: "O verdadeiro aprendizado está em fazer...".
Às vezes perdemos muito tempo com algumas plantas porque demoramos a decidir qual o melhor para elas.
Sua experiência é de grande valia para todos nós. Valeu!!!!
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2005 2:25 pm Assunto: |
|
|
Só para atualizar: A situação da planta 2 meses depois...
Abraços.
 _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 16, 2005 10:44 pm Assunto: |
|
|
Estou pensando que em breve devo retirar essas raízes mais grossas...
Acho que dá um mau aspecto...
O que vocês acham?
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Abr 17, 2005 5:13 pm Assunto: |
|
|
Olá Felipe,
Gostei...grande corte esse , é igual á técnica dos 10cm do "Valter".
Como ela está sem copa tornam-se mais evidentes, mas se fosse minha para a próxima época, acho que cortava uma parte delas e tentava fazer a mesma experiencia que o "Zito" da "Luso", (de resto é o que vou fazer com o meu acer ).
Como ele já tem o processo em curso dá para ver como ele se sai antes
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Abr 17, 2005 8:45 pm Assunto: |
|
|
Verdade Castro, não tinha ainda me dado conta disso...
Então vamos ver o que ele consegue primeiramente.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|