Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcelo_Andrade
|
Enviada: Ter Ago 15, 2006 7:54 pm Assunto: Bonsai de Pau-Brasil |
|
|
Alguem ja tentou fazer bonsai de pau brasil, estou muito interessado em cultivar essa especie, alguem tem informaçoes sobre o substrato e etc?
e outra coisa, alguem pode me dizer se a 4° foto do link a seguir realmente é Pau brasil
http://www.arvores.brasil.nom.br/paubras1/index.htm
porque estou muito acostumado a ver esse tipo de folha e semente, numa escola que eu estudava tinha uma arvore com fohas muito semelhantes a estas, e não acredito que seja pau brasil, pensava que era muito raro, porem estou muito habituado a ver esse tipo de folha e semente.
obrigado... |
|
|
 |
Jakson 2.o PASSO

Registrado: 25/07/06 Mensagens: 333 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Ter Ago 15, 2006 10:15 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcelo
Eu vou começar em breve a mexer com o meu. Esta muda tem 3 anos e agora vou colocá-la em um escorredor e depois na mamadeira. Pretendo em, mais ou menos, 4 anos ter uma planta com as características que eu quero.
Abraços
 _________________ "Arte é o caminho do criador para a sua obra"
Ralph Waldo Emerson |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Ago 15, 2006 10:20 pm Assunto: |
|
|
Marcelo,
esse é o pau breasil mesmo. Dá belas flores amarelas. Tem fotos na net de bonsai de pau brasil em alguns sites de bonsai. Existe pouca informação do cultivo de nativas para bonsai, inclusive pau brasil. Espere por alguns colegas que já cultivam para te dar informações de como fazem.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Ago 15, 2006 10:23 pm Assunto: |
|
|
Marcelo,
O Pau-Brasil não é tão raro assim de se encontrar. Hoje em dia já se cultiva em grandes quantidades e em qualquer grande cidade pode-se encontrar em ruas e praças.
Se ele serve para bonsai? Sim, existem na internet fotos de belos exemplares envasados.
São árvores de crescimento lento, pegam de semente ou estaquia. Possuem folhas medianas em tamanho, por isso nem todos a apreciam como bonsai???
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Marcelo_Andrade
|
Enviada: Qua Ago 16, 2006 10:12 am Assunto: |
|
|
Obrigado a todos pelas respostas.
Realmente parece ser bem comum em cidades grandes, vou ver se encontro alguma aqui perto de casa, caso encontrar posso ate tentar fazer uma estaquia ou quem sabe uma alporquia, se não conseguir vou comprar em um viveiro mesmo. Jakson que estilo voce vai usar nessa sua muda? voce tem informações sobre substrato, rega, poda e etc?
abraços. |
|
|
 |
Jakson 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 16, 2006 11:07 am Assunto: |
|
|
Olá Marcelo
O estilo ainda não definí, vou esperar ela crescer um pouco mais para ver qual forma ela prefere Quanto ao substrato eu utilizo um pronto, com terra e areia grossa, até mesmo para dar mais espaço para as raízes. Para regar eu costumo esperar a terra ficar um pouco seca, sem deixar muito úmido o solo. A poda eu ainda não fiz nela, mas vou procurar saber sobre a melhor época.
Qualquer coisa é só falar!!!
Abraços _________________ "Arte é o caminho do criador para a sua obra"
Ralph Waldo Emerson |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qua Ago 16, 2006 7:06 pm Assunto: |
|
|
Com o rítimo de crescimento deles darão belos bonsai ( pros nossos netos adimirarem)  |
|
|
 |
Marcelo_Andrade
|
Enviada: Qua Ago 16, 2006 7:14 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Com o rítimo de crescimento deles darão belos bonsai ( pros nossos netos adimirarem) |
nossa, é tão dificil assim?
Jakson acho que um estilo que ficaria bom nela seria o bunjin-gi, estou certo ou voce tem outros em mente? |
|
|
 |
Jakson 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 16, 2006 8:14 pm Assunto: |
|
|
Marcelo,
realmente, é uma idéia a se pensar
Este é um exemplo de Pau-Brasil que achei na net, 13 anos de treinamento, mas nào pretendo o nebari para o meu
Átila,
realmente, é uma planta com crescimento bem lento, mas... como o próprio Mário diz no be-a-bá do Bonsai, a principal regra: Paciência
Abraços _________________ "Arte é o caminho do criador para a sua obra"
Ralph Waldo Emerson |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Ago 16, 2006 8:45 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
em viveiros da prefeitura de qualquer cidade grande encontra-se exemplares já desenvolvidos. Só não sei se ele aceita bem a poda drástica.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marcelo_Andrade
|
Enviada: Qui Ago 17, 2006 10:17 am Assunto: |
|
|
depois de uma ardua pesquisa na internet olha o que eu achei
tentei colocar a imagem mais nao consegui, e tambem a foto não tem um link especifico então sigam os paços a seguir.
http://www.bonsainipon.hpg.ig.com.br/molduradoprinc.htm
clique no menu onde ta escrito bonsais idosos (50 anos ou mais) então vai apracer uma pagina com varias fotos de bonsais, clique na ultima foto da segunda fileira e pronto voce vai ver um belo bonsai de Pau Brasil |
|
|
 |
Jakson 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 17, 2006 11:53 am Assunto: |
|
|
Olá Macelo,
Só para te dar uma ajuda
 _________________ "Arte é o caminho do criador para a sua obra"
Ralph Waldo Emerson |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Ago 17, 2006 7:09 pm Assunto: |
|
|
Jakson,
Este exemplar é quase um clássico.
Em relação ao crescimento lento, devo concordar. Mas tenho um exemplar de sete anos em um grande vaso que tem se desenvolvido muito bem. Minha sorte é que quando ele era bem fino eu aramei dando sinuosidade no caule, hoje ele engrossa num belo formato.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 17, 2006 8:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
De fato essa espécie é muito tentadora e quem não gostaria de ter um belo bonsai de Pau-brasil. Também creio que pelas sua característica de demorar uma eternidade para encorpar, o estilo bunjin-gi seja uma boa alternativa.
Em relação à planta citada no link aqui postado, não é um bonsai de Pau-brasil, houve um equívoco por parte de quem fez a edição do site. Trata-se de um Pithecollobium tortum (Brazilian raintree), cujo criador foi o Pedro Morales: http://www.tropicalbonsai.com/brazilian_rain_tree.htm.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Marcelo_Andrade
|
Enviada: Qui Ago 17, 2006 8:52 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Em relação à planta citada no link aqui postado, não é um bonsai de Pau-brasil, houve um equívoco por parte de quem fez a edição do site. Trata-se de um Pithecollobium tortum (Brazilian raintree), cujo criador foi o Pedro Morales: http://www.tropicalbonsai.com/brazilian_rain_tree.htm. |
que pena, achei tão animador ver um bonsai daquele porte com o nome de pau-brasil visto as dificuldades encontradas pra cultivar essa especie
Bom vou deixar a tristeza de lado e vamos procurar soloçoes, quero e vou ter um bonsai de Pau-Brasil nem que leve um bilhão de anos.
Estava pensando, sera que o ``fator´´ crescimento lento não poderia ser resolvido com uma acumpuntura vegetal? ja usei essa tecnica em umas plantas do jardim da casa da minha tia, minha tia disse que o nome era espirradeira e que haviam parado de florescer há um bom tempo, ela ate queria tirar as plantas, então eu falei pra ela sobre a acumpuntura e eu fiz nessas plantas no angulo interno do galho(pra florescer) e não é que o negocio funcionou mesmo, floresceu que foi uma loucura então pensei que podia ser feito acumpuntura no Pau-Brasil no angulo externo pra fazer a planta se desenvolver mais rapido, visto que ja testei e aprovei a tecnica, o que voces acham? |
|
|
 |
|