FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai de Pau-Brasil
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcelo_Andrade

MensagemEnviada: Ter Ago 15, 2006 7:54 pm    Assunto: Bonsai de Pau-Brasil Responder com citação

Alguem ja tentou fazer bonsai de pau brasil, estou muito interessado em cultivar essa especie, alguem tem informaçoes sobre o substrato e etc?

e outra coisa, alguem pode me dizer se a 4° foto do link a seguir realmente é Pau brasil

http://www.arvores.brasil.nom.br/paubras1/index.htm

porque estou muito acostumado a ver esse tipo de folha e semente, numa escola que eu estudava tinha uma arvore com fohas muito semelhantes a estas, e não acredito que seja pau brasil, pensava que era muito raro, porem estou muito habituado a ver esse tipo de folha e semente.

obrigado...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jakson
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 15, 2006 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcelo

Eu vou começar em breve a mexer com o meu. Esta muda tem 3 anos e agora vou colocá-la em um escorredor e depois na mamadeira. Pretendo em, mais ou menos, 4 anos ter uma planta com as características que eu quero.

Abraços

darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 15, 2006 10:20 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

esse é o pau breasil mesmo. Dá belas flores amarelas. Tem fotos na net de bonsai de pau brasil em alguns sites de bonsai. Existe pouca informação do cultivo de nativas para bonsai, inclusive pau brasil. Espere por alguns colegas que já cultivam para te dar informações de como fazem.

T+
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 15, 2006 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

O Pau-Brasil não é tão raro assim de se encontrar. Hoje em dia já se cultiva em grandes quantidades e em qualquer grande cidade pode-se encontrar em ruas e praças.

Se ele serve para bonsai? Sim, existem na internet fotos de belos exemplares envasados.

São árvores de crescimento lento, pegam de semente ou estaquia. Possuem folhas medianas em tamanho, por isso nem todos a apreciam como bonsai???

Abraços,

Cláudio.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcelo_Andrade

MensagemEnviada: Qua Ago 16, 2006 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos pelas respostas.

Realmente parece ser bem comum em cidades grandes, vou ver se encontro alguma aqui perto de casa, caso encontrar posso ate tentar fazer uma estaquia ou quem sabe uma alporquia, se não conseguir vou comprar em um viveiro mesmo. Jakson que estilo voce vai usar nessa sua muda? voce tem informações sobre substrato, rega, poda e etc?

abraços.
Jakson
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 16, 2006 11:07 am    Assunto: Responder com citação

Olá Marcelo

O estilo ainda não definí, vou esperar ela crescer um pouco mais para ver qual forma ela prefere Very Happy Quanto ao substrato eu utilizo um pronto, com terra e areia grossa, até mesmo para dar mais espaço para as raízes. Para regar eu costumo esperar a terra ficar um pouco seca, sem deixar muito úmido o solo. A poda eu ainda não fiz nela, mas vou procurar saber sobre a melhor época.

Qualquer coisa é só falar!!!

Abraços
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 16, 2006 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Smile Com o rítimo de crescimento deles darão belos bonsai ( pros nossos netos adimirarem) Exclamation
Marcelo_Andrade

MensagemEnviada: Qua Ago 16, 2006 7:14 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
Com o rítimo de crescimento deles darão belos bonsai ( pros nossos netos adimirarem)

nossa, é tão dificil assim?

Jakson acho que um estilo que ficaria bom nela seria o bunjin-gi, estou certo ou voce tem outros em mente?
Jakson
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 16, 2006 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,
realmente, é uma idéia a se pensar Very Happy
Este é um exemplo de Pau-Brasil que achei na net, 13 anos de treinamento, mas nào pretendo o nebari para o meu

Átila,
realmente, é uma planta com crescimento bem lento, mas... como o próprio Mário diz no be-a-bá do Bonsai, a principal regra: Paciência Very Happy

Abraços
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 16, 2006 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

em viveiros da prefeitura de qualquer cidade grande encontra-se exemplares já desenvolvidos. Só não sei se ele aceita bem a poda drástica.

T+
Marcelo_Andrade

MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 10:17 am    Assunto: Responder com citação

depois de uma ardua pesquisa na internet olha o que eu achei

tentei colocar a imagem mais nao consegui, e tambem a foto não tem um link especifico então sigam os paços a seguir.

http://www.bonsainipon.hpg.ig.com.br/molduradoprinc.htm

clique no menu onde ta escrito bonsais idosos (50 anos ou mais) então vai apracer uma pagina com varias fotos de bonsais, clique na ultima foto da segunda fileira e pronto voce vai ver um belo bonsai de Pau Brasil
Jakson
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 11:53 am    Assunto: Responder com citação

Olá Macelo,
Só para te dar uma ajuda Very Happy

Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Jakson,

Este exemplar é quase um clássico.

Em relação ao crescimento lento, devo concordar. Mas tenho um exemplar de sete anos em um grande vaso que tem se desenvolvido muito bem. Minha sorte é que quando ele era bem fino eu aramei dando sinuosidade no caule, hoje ele engrossa num belo formato.

Abraços,

Cláudio.
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

De fato essa espécie é muito tentadora e quem não gostaria de ter um belo bonsai de Pau-brasil. Também creio que pelas sua característica de demorar uma eternidade para encorpar, o estilo bunjin-gi seja uma boa alternativa.

Em relação à planta citada no link aqui postado, não é um bonsai de Pau-brasil, houve um equívoco por parte de quem fez a edição do site. Trata-se de um Pithecollobium tortum (Brazilian raintree), cujo criador foi o Pedro Morales: http://www.tropicalbonsai.com/brazilian_rain_tree.htm.

Um grande abraço,

Sergivaldo
Marcelo_Andrade

MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 8:52 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
Em relação à planta citada no link aqui postado, não é um bonsai de Pau-brasil, houve um equívoco por parte de quem fez a edição do site. Trata-se de um Pithecollobium tortum (Brazilian raintree), cujo criador foi o Pedro Morales: http://www.tropicalbonsai.com/brazilian_rain_tree.htm.

que pena, achei tão animador ver um bonsai daquele porte com o nome de pau-brasil Crying or Very sad visto as dificuldades encontradas pra cultivar essa especie

Bom vou deixar a tristeza de lado e vamos procurar soloçoes, quero e vou ter um bonsai de Pau-Brasil nem que leve um bilhão de anos.

Estava pensando, sera que o ``fator´´ crescimento lento não poderia ser resolvido com uma acumpuntura vegetal? ja usei essa tecnica em umas plantas do jardim da casa da minha tia, minha tia disse que o nome era espirradeira e que haviam parado de florescer há um bom tempo, ela ate queria tirar as plantas, então eu falei pra ela sobre a acumpuntura e eu fiz nessas plantas no angulo interno do galho(pra florescer) e não é que o negocio funcionou mesmo, floresceu que foi uma loucura Shocked então pensei que podia ser feito acumpuntura no Pau-Brasil no angulo externo pra fazer a planta se desenvolver mais rapido, visto que ja testei e aprovei a tecnica, o que voces acham?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: