|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 05, 2005 9:34 am Assunto: Qual a hora de transplantar para a bandeja? |
|
|
Oi pessoal. Tenho vários pré-bonsai em casa. Mas estou tendo dificuldade de decidir qual o momento certo de levá-los para a bandeja. Qual os critérios que vocês usam?
Muito obrigado |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Ter Abr 05, 2005 12:27 pm Assunto: |
|
|
Leilton,
Depende de que critério você se refere. Do critério técnico ou estético?
O critério técnico, neste caso, tem a ver com o clima - o momento apropriado para o transplante. Embora muitas pessoas transplantam plantas em épocas diversas, é aconselhável realizar esta tarefa no inverno. Por que? Porque é no inverno que o metabolismo da planta está praticamente em repouso, ou melhor, é menor a sua circulação de seivas. Por esse motivo a planta sofrerá menos com a poda de raíz que se fará para o transplante.
Se o critério for o estético, a questão se resolverá de maneira subjetiva - seu olhar é quem vai determinar se a planta está ideal ou não para ser tida como bonsai. Alguns detalhes nesse fator são muito observados e são alvos de críticas, como por exemplo o nebari, a grossura do tronco na base e seu afinamento, a ramificação de galhos e ramos, a copa...
Todavia, o critério técnico é primordial e antecede ao estético, pois é a saúde da planta que deve ser evidenciada. Assim sendo, mesmo que sua planta esteja esteticamente pronta para ser envazada, atente para o feito no inverno.
Um abraço.
Até mais,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 05, 2005 3:09 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Lando
Concordo que o critério técnico deve vir na frente. Mas vejamos: apesar de estarmos no outono, aqui no Nordeste é estação chuvosa. Então, qual a regra que vale?
Outra dúvida: engrossar o tronco é legal, mas deixar ele com a mesma "grossura" da bandeja, faz com que a planta cresça muito obrigando a uma poda radical. O que é melhor? Deixar engrossar o tronco e fazer a poda radical, ou passá-lo pra bandeja ainda com o tronco relativamente fino e ir educando?
Lando escreveu: | Leilton,
Depende de que critério você se refere. Do critério técnico ou estético?
O critério técnico, neste caso, tem a ver com o clima - o momento apropriado para o transplante. Embora muitas pessoas transplantam plantas em épocas diversas, é aconselhável realizar esta tarefa no inverno. Por que? Porque é no inverno que o metabolismo da planta está praticamente em repouso, ou melhor, é menor a sua circulação de seivas. Por esse motivo a planta sofrerá menos com a poda de raíz que se fará para o transplante.
Se o critério for o estético, a questão se resolverá de maneira subjetiva - seu olhar é quem vai determinar se a planta está ideal ou não para ser tida como bonsai. Alguns detalhes nesse fator são muito observados e são alvos de críticas, como por exemplo o nebari, a grossura do tronco na base e seu afinamento, a ramificação de galhos e ramos, a copa...
Todavia, o critério técnico é primordial e antecede ao estético, pois é a saúde da planta que deve ser evidenciada. Assim sendo, mesmo que sua planta esteja esteticamente pronta para ser envazada, atente para o feito no inverno.
Um abraço.
Até mais,
Orlando (Lando) |
|
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Ter Abr 05, 2005 8:06 pm Assunto: |
|
|
Leilton,
Predomina o inverno, por ser a estação mais fria - fator que influencia no metabolismo da planta.
Quanto à grossura do tronco, tenho em vista como o procedimento mais adequado o seguinte: deixar a planta se desenvolver naturalmente no chão ou pelo método de engorda com a técnica da mamadeira - essa última opção é bem mais fácil e favorável, principalmente pelo manuseio (educação, inspeções de rotina, etc), tendo ainda a possibilidade de não realizar poda drástica...
Geneticamente, cada espécie de planta tem um limite de crescimento e reprodução. Dentre uma série de preceitos, o tamanho do espaço físico (substrato) é algo determinante para seu desenvolvimento. Uma planta se desenvolve bem onde suas raízes podem crescer livremente. Assim sendo, mais vigor terá uma planta que possuir a parte radicular forte, ou seja, tamanho e quantidade de raízes - motivo pelo qual se dá mais absorção de nutrientes e sais minerais.
Deixar a planta desenvolver-se já no vaso de bonsai é uma ilusão. Ela desenvolverá até um certo tamanho que não será muito considerável, além de demorar bastante...
Bom, é isso.
Até mais,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 06, 2005 9:34 am Assunto: Obrigado |
|
|
Muito obrigado pelas informações. Estou cultivando meus pré-bonsai em vasos que ficam no chão. Estao todos enraizados diretamente no chao. Tenho um tamarindo, por exemplo, que já ultrapassa um metro de altura, mas o tronco é fino. fico imaginando a altura que ele vai estar quando seu tronco estiver na grossura ideal...
[/url] |
|
|
 |
eudes
Registrado: 25/08/04 Mensagens: 65 Localização: João Pessoa - Pb
|
Enviada: Qua Abr 06, 2005 10:02 pm Assunto: |
|
|
Leilton
Necessariamente você não precisa transplantar a sua planta para trabalhar com ela, ou seja, você pode fazer as podas e educá-la sem tirá-la do vaso onde ela está.
Estou certo pessoal???
Sds
Eudes |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qui Abr 07, 2005 7:57 am Assunto: |
|
|
Eu diria que sim Eudes...
Principalmente a poda de crescimento vertical.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 07, 2005 11:50 am Assunto: |
|
|
Correto, Eudes!
Eu faria isso no próprio vaso de engorda, como sugeri acima.
Depois que a planta estivesse pronta, aí eu aguardaria o inverno para transportá-la!
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|