Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 05, 2005 9:34 am Assunto: Qual a hora de transplantar para a bandeja? |
|
|
Oi pessoal. Tenho vários pré-bonsai em casa. Mas estou tendo dificuldade de decidir qual o momento certo de levá-los para a bandeja. Qual os critérios que vocês usam?
Muito obrigado |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Ter Abr 05, 2005 12:27 pm Assunto: |
|
|
Leilton,
Depende de que critério você se refere. Do critério técnico ou estético?
O critério técnico, neste caso, tem a ver com o clima - o momento apropriado para o transplante. Embora muitas pessoas transplantam plantas em épocas diversas, é aconselhável realizar esta tarefa no inverno. Por que? Porque é no inverno que o metabolismo da planta está praticamente em repouso, ou melhor, é menor a sua circulação de seivas. Por esse motivo a planta sofrerá menos com a poda de raíz que se fará para o transplante.
Se o critério for o estético, a questão se resolverá de maneira subjetiva - seu olhar é quem vai determinar se a planta está ideal ou não para ser tida como bonsai. Alguns detalhes nesse fator são muito observados e são alvos de críticas, como por exemplo o nebari, a grossura do tronco na base e seu afinamento, a ramificação de galhos e ramos, a copa...
Todavia, o critério técnico é primordial e antecede ao estético, pois é a saúde da planta que deve ser evidenciada. Assim sendo, mesmo que sua planta esteja esteticamente pronta para ser envazada, atente para o feito no inverno.
Um abraço.
Até mais,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 05, 2005 3:09 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Lando
Concordo que o critério técnico deve vir na frente. Mas vejamos: apesar de estarmos no outono, aqui no Nordeste é estação chuvosa. Então, qual a regra que vale?
Outra dúvida: engrossar o tronco é legal, mas deixar ele com a mesma "grossura" da bandeja, faz com que a planta cresça muito obrigando a uma poda radical. O que é melhor? Deixar engrossar o tronco e fazer a poda radical, ou passá-lo pra bandeja ainda com o tronco relativamente fino e ir educando?
Lando escreveu: | Leilton,
Depende de que critério você se refere. Do critério técnico ou estético?
O critério técnico, neste caso, tem a ver com o clima - o momento apropriado para o transplante. Embora muitas pessoas transplantam plantas em épocas diversas, é aconselhável realizar esta tarefa no inverno. Por que? Porque é no inverno que o metabolismo da planta está praticamente em repouso, ou melhor, é menor a sua circulação de seivas. Por esse motivo a planta sofrerá menos com a poda de raíz que se fará para o transplante.
Se o critério for o estético, a questão se resolverá de maneira subjetiva - seu olhar é quem vai determinar se a planta está ideal ou não para ser tida como bonsai. Alguns detalhes nesse fator são muito observados e são alvos de críticas, como por exemplo o nebari, a grossura do tronco na base e seu afinamento, a ramificação de galhos e ramos, a copa...
Todavia, o critério técnico é primordial e antecede ao estético, pois é a saúde da planta que deve ser evidenciada. Assim sendo, mesmo que sua planta esteja esteticamente pronta para ser envazada, atente para o feito no inverno.
Um abraço.
Até mais,
Orlando (Lando) |
|
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Ter Abr 05, 2005 8:06 pm Assunto: |
|
|
Leilton,
Predomina o inverno, por ser a estação mais fria - fator que influencia no metabolismo da planta.
Quanto à grossura do tronco, tenho em vista como o procedimento mais adequado o seguinte: deixar a planta se desenvolver naturalmente no chão ou pelo método de engorda com a técnica da mamadeira - essa última opção é bem mais fácil e favorável, principalmente pelo manuseio (educação, inspeções de rotina, etc), tendo ainda a possibilidade de não realizar poda drástica...
Geneticamente, cada espécie de planta tem um limite de crescimento e reprodução. Dentre uma série de preceitos, o tamanho do espaço físico (substrato) é algo determinante para seu desenvolvimento. Uma planta se desenvolve bem onde suas raízes podem crescer livremente. Assim sendo, mais vigor terá uma planta que possuir a parte radicular forte, ou seja, tamanho e quantidade de raízes - motivo pelo qual se dá mais absorção de nutrientes e sais minerais.
Deixar a planta desenvolver-se já no vaso de bonsai é uma ilusão. Ela desenvolverá até um certo tamanho que não será muito considerável, além de demorar bastante...
Bom, é isso.
Até mais,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 06, 2005 9:34 am Assunto: Obrigado |
|
|
Muito obrigado pelas informações. Estou cultivando meus pré-bonsai em vasos que ficam no chão. Estao todos enraizados diretamente no chao. Tenho um tamarindo, por exemplo, que já ultrapassa um metro de altura, mas o tronco é fino. fico imaginando a altura que ele vai estar quando seu tronco estiver na grossura ideal...
[/url] |
|
|
 |
eudes
Registrado: 25/08/04 Mensagens: 65 Localização: João Pessoa - Pb
|
Enviada: Qua Abr 06, 2005 10:02 pm Assunto: |
|
|
Leilton
Necessariamente você não precisa transplantar a sua planta para trabalhar com ela, ou seja, você pode fazer as podas e educá-la sem tirá-la do vaso onde ela está.
Estou certo pessoal???
Sds
Eudes |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qui Abr 07, 2005 7:57 am Assunto: |
|
|
Eu diria que sim Eudes...
Principalmente a poda de crescimento vertical.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 07, 2005 11:50 am Assunto: |
|
|
Correto, Eudes!
Eu faria isso no próprio vaso de engorda, como sugeri acima.
Depois que a planta estivesse pronta, aí eu aguardaria o inverno para transportá-la!
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
|